Logo O POVO+
Poeta lança livros sobre Messejana
Vida & Arte

Poeta lança livros sobre Messejana

Escritor Edmar Freitas fala sobre vivências na terra de Messejana
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Poeta Edmar Freitas lanças livros sobre Messejana (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação Poeta Edmar Freitas lanças livros sobre Messejana

"Contribuir para que as novas gerações percebam a real necessidade de preservarmos Messejana e sua história, evitando, assim, que um dia ela seja transformada num 'lugar comum'". As palavras anunciadas pelo poeta Edmar Freitas na apresentação de um dos seus livros reforçam o valor e a preciosidade histórica e cultural de um local que de forma alguma é apenas um bairro. Messejana, como bem disse, é ponto em que se entrelaçam as raízes da história do Ceará.

Para perpetuar o legado e sua afeição ao lugar e sua morada, Edmar lança neste sábado, 12, as obras "Crônicas de Sábado - Vivências na terra de Iracema" e "Messejana: Fatos, Fotos e Paixão". O lançamento ocorre a partir das 19 horas no Porto Buffet, localizado em Messejana. O primeiro será vendido por R$ 20, enquanto o segundo custará R$ 30.

Morador do bairro há mais de 50 anos, Edmar buscou escrever os dois livros por entender que “ao longo desse tempo Messejana estava perdendo a sua identidade”, em uma compreensão de que a região não recebe o devido cuidado do poder público sobre seus prédios e suas estruturas. Assim, desejou registrar seus pensamentos e a história do local em um suporte que “não fosse efêmero” como a internet.

“Eu escrevo sobre Messejana justamente no sentido de tornar indelével essa memória. Eu quero colocar no papel para que as futuras gerações tenham acesso a como era a Messejana do século XX e do Século XXI”, argumenta Freitas. Contando com as obras mais recentes, chega a cinco a quantidade de livros escritos por Edmar apenas sobre Messejana.

Os textos que preenchem o livro "Crônicas de Sábado - Vivências na terra de Iracema" derivam de publicações feitas no grupo “Messejana: Fatos, Fotos e Paixão”, estabelecido no Facebook. No ambiente virtual, Edmar compartilha crônicas - também com requintes de poesias - sobre o bairro. Ao todo, percorrem o livro 45 textos já divulgados no grupo.

“Eu fiz um apanhado das crônicas que achei mais interessantes. Todas elas dizem respeito à vivência de Messejana e à alma de seu povo, além de falar de alguns pontos históricos”, afirma.

Quanto ao livro "Messejana: Fatos, Fotos e Paixão", essa é uma obra com teor mais histórico. Dividido em quatro capítulos, o volume apresenta “registros históricos” sobre a região que talvez muitos leitores não saibam, as origens do nome “Messejana” e de suas ruas, a sua fundação, os patrimônios históricos e culturais e até destaques para moradores do bairro.

“Eu trago pequenos relatos de pessoas de Messejana, porque eu acredito que a arte no Brasil não tem um alcance maior porque ela passou muito tempo sendo elitizada. Quando você vai escrever sobre um lugar, por exemplo, você fala só do líder da família mais rica. Aqui, não. Neste livro a minha preocupação foi justamente de relatar o dia a dia das pessoas, o que elas faziam, a importância de cada uma na sua área… Então, o livro é muito abrangente. É um livro mesmo do povo e de quem gosta de Messejana”, revela

Para Edmar, é importante se debruçar sobre a história de Messejana porque não se trata de um “bairro comum”, mas, sim, de um “sítio histórico” que tem grande relevância para contar a história do Ceará. Sem dúvidas, é possível dizer que um dos elementos que guiam suas obras é a afeição do autor pelo lugar em que vive. “Acho que os maiores ingredientes desse livro são amor e paixão”, finaliza.

Tenha acesso a reportagens especiais. Assine O POVO+ clicando aqui

Lançamento com Edmar Freitas

Quando: sábado, 2, às 19 horas
Onde: Porto Buffet (Av. Mem de Sá, 249A - Messejana)
Mais informações: @poetaedmarfreitas no Instagram

Podcast Vida&Arte
O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker. Confira o podcast clicando aqui

O que você achou desse conteúdo?