Ficção científica original da Netflix, "Stranger Things" estreou em 2016 com cativante narrativa de um grupo de amigos que enfrenta eventos sobrenaturais na pequena cidade de Hawkins. Muito querida por jovens e adultos, a obra já acumula 67 milhões de visualizações e é a sexta série mais assistida da plataforma. As três primeiras partes já estão disponíveis na Netflix e a quarta e última temporada de "Stranger Things" estreia nesta sexta-feira, 27, com 7 episódios iniciais. No dia 1 de julho, a produção se encerra com o lançamento dos dois últimos capítulos da narrativa.
Antes, um aviso: o texto a seguir possui spoiler das três primeiras temporadas da produção. A série inicia com importantes paralelos entre um misterioso laboratório na cidade de Hawkins e um um grupo de amigos – Mike (Finn Wolfhard), Will (Noah Schnapp), Dustin (Gaten Matarazzo) e Lucas (Caleb McLaughlin) – que brincam com um famoso jogo dos anos 1980, período em que a narrativa se insere. A brincadeira em questão se relaciona com os eventos sobrenaturais que acontecem na série: monstros (demogorgons) aparecem na cidade e são culpados pelo sumiço de Barb (Shannon Purser) e de Will. Ao mesmo tempo, Eleven (Millie Bobby Brown), uma criança que chama a atenção pela sua dificuldade de comunicação, aparece na cidade em fuga do laboratório secreto do começo da série.
No decorrer da narrativa, o grupo de meninos acolhem Eleven e descobrem os poderes sobrenaturais da menina. Ela os ajuda a encontrar Will, que está preso no Mundo Invertido. Outros personagens têm bastante destaque na história: como Joyce (Winona Ryder), mãe superprotetora do Will, que se mostra capaz de fazer tudo e acreditar em qualquer teoria que o ajude a encontrar seu filho. Hopper (David Harbour) é o delegado da cidade que juntamente com Joyce, Nancy (personagem vivida por Natalia Dyer e que é irmã de Mike),e Jonathan (irmão de Will que é vivido pelo ator Charlie Heaton) investigam o sumiço de Will paralelamente ao grupo das crianças.
No final da primeira fase da série, todos os personagens se unem e usam os poderes de Eleven para encontrar Will no Mundo Invertido e lutar contra os demogorgons. Nessa batalha final, Steve (Joe Keery), ex-namorado de Nancy, ganha destaque na narrativa ao entrar no combate contra os monstros. O emocionante momento final mostra que Will foi resgatado e Eleven some após salvar os amigos de um dos monstros.
A segunda temporada de "Stranger Things" parece passar mais devagar em relação à primeira fase da série. O enredo parte de reações estranhas no corpo de Will, que está possuído pelo novo monstro em Hawkins: o Devorador de Mentes. O personagem de Hopper ganhou destaque, pois ele passa a cuidar de Eleven, a protegendo em sua casa. Dois irmãos chegam à cidade: Max (Sadie Sink) e Billy (Dacre Montgomery) e Joyce está namorando Bob (Sean Astin): um personagem engraçado, que tenta se aproximar de Will.
Somente pela segunda metade da temporada, os combates começam a acontecer: democães (versões menores do demogorgon) aparecem na cidade e Will é internado com o corpo quase completamente possuído pelo Devorador de Mentes. Através de calor extremo, o monstro é expulso do corpo do menino e os personagens se juntam para combater os democães. Há uma cena marcante em que Bob se sacrifica para que Joyce, Hopper e Mike consigam fugir de uma das perseguições. Mais uma vez, todos são salvos ao final por Eleven, que fecha o portal do Mundo Invertido, de onde vem todos os monstros.
A terceira temporada chegou em 2019 e logo se tornou querida entre os fãs de "Stranger Things", pois ela é enriquecida com elementos culturais muito característicos da década de 1980, a exemplo de roupas coloridas, aparição de um shopping na pequena cidade. Além disso, as crianças já estão na adolescência e desenvolvem interesses amorosos: são formados os casais Mike e Eleven, Lucas e Max. Além deles, Dustin fala sobre Suzy (Gabriella Pizzolo), uma suposta namorada que conheceu em um acampamento. O enredo dessa fase é o portal para o Mundo Invertido, secretamente aberto por cientistas russos. A consequência disso é o reaparecimento do Devorador de Mentes, que entra no corpo de Billy - novo antagonista da narrativa. O jovem passa a roubar a consciência de pessoas da cidade a fim de formar um grande e poderoso monstro.
O que faz da terceira temporada a mais envolvente até então é a inteligente divisão de núcleos, fazendo com que pessoas antes secundárias na história ganhem destaque e novos temas sejam abordados na série. Mike, Lucas, Will, Eleven e Max estão juntos e tentam combater Billy diretamente. Steve, Dustin, Robin (Maya Hawke) e Erica (Priah Ferguson) formam o núcleo cômico e diferente dos demais, eles se juntam quando Dustin consegue ouvir uma transmissão russa e invadem o espaço dos cientistas para descobrirem o que os cientistas estão tramando. Hopper e Joyce se unem para investigar novos políticos de Hawkings responsáveis pelo Shopping e pela compra de vários imóveis na cidade; durante as investigações, descobrem envolvimento russo e capturam Alexei (Alec Utgoff), cientista responsável por abrir o portal. Nancy e Jonathan estão namorando e trabalhando juntos em um jornal da cidade, o núcleo dos dois trata também do machismo sofrido pela jovem em seu trabalho. Após serem demitidos, o casal investiga caso denunciado à imprensa sobre ratos estranhos na cidade, contaminados por substância radioativa do Mundo Invertido.
Leia também | Confira matérias e críticas sobre audiovisual na coluna Cinema&Séries, com João Gabriel Tréz
Ao final da temporada, todos os núcleos com suas diferentes investigações descobrem sobre o plano russo e o devorador de mentes. Emocionantes batalhas acontecem na narrativa até os personagens se encontrarem ao final para fechar o portal. Eleven é pega pelo grande monstro e fica sem poderes, no entanto, consegue entrar em contato com Billy e o faz recuperar sua consciência antes disso. O jovem então enfrenta o monstro para salvar Eleven, mas morre durante a luta. Enquanto isso, Joyce e Hopper vão para o laboratório e tentam acionar um mecanismo que feche o portal. Logo após, o momento mais tenso da série acontece: Hopper tem de lutar contra um cientista russo quando o portal é fechado por Joyce, o que dá a entender a morte do personagem.
A fase termina de forma emocionante com a família de Joyce e Eleven saindo de Hawkins e a jovem, ainda sem poderes, lendo uma carta de Hopper que a agradece pelos momentos juntos e a orienta sobre a vida.
O que esperar da quarta temporada
A fase que dará desfecho à narrativa de Stranger Things acontece com os personagens já bem mais maduros, terminando o seu período escolar. Portanto, novos assuntos serão incluídos na vida pessoal dos protagonistas, como drogas e relações sexuais. Alguns pontos da narrativa ficaram com "brechas" para serem resolvidas nesta quarta temporada e muitos internautas repercutem teorias sobre a série: Eleven vai recuperar seus poderes? Hopper está vivo? Como
ficará Max após o trauma da morte de seu irmão?
Um ponto que conquistou muitos fãs de Stranger Things foi o núcleo cômico que envolvia Dustin, Steve, Erica e Robin. Qual será o destino deles?
Novos personagens incorporados ao elenco da série também geraram especulações positivas na internet. Entre eles, Amybeth McNulty, conhecida pela série "Anne With An E".
Stranger Things 4
Quando: volume 1 da temporada estreia no dia 27 de maio
Onde: Netflix
O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker. Confira o podcast clicando aqui