O Instituto Sérvulo Esmeraldo realiza a partir desta terça-feira, 22, exposição "Sérvulo Esmeraldo: Colecionador de Imagens", uma homenagem ao escultor, gravador, ilustrador e pintor cearense. A abertura da mostra será às 17 horas e a exposição ficará disponível para visitação de forma gratuita até dia 7 de maio no Centro Cultural do Banco do Nordeste, de terça a sábado, das 9h às 18h.
Com curadoria de Dodora Guimarães, a mostra marca a conclusão do projeto de Implantação do Acervo Documental do artista, que deixou um arquivo volumoso, estimado em mais de 10 mil documentos gráficos. O acervo reúne fotografias, maquetes de esculturas e joias, matrizes de gravura, correspondências, recortes de imprensa, entre outros registros. O acervo ficará disponível na sede do Instituto Sérvulo Esmeraldo e em meios digitais.
"Um dos principais projetos do Instituto Sérvulo Esmeraldo é a preservação desse acervo documental. O leitmotiv da exposição é esse, destacar esse 'colecionador de imagens'. De 2019 até março deste ano, o acervo passou por processo de higienização e digitalização", conta Dodora, destacando que o material inclui desde registros da imprensa da década de 1940 até conteúdos dos dias atuais.
Viúva de Sérvulo, a curadora avança: "Esse acervo documento está agora disponível também para que pesquisadores e historiadores possam ir além da obra do Sérvulo e possam analisar o contexto do trabalho dele".
O acervo abrange a produção brasileira do artista, centrado sobretudo no seu retorno da França, a partir do final dos anos 1970, e é complementar ao Fundo Sérvulo Esmeraldo existente no Instituto de Arte Contemporânea, em São Paulo, que contempla seu período europeu.
O projeto de Implantação do Acervo Documental une poder público e iniciativa privada num movimento de valorização da obra de Sérvulo. Com apoio do Ministério do Turismo, tem patrocínio do Banco do Nordeste do Brasil, da Cagece, da Cegás, da EcoFor Ambiental e da Marquise Ambiental. "É importante dizer que o acervo é vivo e que o Instituto dará continuidade ao trabalho", conclui Dodora.
"Sérvulo Esmeraldo por Sérvulo Esmeraldo: Colecionador de Imagens"
Abertura: 22 de março, das 17h às 19h
Visitação gratuita: até 7 de maio, de terça a sábado, das 9h às 18h
Onde: Centro Cultural Banco do Nordeste - Rua Conde D'Eu, 560 - Centro
Telefone: (85) 3464-3108
Podcast Vida&Arte
O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker. Confira o podcast clicando aqui.