Logo O POVO+
Segunda e eu só quero saber do que pode dar certo
Foto de Clóvis Holanda
clique para exibir bio do colunista

É editor de cultura e entretenimento do O POVO. Sua coluna, publicada todos os dias, trata de economia, política e costumes a partir de personagens em evidência no Ceará, no Brasil e no mundo.

Clóvis Holanda comportamento

Segunda e eu só quero saber do que pode dar certo

Tipo Opinião
Ex-ministro da Justiça e pré-candidato à Presidência da República, Sérgio Moro vai ter encontro com empresários cearenses  (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil Ex-ministro da Justiça e pré-candidato à Presidência da República, Sérgio Moro vai ter encontro com empresários cearenses

Hello, Titãs: um tsunami!

Hoje é segunda e, como já cantou Titãs, "só quero saber do que pode dar certo". Antes das "flores" contudo, hoje sucedidas por insetos, literalmente, três pontos...

Nem pandemia, nem endemia, nem onda. Segundo a médica Rosana Richtmann, membro da Sociedade Brasileira de Infectologia, estamos num "tsunami" da covid-19. Puxado!

O item dois é que uma pessoa me ligou para papear e, justificando sua infecção com o vírus, citou um inofensivo brigadeiro que "teria passado pela mão de alguém" com o "bichinho" e lascou! Ou seja, até os docinhos estão na berlinda, junto com nosso juízo...

Por fim, a previsão dos futuristas de um mundo pós-pandêmico ávido pelo hedonismo já começou a inspirar negócios. Fortaleza ganhou barbearia de nudismo e o primeiro bar "blackout", formato já sucesso em Sampa, com tudo absolutamente no breu. Salve-se quem puder, afinal, é um tsunami!

Retomando os insetos...

Extrair as ricas propriedades nutricionais de gafanhotos, borboletas, grilos e afins é objeto de pesquisadores pelo mundo. No Ceará, a startup Protomega se destaca nessa atividade, com a produção de proteína de insetos para alimentação humana a partir do manejo de tenébrios. Encabeçada pelos estudantes de Agronomia (UFC) Carlos Souto e Daniel Marte, a iniciativa acaba de ser contemplada com bolsa da Funcap-CE para o desenvolvimento de produtos com o substrato e aprofundamento de pesquisas.

Só um detalhe: embora seja um outro caminho em nutrição e indústria alimentar humana, insetos são animais e essa abordagem já conta com protestos da comunidade vegana internacional.

Encontro privê

Na agenda do pré-candidato à Presidência Sergio Moro no Ceará, em fevereiro, já está anotado um encontro com empresários de expressão do Estado no Hotel Gran Marquise. Quem articula é a presidente do Lide, Emília Buarque, que aguarda sinalização da equipe do ex-ministro da Justiça para definir horário e formato. O momento é o primeiro que a entidade pretende promover com os presidenciáveis que visitarem a Capital. O intuito é abrir amplo diálogo entre setor produtivo e os quadros que se propõem a governar o Brasil.

Inauguração

Presidente da Fecomércio, Luiz Gastão Bittencourt(Foto: JR PANELA/ divulgação )
Foto: JR PANELA/ divulgação Presidente da Fecomércio, Luiz Gastão Bittencourt

Presidente da Fecomércio, Luiz Gastão Bittencourt inaugura com solenidade hoje, às 9h, a Escola Educar Sesc II em Fortaleza. Na avenida José Bastos, equipamento tem 7.500m² e estrutura com laboratórios e salas temáticas para turmas do Ensino Fundamental II, além de idiomas e cursos pré-universitário.

Retorno

Presidente da AL, Evandro Leitão: temporada em Portugal para mestrado(Foto: arquivo pessoal)
Foto: arquivo pessoal Presidente da AL, Evandro Leitão: temporada em Portugal para mestrado

Presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Evandro Leitão em registro na sua versão estudante. Parlamentar cursa mestrado em Ciências Políticas no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa. Após um mês de aulas na Europa, retorna para a Cidade.

Sir

Ator Jeff Goldblum em desfile da Prada durante a Semana de Moda de Milão(Foto: MIGUEL MEDINA / AFP)
Foto: MIGUEL MEDINA / AFP Ator Jeff Goldblum em desfile da Prada durante a Semana de Moda de Milão

Como faz desde os idos dos anos 2000, a Prada segue dando lugar a homens mais maduros em seus desfiles. Para a catwalk da Semana de Moda de Milão, os escalados foram os veteranos de Hollywood Jeff Goldblum (foto) e Kyle MacLachlan, que encarnaram elegantes e sérios cavalheiros na passarela. Sobre "Sir Goldblum", acumula uma extensa lista de filmes de sucesso, perpassando vários gêneros. Nos últimos anos, participou dos blockbusters "Jurassic World" e "Thor", ambos em suas duas últimas versões.

Celebrar

Amante das artes, filantropo e empresário, Igor Queiroz Barroso teve seus 50 anos comemorados com marcante festa no La Maison Buffet. Convidados, que precisaram apresentar passaporte de vacinação e exame da covid-19 para adentrar, foram recebidos por exposição de obras do acervo do anfitrião, organizadas via curadoria de Max e Victor Perlingeiro e Cadeh Juaçaba. Rogério Flausino, do Jota Quest, Wilson Sideral e DJ Zé Pedro foram algumas das atrações musicais. Todos os detalhes foram pensados pela esposa Aline Barroso, com produção da Celebre Eventos. Seguem presenças...

abrir

Boa semana!

Leia também | Confira mais opiniões, informações e crônicas exclusivas dos colunistas do O POVO+

Foto do Clóvis Holanda

Sociedade, política, tendências. Tudo junto com uma pitada de bom humor. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?