Em entrevista ao jornalista estadunidense Bill Moyers, o escritor e mitologista Joseph Campbell diz que "os mitos são histórias de nossa busca da verdade, de sentido e de significação através dos tempos". Compreender o fundamento destas narrativas é, portanto, descobrir mais do sentido de experiência humana. Como uma maneira de introduzir a temática, a Fundação Demócrito Rocha (FDR), em parceria com a Universidade Aberta do Nordeste (Uane), promove o 1º curso de Mitologia Criativa do Brasil.
A iniciativa é realizada virtualmente em 90 horas e tem como objetivo explorar os potenciais criativos da mitologia. Os inscritos terão a oportunidade de aprofundar os estudos em seis tópicos: introdução à mitologia; mitologia criativa; a jornada do herói; artistas criativos; a psicologia da obra de arte e fantasia e criatividade. "É um curso muito diferenciado, de muita qualidade, de muito conteúdo. É o primeiro curso livre do Brasil sobre esse tema. Temos uma expectativa grande em torno da receptividade ao curso", explica o jornalista e gerente-geral da FDR Marcos Tardin.
Além dos módulos em aulas gravadas guiadas pelos pesquisadores Pati Rabelo e Heráclito Pinheiro, os alunos também podem acessar o material complementar de estudo. O acervo de arquivos envolve uma edição do livro Mitologia Criativa, 12 desafios, "podteca" com três episódios de podcast, exercícios de reflexão e certificação pela Uane. "O acesso ao material de estudo é imediato no ato de inscrição e o aluno tem acesso a todo o material até 120 dias depois. Como é um curso de 90 horas, é perfeitamente possível de ser concluído em 30 ou 60 dias", informa.
O curso foi lançado em novembro de 2021, mas a ideia vinha se estruturando desde 2018, após uma palestra sobre o assunto. A temática, entretanto, é parte da vida dos idealizadores há anos, que já trabalharam juntos no podcast "Assim Caminha a Humanidade", lançado em 2019 pelo O POVO. A pesquisadora e roteirista Pati Rabelo conta que o interesse por mitologia começou ainda na graduação de Comunicação Social, quando soube das obras do professor de filosofia William Irwin, assim como dos analistas Sigmund Freud, Carl Gustav Jung, e do mitólogo Joseph Campbell. "Os mitos - que foram criados há tanto tempo, que não sabemos quando, e em tantas latitudes, que não poderíamos citar um lugar que não seja habitado por eles - estão presentes na vida de todos os seres humanos", conceitua Pati.
Já Heráclito descobriu o mundo dos mitos ainda na infância, quando começou a ler Monteiro Lobato e conheceu as narrativas do folclore. Ao cursar as faculdades de História e Psicologia, o contato foi intensificado através das leituras de Jung. "A mitologia criativa é uma percepção inquieta, mas que já está presente na obra do Jung, de que existe um fator criativo produtor de mitos na psique, que a partir de categorias da fantasia produz aspectos que são mitológicos. Você vai ter nas produções dos artistas o mesmo material mitológico que aparece nos mitologemas (elemento isolado de origem do mito) da mitologia tradicional, inclusive com a mesma força comovedora e a capacidade de falar além da linguagem", detalha.
Para Pati, o contato com a mitologia criativa favorece um "maior desenvolvimento dos potenciais individuais", ao mesmo tempo em que promove "uma sociedade capaz de ver os velhos problemas sob novo ângulos", principalmente em um período de valorização da criatividade e fantasia em relação ao desenvolvimento humano. "O conhecimento da mitologia gera um impacto global, que afeta não apenas o intelecto, mas que atinge o ser humano como um todo, em suas emoções e sonhos, possibilitando mudanças em vários campos da vida", complementa.
Grandes exemplos podem ser encontrados em produtos de sucesso da cultura pop, como os filmes de Star Wars - inspirado nas obras de Joseph Campbell - e Harry Potter. Ambos carregam uma simbologia fortemente atrelada ao universo mitológico. O curso é indicado para pessoas para roteiristas, escritores, quadrinistas, músicos, psicólogos, ilustradores, desenvolvedores de negócios e "demais interessados em criatividade, arte, mitologia e psicologia". As aulas são apresentadas em formato dialógico, no qual surgem "muitos insights e conexões de ideias".
"A criatividade humana tem um aspecto obviamente psicológico. Para além de um aspecto cultural, social, esse aspecto psicológico é justamente o que a gente tenta abordar por meio dos mitologemas, que surgem tanto na mitologia tradicional, como na mitologia criativa", acrescenta Heráclito. Entrar em contato com este lado, enfatiza o historiador e psicólogo, é se colocar disponível para acessar aspectos do inconsciente. "Se toda a mitologia desaparecesse numa geração, ela reapareceria na outra, porque existe tendência espontânea da alma humana de se expressar por meio de mitologemas. Nós não somos apenas racionais, ao lado disso há um aspecto irracional, mito-poético, que é indispensável".
Curso Mitologia Criativa
Quanto: R$ 497
Mais informações e inscrições: fdr.org.br/mitologiacriativa
Podcast Vida&Arte
O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker.