Logo O POVO+
Dia do Livro Infantil: obras cearenses valorizam singularidades na infância
Vida & Arte

Dia do Livro Infantil: obras cearenses valorizam singularidades na infância

Publicações cearenses recentes voltadas ao público infantil celebram respeito à diversidade, singularidades, aceitação e relações com os familiares
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
O dia 18 de abril foi escolhido como Dia Nacional do Livro Infantil (Foto: Valdir Marte/ Divulgação)
Foto: Valdir Marte/ Divulgação O dia 18 de abril foi escolhido como Dia Nacional do Livro Infantil

Abel nasceu com mágicos cabelos roxos, cachos soltos ao vento, juba livre feito passarinho. Logo se tornou notícia no jornal e os adultos estranhavam, quem rebenta ao mundo com tão brilhantes fios púrpura? A literatura, no entanto, carrega em si um valioso ensinamento: a maior palavra do mundo é "diferença". Neste 18 de abril, o Brasil comemora o Dia Nacional do Livro Infantil — data de nascimento do escritor Monteiro Lobato em 1882. Na vida dos pequenos, as 26 letras do alfabeto se unem numa ciranda colorida para expressar que normal é ser singular.

Valdir Marte, designer, escritore e ilustradore, criou o livro "Abel" com um pezinho na história da Rapunzel e o outro em sua própria infância. "Ter o cabelo comprido sempre foi um sonho quando eu era criança, o que era um certo desconforto familiar por eu ser lido como 'menino'", relembra. "Essa questão da percepção de gênero é algo muito mais adulto, construído socialmente. Para as crianças, a aparência é mais fluída, feita para brincar. Para o Abel, o cabelo mágico que não para de crescer nunca foi uma questão, ele só queria ser livre. Para seus pais, o medo do que os outros pensariam os fez privar Abel de muitas atividades infantis, o que acabou afetando o menino. A história precisa atingir também leitores mais velhos, para que as diferenças sejam respeitadas e tratadas com amor, até para que tenhamos gerações futuras mais confiantes de si mesmas e certas do apoio familiar".

Leitore desde muito jovem, Valdir integra suas ilustrações à contação de histórias, recurso que compreende vastas possibilidades. "Muitas vezes, o livro infantil é encarado como um produto simplório, de menor valor, mas esquecemos que as crianças são leitores mais sensíveis que adultos, o que as faz absorver a narrativa de forma pura e intensa. Um livro marcante na infância perdura e escorre pela vida adulta, é uma coisa que marca", acredita. A obra é publicada pelo selo infantil da Urutau, Tá de sol Tá de lua.

A liberdade criativa da infância também atravessa a obra "O plano secreto de Alie". Criação de Lux Farr, Bárbara Cabeça e Noá Bonoba, o livro narra uma grande aventura: durante uma tranquila e silenciosa noite, a criança decidiu construir uma escada gigante e roubar todas as estrelas do céu. Mas Marcolango, o Calango Lango que mora na árvore do meio, acabou vendo tudo e entrando na história. "O Lux há muito tinha vontade de fazer um livro infantil. Nós três decidimos criar uma obra onde o gênero não era uma questão para os personagens. Essa é uma pauta muito importante para mim, como a questão do gênero é designada desde o nascimento e como essa narrativa carrega uma série de arquétipos e direciona a existência desde a infância. Eu entendo a infância como esse lugar de experimentação e a designação de gênero acaba bloqueando essa experimentação", ressalta Noá.

As ilustrações de Lux e a escrita de Noá e Bárbara caminharam juntas, como Alie e Marcolango. O livro, fomentado com recursos da Lei Aldir Blanc, está disponível para download gratuito no perfil @oplanosecretodealie no Instagram.

A singularidade na literatura infantil mora em Abel, Alie, Marcolango e tantas outras personagens, mas nasce em quem escreve. Quando tornou-se mãe, a psiquiatra, escritora e artista visual Lia Sanders se transformou também em autora de livros para crianças. "Acredito que o que a gente escreve seja influenciado pelo que lemos. Como passei a ler livros infantis todas as noites, a minha imaginação começou a se voltar para bichos, temas e personagens infantis", compartilha. Lia ilustrou e escreveu "O bicho singular", lançado pela editora Substansia.

"'O bicho singular' conta a história de um bichinho em busca de sua identidade, da sua turma, do seu lugar no mundo. É um livro sobre diversidade e aceitação, sobre não a gente não precisar se encaixar em um determinado grupo", explica Lia.

Numa narrativa cheia de afeto e delicadeza, o livro "A melhor mãe do mundo" é um passeio da poeta e escritora Nina Rizzi pela literatura infantil. Lançada pela Companhia das Letrinhas e ilustrado por Veridiana Scarpelli, a obra lembra que certas relações têm o raro poder de nos fazer manter a esperança independentemente do que aconteça.

"Pensei em escrever em este livro em que a criança narra o porquê sua mãe é a melhor do mundo, mesmo estando longe, por razões que são pouco discutidas e, quando são, é de forma criminalizante. A voz narrativa é positiva, alegre e divertida, como é a da maioria das crianças, e não partindo de estereótipos e culpas", destaca.

"Comecei a ler muito cedo, logo que fui alfabetizada, primeiro com o único livro que havia em casa e depois nas bibliotecas da escola e públicas das cidades onde vivi na infância. Para mim, que só conhecia o mundo da fazenda e das histórias religiosas, foi como abrir portais para um novo e me dar conta que a minha própria narrativa não estava pronta, mas a ser construída. Sem dúvida a leitura mudou a minha vida e é parte de tudo que sou e faço hoje. Poder escrever para crianças é uma alegria, me reaproximo de mim e de todos os mundos possíveis e junto com elas re-descobrir que os afetos são importantes, o senso comunitário, que a vida é incrível e que podemos fazer deste nosso mundo, o melhor dos mundos possíveis", finaliza Nina.

Saiba mais sobre os livros

abrir

"Abel", Valdir Marte
Abel nasceu com mágicos cabelos roxos. O livro está em pré-venda (com direito a brindes para os apoiadores) em benfeitoria.com/projeto/abel

"O plano secreto de Alie", Lux Farr, Bárbara Cabeça e Noá Bonoba
Alie é uma criança muito curiosa e inventora. Numa noite, decide construir uma escada gigante e roubar todas as estrelas do céu. Embarca na aventura com Marcolango, o Calango Lango.

"O bicho singular", Lia Sanders
Primeiro livro ilustrado de Lia Sanders, conta a história de um personagem que é bicho e não encontrou, ainda, seu lugar no mundo. É sobre socialização e aceitação.

"A melhor mãe do mundo", Nina Rizzi
Uma criança conta por que a sua mãe é a melhor do mundo - e não deixa nenhum leitor duvidar disso! "Minha mãe é a melhor mãe do mundo! / Quando eu digo isso assim, de supetão, todo mundo duvida"

O que você achou desse conteúdo?