Logo O POVO+
Duda Beat aposta em hit para o verão com "Dar Uma Deitchada"
Vida & Arte

Duda Beat aposta em hit para o verão com "Dar Uma Deitchada"

Em entrevista ao O POVO, cantora Duda Beat fala sobre as inspirações para a nova música e os planos de carreira internacional
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Foto: Divulgação "Dar Uma Deitchada", nova música da cantora Duda Beat, está disponível nas plataformas digitais

Quem acompanha a cantora Duda Beat sabe que a pernambucana carrega consigo a bandeira da autenticidade. Seu trabalho conquistou reconhecimento nacional com a música "Bixinho", um indicativo das letras guiadas por temáticas cotidianas como amores e desilusões. Após os álbuns "Sinto Muito" (2018) e "Te Amo Lá Fora" (2021), a artista traz a sensualidade, dança e sonoridade solar para o ano que se inicia. No novo single "Dar Uma Deitchada", disponível nas plataformas digitais desde sexta-feira, 18, a cantora investe em hit criado para o verão.

"Me olhei no espelho, tô gostosa e cansada / Enquanto tu tá saindo eu vou dar uma descansada", diz a letra da faixa, inspirada em conversas compartilhadas entre amigos. "A história de dar uma 'deitchada', por exemplo, é uma coisa que sempre fez parte da minha vida. Vamos dar uma 'deitchada', tô cansada, tô com preguiça. E também tem o duplo sentido, ao invés da gente sair, vamos aqui ficar na cama", explica Duda em entrevista ao O POVO. A ideia para a música surgiu logo após o lançamento do último projeto de estúdio. "Fiz uma imersão para single, que já é uma coisa minha de fazer singles que me tiram do lugar óbvio. Conversando com o Tomás (Tróia), ele falou que seria legal esse mood de gostosa e cansada, porque é uma coisa que está muito no cotidiano".

"Dar Uma Deitchada" é uma composição autoral com arranjos feitos pelos produtores Lux Ferreira e Tomás Tróia, parceiros dos discos da pernambucana. Duda aposta no alcance de plataformas de desafios musicais, como o TikTok, e aprofunda a relação com a dança no clipe previsto para o dia 12 março. Os passos da coreografia são assinados por Flávio Verne, que trabalha com Luísa Sonza e Pabllo Vittar. "Acho que essa canção tem um poder de dança muito grande. Primeiro porque é um ritmo do Nordeste, eu como boa nordestina amo ter isso. Acho perfeito para uma coreografia, para esse challenge de se sentir gostosa e cansada. Eu já estou incluindo coreografias no meu trabalho, e o Flávio está comigo nessa de fazer acontecer e trazer isso para o meu universo, que sempre foi uma coisa que eu quis muito. Acho que tudo acabou fluindo para que a canção, para que a minha vida tivesse coreografia", acrescenta.

A produção, assim como as demais letras da cantora, utiliza as vivências como inspiração, uma "crônica da vida pessoal" na qual o público pode se identificar. É o meio pelo qual a artista retrata e traduz as duas sensações tão presentes na pandemia. "Tive momentos de gostosa para poder me cuidar, me sentir amada. E cansada por tudo o que estava acontecendo, seja por ouvir notícias ruins ou por estar dentro de casa, que foi extremamente necessário. Eu sinto que esse sentimento é muito generalizado, minhas amigas todas falam disso", relata. Uma das mudanças no processo de criação da faixa foi o distanciamento das narrativas amorosas para a aproximação das histórias de amizade. "Nessa eu me inspirei muito na minha relação com as minhas amigas, um pouco diferente do que me inspira no meu trabalho, que são as relações com as pessoas que passaram na minha vida amorosamente. Tudo é inspiração da minha vida, por isso é tão real e original".

"Dar Uma Deitchada" chega após uma sequência de singles, como "Raspa Placa" e "Que Som É Esse", ambos de 2021. Após explorar o lado "fofo" e "dark", como define, ela traz o que a música pede: "Vem aí um lado sensual de Duda Beat, bem sensuellen", brinca. As referências continuam nas múltiplas expressões de identidade brasileira, como forró, samba e piseiro. "O single é apenas uma intersecção, um capítulo desse grande livro que é a carreira. Ainda vou trabalhar no "Te Amo Lá Fora", ainda vão ter clipes e só devo fazer álbum novo para o próximo ano. Nessa nova fase eu pretendo explorar artisticamente o que a música pede".

Duda se prepara para a segunda turnê internacional, que começa no mês de abril e tem datas em países como Espanha e França. O trabalho, pontua, é feito de "tijolinho em tijolinho", porém com grandes recompensas. "As expectativas estão lá no alto, eu estou muito emocionada. A primeira recepção do público da Europa comigo foi maravilhosa, eu esgotei praticamente todas as casas, e espero que dessa vez não seja diferente. Eles amam ouvir música brasileira, o sotaque, a nossa voz", conta ao mencionar que está "super feliz". Entre os planos futuros, a cantora almeja uma carreira internacional. "Quem sabe um feat, cantar em outras línguas é uma das metas. Eu também quero ser multifacetada não só nos ritmos, nos visuais, mas também nas línguas, que é muito importante para mim. Tenho muitos sonhos e espero alcançar todos eles".

Podcast Vida&Arte

O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker.

O que você achou desse conteúdo?