Logo O POVO+
Ator Jayme Matarazzo celebra retorno à televisão: "Me sinto feliz"
Vida & Arte

Ator Jayme Matarazzo celebra retorno à televisão: "Me sinto feliz"

De volta na telinha com a novela "Além da Ilusão", o ator Jayme Matarazzo compartilha expectativas para nova fase da carreira
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Ator Jayme Matarazzo interpreta o Padre Tenório em
Foto: Divulgação/FGARCIA Ator Jayme Matarazzo interpreta o Padre Tenório em "Além da Ilusão"

"Um homem que tem dentro de si muita vontade de fazer bem ao outro, ao próximo, de viver em uma sociedade com justiça". Essa é a descrição dada pelo ator Jayme Matarazzo ao seu novo personagem, padre Tenório Marques, que integra o elenco da segunda fase da novela "Além da Ilusão", no ar na Rede Globo. Após ter sido criado em colégios de padres e dedicado a vida inteira à vocação, o papel enfrenta diferentes dilemas no enredo ao ser exposto ao sentimento da paixão pela jovem Olivia (Débora Ozório).

"Ele vai passar por outras questões. As pessoas podem esperar nos próximos capítulos ele muito abalado, com muita reflexão. Talvez ele seja apresentado a esses sentimentos de forma tão intensa, talvez uma possibilidade de amor inédita", adianta Jayme em entrevista ao O POVO. O papel surgiu após, aproximadamente, cinco anos distantes da televisão. Sua última participação aconteceu na novela "Tempo de Amar" (2017). Com o tempo de hiato, vieram acontecimentos inesperados. Primeiro chegou a pandemia e, logo em seguida, a descoberta da paternidade. "Eu e minha companheira mudamos nosso estilo de viver, fomos para o meio da natureza, e tudo aconteceu de maneira muito especial. Foi um período muito importante, nos trouxe o maior fruto, o nosso filho. Nós passamos a gestação juntos, esse período inicial da vida do Antônio todo rodeado de verde, de natureza".

Ele afirma que, de certa forma, o padre Tenório chegou por acaso: "Ele veio até mim". Em um momento no qual o mundo sofria com perdas e injustiças, o começo da construção desta narrativa dentro da trama possibilitou mergulhar em questões opostas, como os afetos. "Foi uma composição de personagem muito legal, desafiadora e interessante. Acho que é um personagem que traz uma mensagem muito bonita com o justo, que tende a tentar sempre ser muito convicto e correto. Mas, como todos nós, ele não é isento de emoções", complementa. O artista ainda acrescenta que a personalidade fictícia explora a posição importante da figura sacra na época da novela. "Os padres exerciam um papel muito importante na sociedade, que tinha acesso a informações, a livros, experiências, peças importantes da manutenção com a fé. Ele é um personagem importante naquele contexto histórico, importante para a vila naquele momento".

Um ponto que está despertando interesse entre os espectadores é o envolvimento entre o padre e Olivia. Aqueles que torcem para o casal "Tenovia" - como são chamados nas redes sociais - desejam que eles tenham um desenvolvimento mútuo no relacionamento. "Me sinto feliz por ter uma parceira tão talentosa, disponível e incrível como a Débora. Acho que isso fortalece o interesse das pessoas pelos dois personagens. Vejo e sinto que, toda vez que temos um encontro deles, rola uma emoção diferente e o coração da galera vibra em outro lugar. Acho que envolve toda a mística desse tema, um pulsar diferente. Isso é bom, são as divisas que a gente usa ao favor de criar expectativa e valoriza a audiência".

Novamente, Jayme volta a acompanhar a repercussão de um papel nas redes sociais, espaços nos quais acredita que a produção ganha outra dimensão: "A gente sente isso no dia-a-dia, esse carinho se transforma em motivação. É super válido, ainda mais quando é positivo". Por colecionar vários personagens, o ator revela que é satisfeito pela diversidade de trabalhos realizados desde a estreia na televisão com a minissérie "Maysa: Quando Fala o Coração" (2009). "Acho que cada projeto nos traz um legado especial, nos deixa uma oportunidade tão grande de mergulhar nesses universos característicos de cada um. Fico feliz por conseguir contar personagens que conseguiram passear por lugares diferentes. Acho que esse padre tem uma maturidade um pouco maior, uma responsabilidade um pouco mais pontual de compreensão e o grande desafio dele é interno, de muitas delicadezas".

Colunistas sempre disponíveis e acessos ilimitados. Assine O POVO+ clicando aqui

Neste momento, o ator embarca em novas fases, tanto na esfera pessoal, quanto na profissional. Jayme diz que, durante a pandemia, teve a oportunidade de descobrir e explorar novos formatos, maneiras de "emprestar arte para outros dons". Ele comenta que desenvolveu alguns projetos relacionado a escrita, fotografia e empreendedorismo, que devem estar "saindo do forno" em breve. "Todo esse período me fez entender a importância de nos redescobrir, retransformar, reiventar. Vários outros caminhos têm aparecido e têm se colocado a nossa disponibilidade", finaliza.

Podcast Vida&Arte

O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker. Confira o podcast clicando aqui

O que você achou desse conteúdo?