Imagine a seguinte situação: você recebe um convite para jogar uma partida de jogo eletrônico em um “embate” com outra pessoa. Entretanto, a ocasião não serve apenas para saber quem se sairá melhor ao fim do duelo, mas também para uma conversa bem-humorada sobre seus sonhos, sua carreira e outros temas que se encaixem ao longo da disputa.
Esse é o cenário ideal para o UP Gamer+, novo projeto do O POVO Mais que estreia nesta terça-feira, 15, sob o comando do jornalista Wanderson Trindade. O convidado de estreia do programa é o humorista carioca Marcos Castro e ambos participam de uma disputa de Fifa. Com várias possibilidades de games diferentes, a iniciativa inovadora terá novos episódios quinzenalmente e reunirá personalidades de diversas áreas, como filosofia, biologia e até música.
O programa é gravado virtualmente e busca romper a relação “fria” entre entrevistado e entrevistador. Nele, não há uma única pauta, e se apresenta como desafio para repórter e convidado a necessidade de prestar, ao mesmo tempo, atenção às telas e à conversa, de forma que a “balança da entrevista” não se desequilibre.
A ideia para o projeto começou a ser desenvolvida depois de Wanderson assistir a uma live em que o youtuber Felipe Neto convidou em 2020 o até então candidato à prefeitura de São Paulo, Guilherme Boulos, para jogar “Among Us”. Enquanto jogavam, eles também conversavam sobre diversos assuntos, resultando em uma entrevista mais informal “que evidenciava um lado mais humano” de Boulos, na visão de Wanderson.
Assim, ele foi “maturando” a ideia e analisou formas de trazer esse tipo de conteúdo para o jornalismo. Dois anos depois, o UP Gamer+ estreia no O POVO Mais e tem como primeiro entrevistado o humorista e youtuber Marcos Castro, que prontamente aceitou participar do programa.
O comediante carioca é criador do canal Castro Brothers e, com mais de 770 milhões de visualizações em seus vídeos, busca fazer as pessoas rirem a partir do universo geek. Os principais sucessos de seu trabalho são paródias com temáticas desse campo, além de quadros com foco em trocadilhos. Em seu episódio, Marcos e Wanderson disputam uma partida do simulador de futebol Fifa.
Ao longo do UP Gamer+, serão contemplados outros games, como League Of Legends (Lol), Stumble Guys e EFootball. Haverá também entrevistas com personalidades da filosofia, da música, da biologia, dos cinemas e das redes sociais. Segundo Wanderson, não há “uma linha específica” de convidados, o que permite a variedade de assuntos.
O foco, porém, será sempre apresentar “o outro lado” que pode não ser tão mostrado na vida pública: “Nós tentamos trazer o lado humano das pessoas. Obviamente, falamos de suas carreiras e de suas opiniões, mas o objetivo maior é tentar apresentar essa humanização”.
Com isso, o projeto conseguirá alcançar outros públicos para além dos segmentos dos entrevistados e do próprio mundo dos games. Os jogos, aliás, não são requisitos para que ocorram as conversas - há sempre uma curadoria de produções que possam rodar em celular ou computador, de forma que o convidado não seja prejudicado caso não tenha máquina específica para a partida.
Uma das peculiaridades das conversas realizadas no projeto é a necessidade de ambos - tanto o repórter como o convidado - precisarem dividir suas atenções em múltiplos pontos, como para o próprio jogo e, claro, para a conversa também. A ideia é realmente “descontrair” e apresentar novas possibilidades para a entrevista, como afirma Wanderson:
“É complexo manter as duas atividades ao mesmo tempo. Acho que esse talvez seja o grande diferencial. Quando estamos em uma entrevista mais tradicional, existe uma relação muito bem definida entre entrevistado e entrevistador. Um está de frente para o outro ou um está quase em um patamar acima do outro, seja o jornalista ou a pessoa entrevistada. Aqui, não. A tendência é fazer essa relação não existir ou, existindo, que seja da maneira mais natural e menos definida, em uma conversa em que não há um ‘maior que o outro”.
A editora-chefe do O POVO Mais, Fátima Sudário, lembra como a realização do projeto foi um desafio devido à pandemia. Neste período, não é possível promover um programa em estúdio, “nas melhores condições de uma partida de game”. Entretanto, considerando a diversidade de origens e de áreas dos convidados, a impossibilidade de desenvolver a iniciativa de forma presencial não impediu a ideia seguir seu rumo - que, por sinal, não será necessariamente “fechada”:
“Podemos dizer que é uma ‘obra aberta’. Vamos streamar e aprender, adaptar e não ter receios de fazer mudanças e ter inovações. Essa é uma linguagem bem fluida, que permite variações”.
Aliás, a linguagem é um dos pontos de destaque no UP Gamer+. “Não se trata apenas de mais um programa de entrevistas, o que, jornalisticamente falando, sempre é interessante. No caso do Up Gamer+, a ideia é agregar outros universos”, pontua Fátima. A editora também destaca o papel de Wanderson no projeto:
“Ele transita bem tanto no universo dos games como nessa vibe mais descontraída das redes sociais. Foi juntar o conteúdo, que prima pela diversidade de temas e perfis, à forma. Creio que o resultado vai agradar”.
Wanderson reforça o lado jornalístico do projeto e fala sobre como aliar o aspecto profissional da área com o universo “mais leve” dos games. Para ele, a resposta está dentro da própria rotina como jornalista:
“Costumo dizer que a pauta mais difícil que farei na vida sempre será a próxima, porque a que fiz já passou. Quando recebo nova pauta, o desafio de saber falar daquilo que nunca foi dito ou explorado é muito grande, e isso ocorre seja no jornalismo digital ou no impresso. O desafio é fazer a pessoa topar, ela se sentir à vontade e entender que o projeto não é um momento ‘inquisidor’, ou seja, sem ser para extrair os ‘podres’ da pessoa”.
Ele finaliza: “É claro que sempre vamos tocar em diversos assuntos, é uma conversa e o jornalismo nunca vai deixar de existir. Entretanto, o objetivo principal é trazer o lado da pessoa que ri, compete, xinga, se diverte, enfim, essa é a nossa principal missão”.
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UP Gamer
Quando: estreia nesta terça-feira, 15; novos episódios a cada 15 dias
Onde: plataforma O POVO Mais
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