Logo O POVO+
Festival "A Massa" celebra 130 anos da Padaria Espiritual
Vida & Arte

Festival "A Massa" celebra 130 anos da Padaria Espiritual

|cartola|Programação do Festival "A Massa" comemora 130 anos da Padaria Espiritual
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Padaria Espiritual: movimento literário surgido em maio de 1882 (Foto: Reprodução)
Foto: Reprodução Padaria Espiritual: movimento literário surgido em maio de 1882

Foi em 30 de maio de 1882 que surgiu uma agremiação literária que “agitaria culturalmente” Fortaleza. Diretamente do Café Java, o poeta Antônio Sales conduziu o movimento “Padaria Espiritual” e, ao lado de outros jovens escritores, instigou o destaque à atividade artística cearense. Em meio à celebração dos 130 anos do primeiro “fomento” da padaria, será realizado a partir deste sábado, 21, o Festival A Massa.

O projeto ocorre em sua primeira edição e em quatro sábados seguidos - contando com este - relembrará o legado da Padaria. A programação começa sempre às 17 horas e segue até às 21 horas no Centro Cultural do Banco do Nordeste (CCBNB). Lançamentos literários, saraus, performances, exposição e shows preenchem o “A Massa”. É possível conferir a programação completa no perfil @candeeirocultural no Instagram.

Neste sábado, 21, a interação começa com o lançamento do livro “Somos a Periferia que Escrevi”, de Marcos de Sá, das 17 horas às 17h50min. Em seguida, será apresentado o documentário “A Massa - Padaria Espiritual, Mandando Mensagens para Além do Seu Tempo”, indo das 18 horas às 18h20min.
Na sequência, haverá coletivos de saraus com Okupação e B1 até às 19h30min. Depois, Bárbara Araújo comanda a programação com a performance “Despejo”. Para finalizar a noite, o rapper Assun realiza show gratuito a partir das 20 horas.

Segundo o organizador Tiago Ribeiro, o festival chega com o objetivo de “reverenciar e principalmente reverberar aquilo que é a Padaria Espiritual”, com suas influências, concepção efervescente, singular, irreverente, as sátiras e o espírito contestador. “A Padaria era um grêmio literário de letras e artes. Tínhamos músicos, artistas plásticos, poetas… Ela era este caldeirão efervescente, um fono muito bem aquecido de diversas artes e expressões artísticas”, comenta Tiago.

Além do festival, foi realizado um documentário dividido em seis episódios que reúne, entre outros aspectos, entrevistas com poetas que seguem reverberando as mensagens da padaria e pesquisadores que se debruçam sobre o movimento. Acrescentando a programação diversa - com apresentações de rap, saraus, e múltiplas linguagens - o evento busca “alimentar o espírito” proporcionado pela Padaria.

Com a realização do Festival A Massa, Tiago Ribeiro enxerga uma oportunidade de conhecimento da própria identidade cearense para os visitantes locais que forem aos dias do evento. “Saber de nossa história, da relevância que somos, da importância que temos como coletivo, como Estado, como um lugar de homens grandiosos como Rodolfo Teófilo e Antônio Sales, é uma importância singular”, destaca.

Segundo o organizador, a ideia é fazer outras edições. Ele acrescenta: “É importante para ter orgulho do lugar de nascença, para ter pertencimento, pois sem isso somos facilmente ludiriados, retirados, extraídos e explorados. É fundamental que ações como essa possam existir para reverberar e para fazer o cearense conhecer a si mesmo”.

Festival "A Massa"

Quando: de 21 de maio a 11 de junho, sempre aos sábados, das 17 às 21 horas

Onde: CCBNB (R. Conde d'Eu, 560 - Centro)

Programação completa em @candeeirocultural no Instagram

 

O que você achou desse conteúdo?