Promovido pela Secretaria da Cultura do Ceará, o XIV Encontro Mestres do Mundo, evento que ressalta as culturas populares tradicionais e os patrimônios imateriais do Estado, será realizada a partir da terça-feira, 7, se estendendo pelo mês de junho. O encontro parte do tema "Tesouros de Gilmar - madeira matriz", uma homenagem à memória do professor Gilmar de Carvalho (1949-2021). Com formação, apresentações de espetáculos, filmes e feira, o evento é gratuito, aberto ao público e terá programações em Fortaleza, Quixadá e Juazeiro do Norte.
Um dos principais pesquisadores de tradições e culturas populares, Gilmar faleceu em 17 de abril de 2021, deixando legado amplo de escritos sobre saberes e práticas dos Tesouros Vivos do Estado.
Ver essa foto no Instagram
As três cidades que acolherão o Encontro receberão, no total, 70 Mestres e Mestras da Cultura vivos, 13 grupos e três coletividades. O início das atividades, nesta terça, 7, será dedicado à formação, com a realização virtual do Seminário Interdisciplinar de Patrimônio Cultural Imaterial.
As programações presenciais em Fortaleza ocorrem na quarta, 8, e na quinta, 9, na Biblioteca Pública Estadual do Ceará, no Cineteatro São Luiz e no Theatro José de Alencar.
Na semana que vem, a programação é retomada, no dia 15, em Quixadá. Já nos dias 17 e 18, Juazeiro do Norte acolhe o Encontro. (João Gabriel Tréz)
XIV Encontro Mestres do Mundo
Quando: de 7 a 18
Onde: Fortaleza, Quixadá e Juazeiro do Norte
Mais infos: @encontromestresdomundo e mestresdomundo.org