Logo O POVO+
Conheça opções de livrarias de rua para visitar em Fortaleza
Vida & Arte

Conheça opções de livrarias de rua para visitar em Fortaleza

Livrarias de rua em Fortaleza são opções para leitores que desejam visitar locais sem encontrar aglomeração e ampliar o universo da leitura
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
FORTALEZA, CEARÁ, 17-01-2022: Movimentação na Livraria Lamarca. O espaço oferece uma vasta coleção de livros para venda, além de um espaço gastronômico. (Fernanda Barros/ Especial Para O Povo) (Foto: FERNANDA BARROS/Especial para O POVO)
Foto: FERNANDA BARROS/Especial para O POVO FORTALEZA, CEARÁ, 17-01-2022: Movimentação na Livraria Lamarca. O espaço oferece uma vasta coleção de livros para venda, além de um espaço gastronômico. (Fernanda Barros/ Especial Para O Povo)

O decreto sanitário de combate à Covid-19 e à gripe que marcou o início de 2022 no Ceará provocou mudanças na organização de eventos e de encontros sociais. Com o aumento de casos de síndromes respiratórias e gripais no Ceará, veio a redução da capacidade de público em grandes celebrações e também foram suspensos eventos oficiais de Pré-Carnaval e Carnaval. Entretanto, é possível encontrar espaços que seguem em funcionamento e que conseguem proporcionar, ainda que de forma reduzida, momentos de lazer, como no caso de livrarias - que resistem aos desafios da pandemia.

Entre novos e antigos espaços, livrarias em Fortaleza buscam seguir resistindo e funcionando em meio aos desafios proporcionados pela pandemia e pela busca geral de leitores por obras literárias na Cidade. Segundo a 5ª edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, realizada pelo Instituto Pró-Livro em 2019 e divulgada em 2020, apenas pouco mais da metade (54%) dos fortalezenses é considerada leitora.

Mesmo com o avanço da venda de livros pela internet - principalmente com a presença massiva da Amazon no País -, as livrarias físicas de Fortaleza foram os principais destinos procurados pelos leitores entrevistados que compraram livros nos três meses anteriores à execução da pesquisa, alcançando 33% desse público. Assim, dá para notar quão relevantes continuam sendo as livrarias na Capital cearense. Na pandemia, essa importância não foi reduzida. É possível visitar espaços de venda de livros em Fortaleza e seguir se prevenindo contra a Covid-19 e a gripe.

Quem anda pela Avenida da Universidade, no bairro Benfica, encontra na numeração 2475 a Livraria Lamarca, que completará seis anos de existência em 2022. O espaço enfrentou diversos desafios - incluindo prejuízos financeiros - durante a pandemia e tem “seguido à risca”os protocolos sanitários. Higienização constante de mesas, álcool em gel espalhado pelo local e ventilação natural são algumas das medidas adotadas pelo estabelecimento, que ainda não está recebendo sua capacidade máxima de público.

A livraria não atua só na venda de obras literárias. No local, há também a “Cozinha Lamarca”, com venda de pratos executivos, merendas, cafés, drinks e cervejas. Segundo Guarany Oliveira, proprietário da casa, a Lamarca “surge também como um espaço de encontros”: “Pensamos que reunir as pessoas em torno da literatura, dos debates políticos e da cultura em geral contribuiria para a transformação da nossa sociedade em uma direção mais justa”.

O estabelecimento costuma receber grupos de estudo, reuniões de trabalho e de organizações políticas, além de produzir lançamentos de livros e saraus e dar destaque a autores independentes locais. Não à toa os livros mais vendidos pela Lamarca em 2021 foram de escritores “da nossa terra”, como “Primeiro Eu Tive Que Morrer” e “A Harmonia dos Álvares”, de Lorena Portela e Cupertino Freitas, respectivamente.

Os lemas da livraria são “resistir” e “acolher”: “Nós propomos ser um espaço de resistência. Nossos valores e visão de futuro envolvem a construção de um mundo mais solidário, justo e igualitário, portanto os movimentos sociais que lutam pelas mesmas causas são parceiros e sempre são bem-vindos na Lamarca”.

Nesse sentido, Guarany Oliveira reforça a importância dos livros como uma forma de “conhecer outros mundos” sem sair de onde está principalmente na pandemia: “Seja para escapar momentaneamente da realidade ou para adquirir conhecimentos sobre ela, os livros foram fundamentais nos últimos anos”.

A professora do departamento de História da Universidade Federal do Ceará (UFC), Adelaide Gonçalves, concorda com o pensamento de Guarany sobre a importância dos livros nesta pandemia. Junto com a cientista social Vanda Souto e o artista e militante do MST, Erius Tiaraju, ela mantém o espaço Ernesto & Rosa, localizado no número 1069 da avenida Monsenhor Tabosa.

Há um ano, o local, que é um desdobramento do Plebeu Gabinete de Leitura, promove a cultura dos livros e reúne produtos de assentamentos de reforma agrária e até camisas feitas artesanalmente. Além de livros, é possível encontrar alimentos como castanha, suco de uva e arroz. As obras literárias “estão sempre em primeiro plano”, com livros da editora Boitempo e da Unesp e que estimulam o pensamento crítico. No espaço, também há um sebo com livros de até 20 reais de diversas áreas, como literatura e história.

Com esse modelo, os realizadores do Ernesto & Rosa buscam, além de disseminar o “amor pelos livros”, resistir às ações “das megastores”, como a Amazon, e ao “ataque” às obras literárias no Brasil. Assim, procuram promover um espaço de encontro, de troca de experiências e de afetos entre as pessoas, além “dos saberes da cultura camponesa”.

abrir

 

O lugar também tem seguido aos máximos os protocolos sanitários, com controle do número de visitantes para que não haja aglomeração. Para a professora Adelaide, o Ernesto & Rosa tem como objetivo atuar como um “espaço de compartilhamento” de vivências. “Nós não buscamos lucro. Estamos plantando na cidade um ponto de encontro e de conversa”, destaca.

Há mais de 30 anos

Há mais de 30 anos em funcionamento no Centro de Fortaleza, a Livraria Acadêmica tem “resistência” como uma palavra que permeia a sua história, e precisou enfrentar adversidades com ainda mais atenção durante a pandemia. Mantida atualmente pela proprietária Socorro Gomes, a livraria perdeu neste período cerca de 80% do movimento de leitores que encontravam no local abrigo e acolhimento para a leitura.

Para aumentar o faturamento, foi necessário recorrer a vendas institucionais e ao marketplace. “Se dependermos apenas de venda de balcão, infelizmente não há como sobreviver”, comenta Socorro. Ela lembra que não é fácil manter uma livraria atualmente diante “de uma sociedade cada vez mais conectada, com a alta demanda e desejo virtual” proporcionados aos usuários da internet.

Nesse sentido, seguir com a livraria hoje representa “um sonho” idealizado e conquistado pelo fundador José Luciano Gomes: “Ele lutou arduamente por seu amor pelos livros, proporcionando o acesso à educação e à leitura ao próximo da melhor maneira possível”. Atualmente, a Acadêmica vende livros de “praticamente quase todos os segmentos”, abarcando desde obras de autoajuda a livros jurídicos.

FORTALEZA, CEARÁ, 19-01-2022: Livraria Acadêmica, localizada na rua Costa Barros, Centro. Na foto, Dona Socorro, atual proprietária da loja. (Foto: Fernanda Barros/ Especial Para O Povo)(Foto: FERNANDA BARROS)
Foto: FERNANDA BARROS FORTALEZA, CEARÁ, 19-01-2022: Livraria Acadêmica, localizada na rua Costa Barros, Centro. Na foto, Dona Socorro, atual proprietária da loja. (Foto: Fernanda Barros/ Especial Para O Povo)

De forma virtual, os mais requisitados são os livros em áreas técnicas, como administração e contabilidade. No conforto da livraria, os visitantes adquirem principalmente obras de psicologia, filosofia, educação e literatura. A Acadêmica oferece não apenas a venda de livros para seu público, pois há também um serviço de café.

A livraria dispõe de espaço amplo, com estacionamento no subsolo e auditório para 70 pessoas. Saraus, palestras, encontros e lançamentos de livros costumam ser realizados no local. O estabelecimento disponibiliza álcool em gel e exige o uso de máscara de proteção para evitar a disseminação do coronavírus.

“Sempre focamos no atendimento de qualidade e em termos nossos clientes como amigos. Esperamos que eles se sintam em um ambiente que proporcione bem-estar, afetividade e segurança”, compartilha Socorro. Esses, então, seriam alguns dos diferenciais da Acadêmica.

A proprietária analisa a importância dos livros e da leitura durante a pandemia: “Os livros têm sido bastante aliados para esse momento em que estamos vivendo. Em que estamos presos em nossos "cárceres" privados e o contato e convívio social tem sido cada vez menor devido a esse surto que ainda não acabou. O livro proporciona aos leitores vivenciar um momento de descontração, um misto de emoções e imaginações que te libertam um pouco dessa ansiedade e ‘prisão’ causada por esse vírus”.

A perseverança da Livraria Acadêmica também foi compartilhada na série de vídeos “Livreiros do Brasil”, idealizada pelo administrador e youtuber Darwin Oliveira em seu canal “Seleção Literária”. Até a publicação desta matéria, três espaços já foram contemplados, sendo o último deles a livraria mantida por Socorro.

Para Darwin, é muito importante “resgatar” histórias como a da Livraria Acadêmica para lembrar da relevância social desses espaços. “Em tempos em que tudo é bastante efêmero, que a forma de comprar livro mudou, a forma de comunicação mudou, a maneira como as histórias são contadas vão se apagando, em que as relações estão cada vez menos calorosas; resgatar essas histórias é fazer o resgate de um potencial cultural adormecido”, comenta.

Assim, realizar esse projeto é uma oportunidade de apresentar “uma forma de expressão que muitos leitores, acostumados a comprar em sites de megas corporações, não experienciam”. Dessa forma, a Acadêmica é um espaço de grande relevância para ser trazido ao “Livreiros do Brasil”: “Essa história de ascensão e resistência, que hoje é liderada por uma mulher e por seus filhos, foi um fator importante para levarmos à nossa série. Nosso interesse não é somente falar de livrarias que ‘estão na moda’ ou que são facilmente reconhecidas pelo público, mas abranger ao máximo as histórias de livrarias do mais variados nichos e públicos”.

Para não parar de ler

Conheça outras livrarias e também sebos em Fortaleza para ampliar seu universo de leitura

Sebo "O Geraldo"

Mantido por Geraldo Duarte e Estela Alves, o famoso sebo "O Geraldo" tem acervo com mais de 200 mil livros de assuntos variados para venda. Obras usadas, além de títulos raros e antigos, se destacam na coleção. O estabelecimento também realiza vendas on-line por meio do Instagram, com atualizações diárias de livros do catálogo.

Onde: Rua 24 de Maio, 950 - Centro; @seboogeraldo no Instagram

Albaniza Livros

Autointitulada a "casa de livros usados", o sebo Albaniza Livros vende e compra obras literárias e também comercializa CDs, vinis, quadrinhos e mangás. A loja também realiza vendas pela internet e fica próxima ao sebo "O Geraldo", no Centro de Fortaleza.

Onde: Rua 24 de Maio, 950 - Centro; @albanizamidias_ehqs no Instagram

JD Livros

O sebo JD Livros é mantido por Janderson Duarte e reúne em seu catálogo livros, revistas em quadrinhos, CDs, DVDs e vinis. O espaço também comercializa seus produtos pela internet e faz envios para todo o País.

Onde: Rua Pedro I, 943 - Centro; @jd_livros no Instagram

Arte & Ciência

A Livraria Arte & Ciência atua na compra e venda de livros novos e usados, principalmente nas áreas de Ciências Humanas e Ciências Exatas. No catálogo, obras que passeiam desde clássicos a lançamentos recentes, bem como exemplares raros e esgotados. Há também compra e venda de CDs, LPs e DVDs usados.

Onde: Av. Treze de Maio, 2400 - Benfica; @arteeciencia no Instagram

Leitura RioMar

A rede de livrarias Leitura possui duas lojas nos shoppings RioMar, incluindo tanto a sede Fortaleza quanto a sede Kennedy. O catálogo também possui diferentes áreas literárias e reúne livros de sucesso.

Onde: RioMar Fortaleza e RioMar Kennedy, ambas no Piso L2

Livraria Benfica

Localizada no estacionamento do Shopping Benfica, a Livraria Benfica reúne em seu acervo obras literárias de sucesso e de segmentos variados. É uma opção para quem também deseja visitar o shopping, assim como no caso da Leitura RioMar.

Onde: Estacionamento do Shopping Benfica; @livrariabenfica no Instagram

Livraria Vozes

Com missão de "promover o conhecimento, o diálogo intercultural e a espiritualidade", a Livraria Vozes tem em seu acervo livros nas áreas de catequese, psicologia, teologia, pedagogia e filosofia.

Onde: Rua Major Facundo, 730 - Centro; @livrariavozes no Instagram

Livraria Saraiva

Uma das redes de livrarias mais famosas do Brasil, a Saraiva vende, além de livros nacionais e internacionais, produtos eletrônicos, itens de papelaria e até jogos de videogame.

Onde: Shopping Iguatemi Fortaleza (Av. Washington Soares, 85 - Edson Queiroz)

Livraria Acadêmica

Onde: rua Costa Barros, 901 - Centro
Mais info: @livrariaacademica no Instagram

Podcast Vida&Arte

O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker.

O que você achou desse conteúdo?