Logo O POVO+
Evento homenageia Antônio Conselheiro, líder do Arraial de Canudos
Vida & Arte

Evento homenageia Antônio Conselheiro, líder do Arraial de Canudos

Com programação presencial e on-line, evento em Quixeramobim celebra o legado do cearense Antônio Conselheiro (1830-1897), líder social e religioso do Arraial de Canudos, vilarejo no sertão baiano destruído pelo exército brasileiro na Guerra de Canudos (1896-1897)
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Representação de Antônio Conselheiro em escultura, na cidade de Canudos, na Bahia. Ao fundo, o Açude Cocorobó, que inundou o Arraial de Canudos (Foto: Divulgação/Conselheiro Vivo)
Foto: Divulgação/Conselheiro Vivo Representação de Antônio Conselheiro em escultura, na cidade de Canudos, na Bahia. Ao fundo, o Açude Cocorobó, que inundou o Arraial de Canudos

Num vilarejo do sertão baiano, milhares de sertanejos, indígenas e ex-escravos resistiam, na vivência coletiva, pela ocupação de terras, contra a fome e a sede no Brasil de 1893 a 1897. O cearense Antônio Vicente Mendes Maciel (1830-1897) liderou o movimento social e religioso do Arraial de Canudos. O lugar foi destruído pelo exército brasileiro no episódio marcado na história nacional como Guerra de Canudos (1896-1897). No livro "Os Sertões" (1902), o escritor Euclides da Cunha caracteriza o conflito armado como "um massacre".

Em homenagem aos 192 anos de Antônio Conselheiro (como era conhecido), Quixeramobim, sua terra natal, recebe evento com palestras, intervenções artísticas, show e formações. Em formato híbrido, com atividades presenciais e on-line, o 18º Conselheiro Vivo segue até domingo, 13, data de nascimento do cearense. As transmissões virtuais ocorrem na página Secult Quixeramobim do Facebook e no canal Ong Iphanaq no YouTube. Já as atrações presenciais ocorrem em locais como o Sesc Ler, com protocolos contra a Covid-19, como uso de máscaras e conferência do comprovante de vacinação.

Esta edição tem como tema "A arte de lutar contra a desinformação e pelo bem comum". A programação aborda como o legado de Conselheiro está conectado à realidade contemporânea do País. "As lutas por água, por comida e por terra no Brasil são as mesmas desde a época de Canudos", diz Elistênio Alves, presidente do Instituto do Patrimônio Histórico, Cultural e Natural de Quixeramobim (Iphanaq), uma das instituições realizadoras do evento.

Antes de fundar o Arraial, Conselheiro peregrinou pelo sertão nordestino. Na jornada, ofertou conselhos e mensagens religiosas num contexto de seca, fome e pobreza. Logo atraiu seguidores. O vilarejo foi construído pela força da comunidade, que ansiava pelo acesso à terra. O movimento chamou a atenção, principalmente, do poder público e de latifundiários (proprietários de grandes terras não exploradas).

"Desinformações e uso de falsas notícias foram potencializadores para a Guerra de Canudos. Nos dias atuais, é um dos grandes potencializadores para evitar ou atrapalhar a vacinação contra a Covid-19, por exemplo... A proposta do evento discute a desinformação como prática empregada em Canudos e que continua como uma grande praga. A ideia é que a gente possa ter essa consciência. Canudos sofreu o que estamos sofrendo hoje, tanto tempo depois", acrescenta Elistênio.

O que seus ideais representam?

O professor e historiador Neto Camorim, também integrante do Iphanaq, responde: "Representa indignação, mobilização e organização para o povo sertanejo diante do contexto de abandono, pobreza e fome que retorna ao sertão e à periferia pelo descaso das política públicas. Mesmo poucas, as políticas vinham amenizando o sofrimento do sertanejo. Conselheiro, com certeza, seria uma voz forte a gritar contra todo esse quadro de injustiça social. Antônio Conselheiro continua a gritar na voz daqueles que não se rendem à força da elite dominante, que historicamente oprime o povo pobre".

 

Conexão Ceará-Bahia

Convidados de Canudos, na Bahia, participam do 18º Conselheiro Vivo. De acordo com Elistênio Alves, a relação entre Quixeramobim e Canudos vem se estreitando desde 2012. A ideia é aproximar, cada vez mais, os dois municípios nordestinos. O Ceará celebra o nascimento de Antônio Conselheiro em março. Já a Bahia promove evento em outubro, mês que marca o fim da Guerra de Canudos. Professores, artistas e pesquisadores cearenses e baianos realizam esse intercâmbio cultural anualmente, participando das programações.

 

Destaques

Homenagem. Eleuda de Carvalho recebe no sábado, 12, às 16 horas, a Comenda Antônio Conselheiro, pela Câmara Municipal de Quixeramobim, por sua pesquisa sobre Canudos. Também serão homenageados Zefinha Régis e Arievaldo Viana (In memorian).

Pesquisa. A arquiteta e urbanista Dila Reis apresenta a pesquisa "O chão e as águas - memórias de uma cidade sertaneja", nesta quinta-feira, 10, às 10 horas

Espetáculo. "Antônio Conselheiro Quem És tu?" estreia nesta sexta-feira, às 19 horas, no Sesc Ler. A Biblioteca Sesc Antônio Conselheiro e o Centro de Documentação Antônio Conselheiro abrem para visitação.

Discussão. Aleilton Fonseca, finalista do Prêmio Jabuti 2021, participa da mesa "Belo Monte/Canudos: estudos críticos conselheiristas" nesta quinta-feira, 10, às 19 horas.

Show. Azanias Henrique no Memorial Antônio Conselheiro, nesta sexta-feira, 11, às 20h30min.

Resgate

Além de ações culturais, Elistênio Alves destaca a presença do evento nas salas de aula. "Nos últimos anos, a gente conseguiu se aproximar das escolas da rede estadual e municipal. Nossos meninos precisam conhecer Conselheiro, sobretudo porque foi aqui (Ceará) que ele nasceu".

Casa de Antônio Conselheiro
Casa de Antônio Conselheiro

A casa

A transformação em equipamento cultural da Casa Antônio Conselheiro, localizada em Quixeramobim, é uma das pautas do 18º Conselheiro Vivo. Adquirida pelo Governo do Estado em 2005, a edificação teve reforma iniciada em 2014. As obras foram concluídas em 2020, mas a Casa ainda não foi entregue. Com a presença do secretário da cultura Fabiano Piúba, a organização do evento espera o parecer da Secretaria Estadual da Cultura do Ceará (Secult/CE) sobre a entrega do equipamento.

 

Celebração

A comemoração de nascimento de Antônio Conselheiro integra o Calendário Oficial de Eventos do Estado. O “Conselheiro Vivo” acontece anualmente no município de Quixeramobim, localizado na região do Sertão Central do Ceará. Além do Iphanaq, a 18ª edição com conta a parceria do Serviço Social do Comércio do Ceará (Sesc Ceará), da Secretaria de Educação e da Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura de Quixeramobim, da Academia Quixeramobiense de Letras (Aquiletras) e da Casa de Saberes Cego Aderaldo, por meio da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult/CE).

18º Conselheiro Vivo

Quando: até domingo, 13

Onde: Sesc Ler (rua 14 de Agosto, s/n - Centro, Quixeramobim); página "Secult Quixeramobim" no Facebook e "Ong Iphanaq" no YouTube

Mais info: programação e www.patrimoniovivo.org.br

Podcast Viad&Arte

O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker.

O que você achou desse conteúdo?