Com a correria rotineira, ter a famosa pausa para o "cafezinho" se tornou uma tarefa árdua. O ritual antes composto por mesas postas, opções de guarnições e, quem sabe, boas companhias para conversas, teve de ser adaptado. Agora, a palavra é praticidade - sem perder o sabor! Cada vez mais cafeterias investem no estilo "to go", ou seja, "pegar e levar". Neste modelo, o cliente garante o pedido sem complicações. Basta registrar a encomenda em aplicativo ou autoatendimento e esperar poucos minutos. Pediu, retirou!
Negócios similares são famosos e reconhecidos nos Estados Unidos e na Europa, principalmente por propostas como a rede Starbucks, que conta com mais de 130 lojas apenas no Brasil. A popularidade dos cafés "to go" mostra, também, uma mudança no comportamento dos consumidores. Os principais diferenciais destes empreendimentos são a variedade de cafés especiais, agilidade no serviço, personalização dos produtos e o tamanho compacto das lojas.
Coffee Break Coco Bambu
Recém-inaugurado em Fortaleza, o Coffee Break é a nova aposta do Grupo Coco Bambu. O espaço oferece três segmentos: o autoatendimento no salão, onde os clientes podem fazer seus próprios pedidos; uma área de convivência, apropriado para reuniões; e o serviço drive-thru. "A gente quis unir um diferencial nosso, que é um salão confortável, com um ambiente agradável. Como já tem outros conceitos parecidos, a gente tentou fazer um mix", explica o sócio Marconi Santana.
A iniciativa foi impulsionada no período de pandemia, visto que os salões dos restaurantes tiveram que fechar e a rede modificou a sistemática. "A gente improvisou umas lojas neste formato de drive, mas sem a estrutura, com a intenção de criar a comodidade para o cliente parar próximo à loja e pegar o pedido. Então nós começamos a pensar essa ideia do café". Desde o lançamento no dia 31 de janeiro, o movimento do local permanece constante durante o funcionamento.
O cardápio segue na ideia de expansão, com foco em pratos individuais. As novidades são os cafés especiais, a exemplo do Iced Caramelo Macchiato (R$ 20), cuja receita leva leite, toque de baunilha, dose de espresso e cobertura de caramelo. Outros destaques são os aperitivos, como o Muffin de Gotas de Chocolate (R$ 10). Os tradicionais pratos do Coco Bambu são reformulados para porções menores, como a Carne de Sol Sertaneja e o típico camarão com arroz cremoso, agora intitulado Camarão Coffee Break. Ambos custam R$ 39.
Onde: Rua Costa Barros, 459, Aldeota
Quando: De segunda a domingo, das 7 às 23 horas
Mais informações: @coffeebreakcocobambu
The Coffee
É fácil localizar alguma loja do The Coffee por Fortaleza. A rede tem oito unidades na cidade, incluindo a da Beira Mar, localizada na Rua Osvaldo Cruz, e a do Cocó, na Rua Dr. Gilberto Studart. O executivo Miguel Andrade era cliente do serviço até decidir arriscar ser um dos franqueados. Agora, ele comanda a sede no Shopping RioMar. "Você não tem atendentes, apenas baristas. Isso imprime uma agilidade e modernidade muito interessante na marca, além de que os produtos são de muita qualidade. Tem bebidas quentes e frias, os produtos se adequam a qualquer região do País", considera.
A The Coffee já conta com áreas em mais de 30 cidades no Brasil e vem conquistando cada vez mais espaço na capital cearense. As bebidas preferidas do público são as refrescantes, como o Iced Vanilla (R$ 13).
Onde: Shopping RioMar (Rua Desembargador Lauro Nogueira, 1355, Papicu)
Quando: De segunda a sábado, das 10 às 22 horas. Nos domingos, das 13 às 21 horas
Mais informações: No site
Go Coffee
Desde junho de 2021, os sócios Tiago Borges e Caio Pessoa lideram a primeira franquia da Go Coffee no Nordeste. Com mais de 160 lojas espalhadas pelo Brasil, a marca de Curitiba surpreendeu os idealizadores locais pelo conceito "dinâmico". De acordo com Tiago, os grãos de cafés utilizados são de uma categoria de alta qualidade, com pontuação alta.
Além do serviço expresso, a loja também tem sua própria linha de doces e frappés (café solúvel gelado). O cardápio é padronizado e "pensado para agradar todos os gostos". O campeão de vendas é o Frappé de Capuccino (R$ 14), também vendido nas versões de Paçoca e Banoffe. Para 2022, a previsão é inaugurar mais quatro lojas ainda no primeiro semestre. "A franquia está em plena expansão no Brasil e não seria diferente aqui", comenta Tiago.
Onde: Rua Pereira Valente, 578, Aldeota
Quando: De segunda a sexta, das 8 às 19 horas. Nos sábados, das 10 às 18 horas
Mais informações: @lojagocoffee_fortaleza
Podcast Vida&Arte
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