Com o conto "Diáspora", o autor cearense Moacir Marcos de Souza Filho se juntou a outros dois escritores na conquista do 2º Prêmio Literário Máquina de Contos. O resultado foi divulgado na última sexta-feira, 13. O concurso recebeu mais de mil inscrições de contistas de todo o Brasil. Os vencedores assinarão contrato para publicação de seus textos na plataforma Máquina de Contos, receberão R$ 2 mil e um troféu exclusivo.
Além de Moacir, foram campeões do prêmio o escritor amazonense Anderson Silva da Costa, com o conto "A Noite de Ernesto", e a autora paulista Ana Gabriella Machado Pereira da Silva, com o texto "Irene". O Ceará também recebeu destaque com a produção "Centelhas da magia", de Newton de Castro Pontes. O contista foi um dos dez agraciados com menção honrosa no concurso.
Os vencedores farão parte de catálogo formado por textos de nomes como a escritora cearense Jarid Arraes e a autora paulista Andréa Del Fuego. Os textos desta edição foram avaliados pelo escritor e doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade, Tiago Velasco, e pelo jornalista, crítico literário e escritor, Sérgio Tavares.
Com o objetivo de "estimular a cultura brasileira" a partir da "revelação de novos talentos" da literatura nacional, o prêmio da Máquina de Contos recebeu em sua segunda edição 1.002 inscrições. Na anterior, a mineira Lara Firmino Araújo e os gaúchos João Pedro Burzlaff Lopes e Ana Carolina Schmidt Ferrão foram os vencedores.
A Máquina de Contos é um serviço que envia mensalmente um conto em formato digital a clientes de empresas e provedores de banda larga no Brasil. É possível realizar a leitura de forma on-line ou por download. O catálogo deste ano tem autores como Jarid Arraes, Geovani Martins, Marcela Dantés, Sérgio Rodrigues, Tiago Germano, Andréa del Fuego, Monique Malcher e Paulliny Tort.
Textos que receberam menção honrosa
- Centelhas da magia (Newton de Castro Pontes/ CE)
- Por uma noite tranquila de sono (Dario Souza Carvalho/ SE)
- Preto no branco (Donizete Fernandes Ribeiro/ SP)
- Aquele jaquetão (Erica Ive Xavier Lopes/ DF)
- Com Maria Eduarda, não (Ezequiel Pereira de Sales/ AL)
- Reflexo do ausente (Guilherme de Martino/ PR)
- Espéculo (Igor Nunes Duarte/ RJ)
- Excesso de bagagem (Kelly Hatanaka/ SP)
- Um nome para o anonimato (Lourivaldo Alves Pontedura/ SP)
- A irmã de todas (Natalia de Carvalho Perrone Piserni/ SP)
Podcast Vida&Arte
O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker. Confira o podcast clicando aqui