Enquanto os casos de covid-19 se intensificavam pelo Brasil, o jornalista Diego Amorim experienciava um grande desafio. Seu filho, Pedro Henrique, era recém-nascido e a família ainda estava aprendendo a conviver com a nova vida quando a pandemia impôs uma mudança de rota. Diante do medo do contágio e da incerteza do próximo passo, pairava a dúvida de como esse período seria visto pela criança no futuro. Nasceu, então, a ideia do livro "Filho de Pandemia - Os 110 dias do diário de um pai no momento mais desafiador para qualquer família", um relato completo destas vivências cotidianas.
A escrita diária começou na Páscoa de 2021 e terminou quando o autor tomou a primeira dose da vacina contra a doença. "Quando a gente reunia a família, ficávamos falando sobre a pandemia. Será que algum dia o Pedro Henrique vai ter noção que ele veio ao mundo em um momento tão maluco da humanidade. E quais impactos ele vai ter, desde o mais simples até os mais profundos, como o medo da socialização", relembra o autor.
A obra, então, retrata cenas rotineiras, mas também integra sentimentos, reflexões e análises. "Acho que é um livro universal, qualquer pessoa pode ler. Eu tinha dois objetivos. O primeiro era fazer com que os leitores se sentissem bem. Por mais que seja carregado de medo e dúvida, é um livro voltado para um bebê, então tem esperança, delicadeza e cuidado. E o outro era que as pessoas soubessem que não estavam sozinhas. Todo mundo estava vivendo o mesmo temor", comenta o jornalista.
Além da característica de "documento histórico" desenvolvida a partir do mapeamento de situações durante uma época crítica do isolamento, "Filho de Pandemia" também é o ponto de elo entre os familiares. "Eu permiti me entregar, me jogar na escrita, fui criando uma intimidade com o Pedro muito legal. Ele era muito pequeno, não se comunicava. Eu falava com ele quando eu escrevia para ele".
O projeto também mostra os ensinamentos que Diego deseja firmar para a próxima geração: "Falo da importância do silêncio, de contemplar. Vou trazendo o que eu penso sobre a vida, o que ele aprende comigo e eu aprendo com ele. Eu sei que quando ele ler vai se sentir muito amado, pelo menos foi o que eu procurei, para que ele saiba que a vida vai ter um monte de adversidade, mas tudo passa".
Desde o dia 8 de março, quando aconteceu o lançamento oficial em Brasília, Diego já passou por cidades como Teresina, São Luís, Rio de Janeiro e São Paulo. O livro será lançado neste sábado, 11, no Shopping RioMar Fortaleza. Interessados podem adquirir a obra pelo site da Amazon. Além disso, Diego realiza a venda de exemplares autografados, que podem ser solicitados pelo Instagram.
Lançamento "Filho de Pandemia"
Quando: sábado, 11, às 18 horas
Onde: Livraria Leitura do Shopping RioMar Fortaleza (Rua Desembargador Lauro Nogueira, 1355)
O livro está à venda pelo site da Amazon ou pelo Instagram.
Podcast Vida&Arte
O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker. Confira o podcast clicando aqui