Logo O POVO+
Documentário sobre Belchior, com Silvero Pereira, estreia em festival
Vida & Arte

Documentário sobre Belchior, com Silvero Pereira, estreia em festival

Documentário "Belchior - Apenas um coração selvagem", dirigido por Natália Dias e Camilo Cavalcanti, estreia no festival "É Tudo Verdade"
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Belchior em reprodução de frame do documentário "Apenas um Coração Selvagem" (Foto: Mario Luiz Thompson/ Divulgação)
Foto: Mario Luiz Thompson/ Divulgação Belchior em reprodução de frame do documentário "Apenas um Coração Selvagem"

Documentário "Belchior - Apenas um coração selvagem" ganha sua primeira exibição no Brasil durante a 27ª edição do "É Tudo Verdade - Festival Internacional de Documentários". Evento acontece entre 31 de março e 10 de abril de maneira presencial no Rio de Janeiro e em São Paulo, além de contar com exibições on-line.

Dirigido por Natália Dias e Camilo Cavalcanti, o filme conduz os espectadores pela história de Belchior (1946 - 2017) por meio da visão do próprio artista. Os diálogos mostram as várias versões do cearense, que, além de músico, foi crítico, peregrino, irônico e um cidadão comum.

A narrativa foca em imagens de arquivo e depoimentos gravados com o cantor durante suas quatro décadas de carreira. Também há entrevistas com outras pessoas, como Silvero Pereira, que declama alguns poemas e letras do compositor.

Além de trazer aspectos pouco conhecidos da trajetória de Belchior, ainda passeia por suas obras de grande sucesso, como "Sujeito de Sorte" e "Como Nossos Pais".

De acordo com o diretor Camilo Cavalcanti, o trabalho surge em 2016, quando o cantor ainda estava vivo, mas muitas pessoas já participavam de um movimento que pedia o retorno de Belchior para o cenário da música.

"Atravessados por essa obra potente, decidimos mergulhar nas palavras de Bel. Nosso foco sempre foi a palavra, a construção de uma poesia afiada, a força das mensagens, a atemporalidade dos versos. Fomos conduzidos por esse personagem complexo e contraditório no processo de descoberta do filme", explica Camilo em texto divulgado para a imprensa.

"No momento de sua morte, naquele dia fatídico em 2017, decidimos que o projeto merecia e deveria seguir. Cresceu em nós a certeza da importância de seguirmos mergulhados nesta obra pulsante e atemporal. Aprendemos com Belchior, este artista único da Música Popular Brasileira, sobre a força de sua presença, mesmo diante de sua ausência", complementa Natália Dias.

"Belchior - Apenas um coração selvagem"

Onde: no É Tudo Verdade - Festival Internacional de Documentários

Mais informações: no site do evento

Podcast Vida&Arte

O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker. Escute o podcast aqui.

O que você achou desse conteúdo?