Logo O POVO+
Um roteiro gastronômico pela praça Luiza Távora
Vida & Arte

Um roteiro gastronômico pela praça Luiza Távora

Com a reabertura de espaços, a Praça Luíza Távora atrai novo público. Programação também se estende para estabelecimentos próximos, veja indicações:
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
O Vagão de Trem e Castelinho, ambientes da Praça Luíza Távora, foram reinaugurados em março 
 (Foto: FERNANDA BARROS)
Foto: FERNANDA BARROS O Vagão de Trem e Castelinho, ambientes da Praça Luíza Távora, foram reinaugurados em março

Amigos conversando nos bancos, crianças explorando os brinquedos infantis e jovens descobrindo a pista de skate. A cena é comum em, talvez, um fim de tarde na Praça Luiza Távora, um dos principais pontos de lazer de Fortaleza. A localização é logo entre o quadrilátero formado pelas ruas Monsenhor Bruno, Costa Barros, Carlos Vasconcelos e a Avenida Santos Dumont, na Aldeota.

Por lá, ainda é possível encontrar o Centro Cearense de Artesanato (Ceart), sendo o campo artesanal um dos principais motivos de valorização do espaço. Entretanto, ambientes reinaugurados em março têm chamado a atenção de visitantes. São estes o Vagão do Trem, construção belga de 1930 que está instalada desde 2011, e o Castelinho, que se tornou patrimônio cultural pela Secretaria da Cultura do Estado. Ambos foram ocupados pelo café O Cafeeiro por meio de parceria com o Grupo Três Corações, através da marca Santa Clara.

Assim, estes cenários já conhecidos ganham novos ares. O café espresso (R$ 6,90) do Vagão, com sabor intenso e textura cremosa, pode ser degustado ao lado de um livro, disponível na pequena biblioteca interna construída em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi/CE). Já salgados, como o famoso pão de queijo, podem ser adquiridos em ambos os espaços por R$ 7,90. A proposta é que os clientes tenham uma experiência gastronômica e cultural, com planos de futuras programações que envolvam apresentações, contação de histórias e exposições de trabalhos.

"A vinda do O Cafeeiro para Fortaleza ocorreu através de um convite do Grupo Três Corações e Santa Clara, parceiros importantes. Com isso, tivemos a oportunidade de nos vincular também ao projeto de instalação de uma cafeteria dentro dos espaços restaurados do Vagão e do Castelinho da Praça Luiza Távora", explica o diretor executivo do empreendimento, Renato Aguiar. No cardápio, ele destaca os métodos de extração de café e explica: "Usamos sete formas diferentes, com lindas cafeteiras para cafés preparados na mesa, de acordo com o paladar do cliente, indo dos mais suaves aos cafés mais encorpados". É possível finalizar - ou iniciar - o passeio com tapioca recheada (com carne de sol, frango ou queijo), ou um típico cuscuz. Para quem gosta de esticar os programas, o entorno da Praça oferece opções em conta em locais próximos. Clique aqui para seguir o roteiro.

História

A construção do local remete à década de 1920, quando o comerciante Plácido de Carvalho decidiu criar um castelo para a italiana Maria Pierina Tacconi Rosse, por quem havia se apaixonado. No início dos anos 70, o imóvel é demolido e, em 1979, a então primeira dama do Estado, D. Luiza Távora, constrói uma área para abrigar o artesanato cearense. A Praça Luiza Távora, como ficou conhecida, foi reinaugurada em 2011 e segue com equipamentos diversos para todas as idades, se tornando um dos pontos turísticos locais.

Para o fim de semana

A Praça Luiza Távora também recebe programações de cultura, como as feiras, que acontecem mensalmente.  Nessa sexta, 22, é o primeiro dia da edição de inauguração da Feira Inspira Moda & Arte, que segue até domingo, 24. O evento conta com oficinas, desfiles, música ao vivo e mais de 20 empreendedores. Já a seção de gastronomia será dedicada ao cardápio especial das geleias artesanais do Amorempote (@jeamorempote), dos pratos regionais da D'Auxi Cozinha Afetiva (@dauxicozinhaafetiva), das massas da Karlota Delícias Artesanais (@karlotadeliciasartesanais) e dos burguers do It's True Food & Bar (@itstruefoodbar). 

Mais informações: @feirainspira no Instagram

O Cafeeiro

Onde: Praça Luíza Távora (Av. Santos Dumont - Vagão e Castelinho Norte)
Quando: Domingo a quinta, das 7 às 20 horas; sexta a sábado, das 7 às 22 horas
Mais informações: Instagram @ocafeeiro.fortaleza

Podcast Vida&Arte
O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker. Confira o podcast clicando aqui

O que você achou desse conteúdo?