Logo O POVO+
Livro nacional de fantasia sáfica faz releitura dos mitos do lobisomem
Vida & Arte

Livro nacional de fantasia sáfica faz releitura dos mitos do lobisomem

Livro "Luzes do Norte", publicado pela Galera Record e escrito pela estreante brasileira Giulianna Domingues, apresenta um romance de fantasia sáfica
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Capa do livro
Foto: Divulgação Capa do livro "Luzes do Norte", escrito pro Giulianna Domingues

Um movimento talvez esteja começando a ganhar força nas grandes editoras brasileiras: para além dos romances LGBTQIA sobre autodescoberta, primeiros amores e relações pessoais, a literatura também envereda por um caminho diferente. Neste rumo, os personagens já passaram por um processo de conhecimento sobre si mesmo e de estabelecimento da própria identidade. Aqueles que integram a sigla não enfrentam mais tantas questões relacionadas à sexualidade, eles agora vivem outras situações que lhe exigem coragem. É o caso do livro "Luzes do Norte", publicado pela Galera Record e escrito pela brasileira Giulianna Domingues.

A escritora estreante apresenta aos leitores um mundo mágico chamado Nurensalem. Neste lugar, vive Dimitria Coromandel, uma jovem que, mesmo com a pouca idade, se tornou a melhor caçadora da região. Desde que seus pais e sua irmã morreram de maneira trágica, ela é a responsável por sustentar a família. Carrega o peso de uma vida de traumas, lutos e obrigações, mas não esquece de cuidar de seu irmão mais novo, Igor. Ele, que tem o potencial para ser um grande feiticeiro, prefere usar sua mente e aprimora habilidades que demandam uma inteligência logística.

Depois de trabalhos bem-sucedidos, a protagonista chama a atenção de Bóris, o patriarca da família Van Vintermer, que é a mais rica e influente do lugar. Ele lhe convoca para uma missão: desempenhar as funções de chefe de guarda de Aurora, sua filha primogênita e encarregada de levar seu sobrenome para as gerações futuras. Hesitante em deixar seu cotidiano como caçadora de lado, ela aceita a proposta, porque o dinheiro oferecido seria o suficiente para sustentar duas pessoas durante todo o inverno.

As duas começam a compartilhar experiências no dia a dia e a desenvolver uma relação que extrapola a amizade. Mas há uma série de problemas pessoais e externos que envolve as duas. Dimitria, por exemplo, nunca manteve um relacionamento sério. Sempre fez questão de apenas passar algumas noites com homens e mulheres em um famoso bar da região. Já Aurora está prometida em casamento a um dos jovens mais ricos da cidade, que é a escolha ideal para manter a linhagem de ambas as famílias influentes. Há uma outra adversidade: Igor Coromandel, o único familiar vivo de Dimitria, é apaixonado por Aurora e está disposto a fazer o que for possível para casar com ela.

O enredo se expande para mais um fator problemático: crianças começam a morrer em Nurensalem. Em um primeiro momento, a protagonista acredita que um urso ou outro animal poderia estar causando as tragédias. Mas, ao analisar a maneira que os meninos e meninas morriam, percebeu que era a consequência de uma intervenção humana. Ela decide conversar com as pessoas que detêm o poder da cidade, mas nada acontece, porque as crianças vinham de famílias pobres. A situação, porém, fica impossível de ignorar. E, a partir desse momento, ela é encarregada de descobrir o que está acontecendo. Para isso, terá que se aliar a um de seus maiores inimigos: o homem que provavelmente se casará com Aurora.

Apesar de todos esses fatores, as duas desenvolvem um romance que precisará se manter escondido por vários motivos. O primeiro e principal é que Dimitria não quer machucar os sentimentos do irmão mais novo. Nenhum amor romântico poderia impedi-la de cuidar dele. Já Aurora não deve falar sobre a relação, porque sua vida sempre foi guiada pelos desejos do pai, deixando de lado suas próprias vontades. Casar-se com um homem, apesar de não querer, seria o ideal em sua perspectiva.

E, sobre a releitura dos mitos do lobisomem, será necessário ler para entender.

Período de publicação

"Luzes do Norte" foi lançado recentemente pela editora Galera Record, mas sua trajetória de publicação começou há mais de um ano. O livro foi primeiro publicado de forma independente pelas plataformas digitais de venda. Com a repercussão da história entre leitores, principalmente aqueles que integram o "booktwitter" (nicho do Twitter em que usuários discutem literatura e se conectam por meio de interesses literários), houve a possibilidade de publicação impressa em uma grande editora.

Ainda na pré-venda, a primeira tiragem esgotou. "Antes mesmo de Luzes do Norte lançar oficialmente, vocês já esgotaram a primeira tiragem. Meu primeiro livro, uma fantasia com romance entre meninas, vai lançar já com segunda edição. Dessa vez não tem legenda grande, afinal só dá pra dizer uma coisa: muito obrigada", escreveu a autora em suas redes sociais.

A obra faz parte da duologia "Boreal", que terá um segundo livro chamado "Sombras do Sul". Essa publicação, entretanto, ainda não tem previsão de lançamento e também não teve sinopse divulgada. Para apoiar a campanha de financiamento do romance de fantasia nacional "As bruxas do meu quintal", de Pablo Praxedes, ela prometeu "spoilers" da continuação quando o projeto batesse a meta.

"Luzes do Norte", de Giulianna Domingues

Galera Record

280 páginas

Preço médio: R$49,90 (e-book: R$28,50)

Acompanhe a autora

No Twitter e no Instagram: @giuldomingues

Acompanhe a autora

No Twitter e no Instagram: @giuldomingues

Podcast Vida&Arte

O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker. Escute o podcast clicando aqui.

O que você achou desse conteúdo?