O Centro Cultural do Cariri Sérvulo Esmeraldo foi inaugurado há 19 dias, pouco tempo antes do governador Camilo Santana renunciar ao cargo para concorrer a senador. Apesar disso, o espaço tem um retorno gratual e oferecerá algumas atividades a partir de maio.
Ainda sem programação para o mês divulgada, Fabiano Piúba, secretário da Cultura do Estado do Ceará, falou sobre os planos futuros em entrevista para a rádio O POVO CBN Cariri.
"No próprio ato da inauguração, nós dissemos que estaremos fazendo uma abertura gradual do ambiente. O Centro Cultural do Cariri já é o maior centro cultural do Estado. Nós temos o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, que era o principal equipamento em termos de proporções físicas, mas hoje é o Centro Cultural do Cariri", explica.
Em maio, o local proporcionará ações nos finais de semana em parceria com o Sesc Ceará. O foco inicial será em uma programação com grupos de tradição popular, atividades esportivas e eventos lúdicos destinados às crianças.
O pleno funcionamento está previsto para ocorrer até agosto deste ano. O espaço terá museu, biblioteca, teatro, pista de skate, parque, areninha, além de lugares para formação artística e cultural.
De acordo com Fabiano Piúba, a previsão é de que, em agosto, também ocorra apresentações de um espetáculo do escritor, médico e dramaturgo Ronaldo Correia de Brito. Ele escreveu uma peça exclusiva dedicada à inauguração.
"Estamos em processo de instalação dos ambientes e dos equipamentos. Fizemos toda a aquisição para começar a instalar mobiliários e equipamentos", ressalta o secretário.
Podcast Vida&Arte
O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker. Escute o podcast clicando aqui.