Logo O POVO+
Livro traça história apresentando 50 patrimônios imateriais do Brasil
Vida & Arte

Livro traça história apresentando 50 patrimônios imateriais do Brasil

O box infantojuvenil "Manifestações Culturais do Brasil" ganha lançamento a partir da narrativa de bens culturais de natureza imaterial
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Box infantojuvenil
Foto: Divulgação Box infantojuvenil "Manifestações Culturais do Brasil" apresenta 50 patrimônios imateriais do país em história escrita pelo premiado autor Tino Freitas

Práticas e domínios da vida social se manifestam em celebrações e formas de expressão. Destacando o Patrimônio Cultural Imaterial presente no cotidiano de diferentes comunidades, o box infantojuvenil "Manifestações Culturais do Brasil" do escritor e jornalista Tino Freitas apresenta 50 desses bens brasileiros, registrados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) nos últimos 20 anos.

O box é composto pelos livros "Um passeio pelo Patrimônio Imaterial Brasileiro" e "Uma viagem cultural pelo Brasil Criativo", uma caderneta de brincadeiras e um mapa ilustrativo para apresentar às crianças e jovens o universo da cultura popular do País. A narrativa é guiada por uma viagem dos irmãos Ada e Tonico, juntamente com seus pais Núbia e Coaraci, além do papagaio Mário que recebeu esse nome em homenagem a Mário de Andrade.

Dentro da kombi da família, chamada Catinga, os cinco viajam do norte ao sul do Brasil vivendo experiências cheias de aventuras e fantasia. A Feira de Caruaru, o Ofício das Paneleiras de Goiabeiras, o Samba de Roda do Recôncavo Baiano, o Modo de Fazer Viola-de-Cocho, o Frevo, o Tambor de Crioula e as Matrizes do Samba no Rio de Janeiro são alguns dos bens apresentados na trama. Além deles, patrimônios imateriais do Ceará são retratados na obra, como a Festa do Pau da Bandeira de Santo Antônio em Barbalha, o Teatro de Bonecos Popular do Nordeste e a Literatura de Cordel.

A obra ganha um evento de lançamento no sábado, 29 de janeiro, a partir das 9h30, na Biblioteca Estadual do Ceará (Bece). O encontro faz parte de uma série de eventos literários que antecedem a XIV Bienal Internacional do Livro do Ceará. O autor Tino Freitas estará presente e a programação inclui uma oficina direcionada a bibliotecários, professores e interessados em trabalhar com a cultura imaterial.

O projeto tem o objetivo contribuir na educação, incentivando a realização de aulas sobre o Patrimônio Cultural Imaterial na rede pública de ensino. Há um caderno específico para professor, o "Reconhecendo caminhos: propostas pedagógicas para o patrimônio cultural imaterial", que busca estimular esse aprendizado.

Mais de 25 municípios irão receber os livros, totalizando 4 mil unidades. O projeto ainda irá apresentar videoaulas com propostas de exercícios pensados especialmente para os nove estados contemplados pelo projeto, além do Distrito Federal, que são Bahia, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo. A obra também terá a opção de audiolivro.

O autor Tino Freitas conta em entrevista ao O POVO de onde surgiu o interesse por bens culturais de natureza imaterial. "Desde pequeno vivencio, por exemplo, a roda de capoeira, a baiana vendendo seu acarajé, a Literatura de Cordel... Já fui ao Círio de Nazaré, à Feira de Caruaru, estive numa comunidade Karajá na Ilha do Bananal, onde comprei bonecas Karajá feitas pelas mulheres de lá, improvisei um som numa viola de cocho no Mato Grosso, vi desfiles de maracatu em Recife, arrisquei uns passos de frevo no carnaval em Olinda, entre outros. Os patrimônios são nossos e vivenciamos alguns na vida. O interesse foi o cotidiano que me presenteou. Mas daí a reuní-los num livro, é outra coisa. Exige muito estudo, profundidade e criatividade na hora de criar uma história que também alcance e desperte a curiosidade do leitor-criança", explica.

"Ao apresentarmos 50 bens culturais imateriais que representam a cultura afro-brasileira, a cultura indígena e a cultura europeia que, mescladas aqui e ali, ou mesmo cada uma no seu canto, nos representa enquanto brasileiros, damos ao leitor a oportunidade de perceber quão ricas são as ancestralidades que carregamos conosco na pele, no peito, no espírito. E assim, tentamos entregar aos leitores, de forma inédita, um Brasil ainda desconhecido para a maioria de nós. Que o box possa aguçar a curiosidade dos leitores a descobrirem ainda mais sobre o que é ser brasileiro", ressalta o autor.

O projeto também conta com a produção de Fernanda Pereira e Luiz Prado, responsáveis pela pesquisa inicial, e que idealizaram os livros há quase uma década. “Com esta publicação, queremos apresentar toda essa riqueza cultural às novas gerações. Mais da metade da tiragem dos livros será doada para escolas públicas e bibliotecas de vários municípios brasileiros. Também serão produzidas videoaulas para que professores possam apresentar esse tema com seus alunos em sala de aula”, conta Luiz Prado.

Por fim, Tino ressalta o que se deve ser feito para preservar essas manifestações culturais. "Penso que, de uma forma geral, cabe aos governos o papel de proteger, na prática, esses patrimônios, ao reconhece-los, ao pensar na salvaguarda, ao incentivar ações de valorização dos espaços, das pessoas que dão vida a cada patrimônio. Bumba-meu-boi seguirá brincando. O jongo continuará tendo o seu papel na sua comunidade. Outros bens serão reconhecidos como patrimônio culturais imateriais. Essa cultura é viva! Porém, para se manter viva, precisa também ser alimentada pelos governos", declara.

Conteúdo sempre disponível e acessos ilimitados. Assine O POVO+ clicando aqui

Lançamento "Manifestações Culturais do Brasil" em Fortaleza

Quando: sábado, 29, às 9h30min
Onde: Biblioteca Estadual do Ceará (avenida Presidente Castelo Branco, 255 - Praia de Iracema)
Oficina: das 14h às 16h, haverá oficina presencial com o tema "O trabalho com a cultura imaterial em escolas e bibliotecas", destinada a professores, bibliotecários e interessados em trabalhar com a cultural imaterial. O autor Tino de Freitas estará presente.

Mais informações: site da Bece

Podcast Vida&Arte
O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker. Confira o podcast clicando aqui

O que você achou desse conteúdo?