Logo O POVO+
As histórias do Cineteatro São Luiz
Vida & Arte

As histórias do Cineteatro São Luiz

Gentil Barreira e Terra da Luz Editorial lançam obra sobre equipamento cultural
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Livro
Foto: Gentil Barreira/Divulgação Livro "Cineteatro São Luiz" realiza resgate histórico e afetivo do equipamento público

O fotógrafo Gentil Barreira e a Terra da Luz Editorial realizam o lançamento on-line do livro "Cineteatro São Luiz" nesta quinta-feira, às 19 horas, pelo canal de Gentil Barreira no YouTube. Rachel Gadelha, gestora do Cineteatro de 2015 a 2021; Ethel de Paula, autora dos textos da publicação; Miguel ngelo (Nirez), que possui acervo com registros do equipamento; e Guilherme Silva, fotógrafo do Cineteatro, também estarão presentes na live.

O projeto mergulha na trajetória do equipamento cultural por meio de bastidores, fotos e relatos de artistas, produtores culturais, gestores e espectadores.

Em 160 páginas, o livro-reportagem tem edição bilíngue (português e inglês) e passeia pela história do São Luiz, um dos poucos cinemas de rua na cena urbana brasileira, localizado em plena Praça do Ferreira, no centro da capital cearense. Inaugurado em 1958, restaurado em 2014 e reaberto em 2015 pelo Governo do Estado do Ceará, o Cineteatro vem se consolidando no palco da cultura brasileira como um equipamento público, democrático e plural.

O projeto apresenta fragmentos da vida artística e cultural desta casa de cinema e de espetáculos, considerada, desde 2016, a sala pública de cinema com a maior média de espectadores por sessão do Brasil, segundo dados da Agência Nacional de Cinema (Ancine).

A publicação contará com versão digital acessível, disponível por meio de código QR-code impresso nos exemplares e veiculado gratuitamente no site da editora Terra da Luz Editorial. Pensando em acessibilidade para leitores com deficiência visual foram disponibilizadas 20 lâminas impressas em braile de algumas de suas principais páginas, para serem manuseadas pelos visitantes que frequentam o Cineteatro São Luiz e a Biblioteca Pública do Estado do Ceará.

"Nos mais de 60 anos de sua existência, o São Luiz marcou a vida de gerações que foram assistir a filmes inesquecíveis e hoje podem usufruir de uma diversificada programação. Renovado após a última reforma, estrutural e conceitual, traz uma dinâmica ao Centro, reunindo públicos dos mais diversos bairros, cumprindo o papel de um polo cultural acessível e democrático", celebra Gentil Barreira.

Tenha acesso a todos os colunistas. Assine O POVO+ clicando aqui

Livro "Cineteatro São Luiz"

Quando: nesta quinta-feira, às 19 horas
Onde: Canal de Gentil Barreira no Youtube

Podcast Vida&Arte
O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker. Confira o podcast clicando aqui

O que você achou desse conteúdo?