Logo O POVO+
Longa cearense 'Fortaleza Hotel' chega nesta quinta, 27, aos cinemas
Vida & Arte

Longa cearense 'Fortaleza Hotel' chega nesta quinta, 27, aos cinemas

"Fortaleza Hotel", novo longa de Armando Praça, estreia nos cinemas com trama baseada no encontro solidário entre duas mulheres solitárias
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Foto: Jorge Silvestre/ Divulgação "Fortaleza Hotel", novo filme de Armando Praça, estreia nos cinemas

No oco do peito, a solidão de Pilar (Clébia Sousa) retumba. Camareira do Fortaleza Hotel, a jovem está de partida para Dublin, na Irlanda, para tentar a sorte no ano vindouro. Em um quarto qualquer, seus caminhos se cruzam com os de Shin (Lee Young-Lan, vencedora do Urso de Prata do Festival de Berlim), uma hóspede sul-coreana de meia idade que migra para o Brasil a fim de resgatar o corpo de seu falecido marido de volta à Seul. Pilar é uma mãe apartada da filha, Shin é viúva. Em inglês, gestos e cidades atravessadas a passos compartilhados, as protagonistas do novo filme de Armando Praça costuram um delicado envolvimento. O drama "Fortaleza Hotel" (2022) estreia hoje em 16 cinemas de 15 cidades do Brasil.

Com roteiro de Isadora Rodrigues e Pedro Cândido, fotografia de Heloísa Passos e produção de Maurício Macêdo, o filme é o segundo longa-metragem dirigido pelo cineasta Armando Praça. O diretor de "Greta", obra que recebeu o prêmio de Melhor Filme do Cine Ceará em 2019, retrata a Fortaleza de Pilar estrangeira a si mesma, um retrato de tantas cidades que integram a Capital. "Acho que muitas pessoas que vivem entre o Meireles e a Aldeota expandida conhecem muito pouco bairros mais distantes, bairros periféricos… É uma cidade muito partida em alguma medida — portanto, muito estrangeira a si mesma. No momento em que a gente começou a chamar o projeto de "Fortaleza Hotel", percebi que nas outras pessoas impunha uma impressão de que ele passaria um pouco essa imagem da Fortaleza turística, daquela região da Beira-Mar. Quando o filme traz um personagem estrangeiro, essa ideia fica mais reforçada ainda. Mas, para mim, a grande questão em relação a esse aspecto do filme é que quem nos guia dentro dessa Fortaleza é a personagem Pilar. E guia não só o espectador, como também guia a própria personagem Shin. Para mim, sempre foi importante construir uma Fortaleza que seja a Fortaleza que uma camareira de hotel conhece. Ela até trabalha num hotel no Meireles, mas a cidade que ela de fato habita, onde ela se reconhece, onde ela faz compras, onde ela mora, onde ela tem amigos, não é definitivamente no Meireles", destaca o realizador.

"A cidade que a Shin conhece é a Fortaleza da Pilar, que não está no cartão postal, não é um destino turístico. Eu não me preocupei em fazer um filme que apresentasse paisagens urbanas, bonitas, sedutoras, porque o filme se passa em Fortaleza, então eu tenho que apresentar a Fortaleza dessa maneira mais convencional ou mais publicitária. Minha preocupação é construir uma Fortaleza que seja a Fortaleza adequada dramaticamente a história que eu estou contando", explica o diretor. Para Armando, o longa está inserido num contexto propício ao cinema cearense: "Faz cerca de 20 anos que eu trabalho com cinema sempre a partir de Fortaleza. Mesmo fazendo trabalhos em outros lugares, nunca me mudei, nunca fui embora daqui. Hoje a gente consegue pensar numa produção cinematográfica cearense com muito mais evidência e com muito mais penetração do que, por exemplo, eu podia pensar quando eu comecei. Inclusive existem outros mecanismos que também não existiam naquela época de produção efetivamente, como a própria empresa pública Ceará Filmes que pensa a produção cinematográfica de uma maneira mais estratégica. A gente vive um contexto muito melhor do que há 20 anos, mas acho que ainda precisam de melhorias muito significativas em alguns aspectos: acho que a gente precisa ter os mecanismos de produção, sobretudo os editais, de uma maneira mais constante e mais efetiva; a burocracia ainda é muito difícil, muito complexa, poderia ser um pouco mais simplificada. Eu acho que tudo isso pode vir a melhorar muito com a empresa Ceará Filmes. Do ponto de vista da formação, nós temos um momento muito privilegiado com universidades e escolas, então a gente precisa ter a mesma coisa em relação à produção".



Pilar é a primeira protagonista da atriz pernambucana premiada Clébia Sousa, premiada como Melhor Atriz no Cine Ceará. "O processo de construção da Pilar foi bem solitário — eu não conhecia Fortaleza, não conhecia muita gente da equipe… Então inicialmente foi solitário, foi entender e tirar tudo que a Pilar poderia me dar dentro desse roteiro, o que estava explícito, como que outros personagens a viam, o que eu podia tirar também disso para essa construção e também absorver a caracterização", relembra Clébia. "A gente fez laboratório, então eu fui para um hotel e passei dois dias como camareira para entender que corpo de trabalho é esse, que dinâmica é essa que acontece nos hotéis. A camareira é uma figura que precisa ser invisível — se a gente sai para tomar café, volta e o quarto misticamente está perfeito e arrumado é porque o hotel é muito bom, se a gente cruza com essa camareira é porque talvez algo dê errado nesse hotel, né? Então a camareira está nesse lugar do ser invisível. Fui na comunidade em que a Pilar morada para conhecer os os reais donos da casa, entender a dinâmica daquela rua. Como eu não sou de Fortaleza, tentei trazer Fortaleza para o meu corpo, para o meu jeito; absorver a cidade da Pilar, a Fortaleza da Pilar que não é turística. A Pilar apresenta para Shin a Fortaleza que é possível para ela", complementa.



"Armando que nos preparou, então ele foi nos conduzindo primeiro sem o texto, para a gente trazer nossas impressões para o corpo, para a gente descobrir juntos. Com a chegada da Lee Young-Lan, houve um choque cultural entre nós duas, cruzar um oceano, vir para outro País, outras pessoas, calor, tudo isso trouxe uma incomunicabilidade que o Armando usou muito bem no filme. O que interessava tanto para o Armando quanto para a equipe era mostrar a Cidade do ponto de vista da Pilar, essa Fortaleza que ela transita não é vendida nos jornais para os turistas. É o Centro, a comunidade, a praia, o hotel… Esse corpo dela é construído através desses espaços", adiciona a atriz.

Entre abandonos e companhias possíveis, "Fortaleza Hotel" reconta a vida de mulheres. "Abandonar já é um processo muito difícil e solitário, se descobrir sozinha no mundo já é muito difícil. Com a chegada da Shin, elas apoiam uma solidão na outra, se apoiam nessas dores e nessas reconstruções. Ser uma atriz pernambucana, ser uma atriz sul-coreana contribuiu muito para a gente sentir na pele isso. É um filme muito bonito, é um filme que a mulher não está à mercê da história de um homem. O filme é muito feminino, essa relação com a Shin, essa relação com a filha, essas relações com as amigas… São muitas mulheres que se relacionam com muitas mulheres. A beleza do filme é trazer essas solidões, esses recomeços, entender que elas estão desmoronando, mas elas estão se reconstruindo. É um filme que fala de solidariedade, algo para além da solidão", finaliza Clébia.

Tenha acesso a reportagens especiais. Assine O POVO+ clicando aqui

Fortaleza Hotel

Onde: Centerplex Via Sul e Cinema do Dragão. Na quinta, 3 de fevereiro, Armando Praça conversa com o público do Cinema do Dragão.
Informações: viasulshopping.com.br/cinema e dragaodomar.org.br/programacao-cinema

Podcast Vida&Arte
O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker. Confira o podcast clicando aqui

O que você achou desse conteúdo?