Logo O POVO+
Jornalista Flávio Paiva lança novo livro infantil com versão em espanhol
Vida & Arte

Jornalista Flávio Paiva lança novo livro infantil com versão em espanhol

Jornalista e compositor cearense Flávio Paiva realiza projeto com lançamento de livro infantil e álbuns de músicas em português e em espanhol
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Ilustração do livro "Que Noite, Torito!", feita pelo artista colombiano Canizales (Foto: Canizales / Divulgação)
Foto: Canizales / Divulgação Ilustração do livro "Que Noite, Torito!", feita pelo artista colombiano Canizales

O pequeno Torito já está acostumado a ter ao seu lado seus pais no momento em que vai dormir. Na cama, embalado pela voz de seus responsáveis, ele é abastecido com as histórias e as músicas anunciadas. Com isso, ele imagina diversos cenários e tem sua criatividade estimulada quando põe a cabeça no travesseiro, dormindo tranquilamente ao saber que está bem acompanhado.

Um dia, entretanto, ao notar que seus pais não estavam em casa no horário já programado para ir dormir, a criança descobre que precisará arranjar maneiras próprias de conseguir cair no sono e, enfim, dormir sozinho pela primeira vez. Será que ele será capaz de fazer isso? O que ele precisará enfrentar para realizar essa missão?

Esses são os aspectos que marcam o novo livro infantil do jornalista, colunista do Vida&Arte, escritor e compositor cearense Flávio Paiva. Em "Que noite, Torito!", o autor apresenta como o protagonista "constrói seu encontro com o sono e com o sonho brincando com os pensamentos e com a imaginação".

O projeto, porém, não envolve apenas o lançamento do livro físico em português, pois haverá também uma versão escrita em espanhol. Além disso, estão disponíveis nas plataformas de streaming a partir desta quarta-feira, 1º, dois álbuns - um em português e outro em espanhol - com músicas que estão ligadas ao universo do livro. As interpretações são da cantora uruguaia Luana Baptista.

O lançamento do livro físico será realizado em 9 de julho, na 26ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo. A obra também conta com ilustrações do autor e ilustrador colombiano Canizales. "Que Noite, Torito!" e "¡Qué noche, Torito!" serão publicados pela Telos Editora. Ainda não há preço de capa definido nem data prevista de lançamento em Fortaleza.

Segundo Flávio Paiva, a obra literária tem como pano de fundo "a potência de autonomia da criança no tempo do espírito infantil e no espaço de manifestações do seu repertório cultural". "Torito", no caso, é apenas um apelido, dado ao garoto pela peculiar característica de "empurrar com a cabeça quem se aproxima dele quando está com raiva". A inspiração para esse uso simbólico do boi está relacionada à "figura vincular ibero-americana" do animal, como afirma o escritor.

O contexto por trás da criação dessa história está relacionado a alguns fatores "que vêm sendo construídos ao longo do tempo", segundo Flávio Paiva. Uma das influências é primordialmente o desenvolvimento da autonomia de uma criança. "Muitas vezes, a criança se sente sozinha e os adultos acabam tendo uma preocupação muito maior que a necessária quando ela tem todo um aparato de pensamentos e de imaginações que podem fazê-la criar saídas e caminhos para transformar um princípio de solidão em uma grande alegria", aponta.

Além disso, há inspiração da própria rotina do autor com seus filhos quando estavam na infância. "Sempre lemos e cantamos muito para eles, e percebi que isso dá uma liberdade imaginária fantástica, porque os personagens dos livros que lemos acabam se tornando participantes da vida das crianças", acrescenta.

Como Flávio define, esse é "um livro de circunstâncias", em que a história é desenvolvida à medida que Torito vivencia a relação entre seus pensamentos e a sua imaginação. Outros aspectos que se destacam no livro são as próprias características do protagonista, um garoto "observador", que gosta de andar pela cidade e que possui um "repertório cultural" que o faz encontrar caminhos para se divertir e para exercitar seu lado imaginativo.

"Ele consegue exercitar uma série de olhares sobre si e sobre o entorno de seu quarto, o que o leva a conseguir dormir sozinho com tranquilidade pela primeira vez", afirma Flávio. Segundo o autor, essas circunstâncias têm grande contribuição para que Torito consiga estimular sua criatividade.

"Como ele tem esse repertório da música, da cultura e do conhecimento de lugares, mesmo muito irritado por estar sozinho ele automaticamente vai se jogando nesses espaços onde não se tem o controle da imaginação nem dos pensamentos. São coisas que chegam sem que você controle. Então, essa é a parte mais bonita do livro, porque ela ocorre essencialmente no plano literário e, no caso da letra das músicas, no plano da poesia", destaca.

Em seu 14º livro infantojuvenil, o jornalista comenta, ao relembrar a trajetória e seus aprendizados a partir da literatura, que "nunca escreveu devido a temas que estão em voga ou porque o mercado estava pedindo". Essa visão se relaciona com sua própria infância, período em que conseguiu "aprender a observar o mundo brincando", e com o desejo de falar sobre o que lhe emociona e sensibiliza.

"Eu tive minha estrutura existencial desenvolvida a partir dessa apreensão, que foi muito rica. Brincadeiras nas ruas, nos matos, com 'bichos' e outras crianças… Tudo isso aconteceu na minha infância, e como pai eu tentei proporcionar isso ao máximo para os meus filhos. Eles tiveram essa liberdade de brincar à exaustão", revela.

Nesse novo projeto, a música é uma parte muito importante. No primeiro dia de junho, são lançadas nas plataformas de música um álbum em português e outro em espanhol com músicas infantis relacionadas ao universo do livro. As faixas são interpretadas pela cantora uruguaia Luana Baptista, que desde 2014 vive entre Montevidéu e São Paulo estudando canto e percussão e participando de grupos de estudos de música corporal.

"Onde será que brincam os pensamentos? / É na cabeça, na ciranda das palavras / No embalo do baião", discute a música "O Jogo dos Pensamentos". Para Flávio Paiva, utilizar o recurso "da combinação de linguagem com a música aumenta as possibilidades imaginativas", acrescentando, assim, sentidos ao conteúdo do trabalho.

Para quem desejar acompanhar as canções e também tocá-las, serão disponibilizadas no site da Telos Editora partituras desenvolvidas pelo maestro cearense Tarcísio José de Lima. Será possível conferi-las também a partir de QR Code impresso no livro físico.

Versão em português do livro
Versão em português do livro "Que Noite, Torito!", de Flávio Paiva

Que noite, Torito!

Que noite, Torito!

De Flávio Paiva

Telos Editora

36 páginas

Lançamento dos álbuns: 1º de junho no Spotify, Deezer, Apple Music e outras plataformas de streaming de música

Lançamento dos livros: 9 de julho na 26ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo

Mais informações: @flaviopaiva59, @canizales_books e @_luanabaptista_ no
Instagram

O que você achou desse conteúdo?