Tem tradição nordestina mais romântica que dançar um forró coladinho? Em alusão ao dia dos namorados, comemorado em 12 de junho, a cantora e compositora paulista Mariana Aydar se apresenta em Fortaleza para celebrar o amor em suas diversas expressões. O show acontece hoje, 9, no Shopping Riomar Papicu, e tem repertório de canções que prometem não deixar ninguém parado, passeando pelo forró, xote e arrasta pé.
Nascer em São Paulo, maior metrópole do País, não impediu Mariana de conhecer o forró. O encontro veio ainda na infância e a influenciou a seguir carreira na música. Para ela, mais do que um gênero musical, o forró é um estilo de vida. "Tive a sorte de conhecer Luiz Gonzaga muito novinha, com uns seis anos, porque minha mãe era empresária dele, me apaixonei por aquele ser e foi assim que o forró entrou na minha vida e nunca mais saiu", conta.
Foi no ritmo que deu seus primeiros passos na música, primeiro com a banda de Miltinho Edilberto, até chegar ao grupo Caruá, formado em 2001. Em seguida, Aydar atuou como backing vocal dividindo palco com grandes nomes da Música Popular Brasileira até optar pela carreira solo. A paixão pela música tipicamente nordestina a levou a estrear como diretora do documentário "Dominguinhos" (2014) e lançar o álbum "Veia Nordestina", em 2019.
Entre cantar o amor e vivê-lo, Mariana descobriu a força do amor próprio. Casada por dez anos e depois mais dois anos namorando, diz que viveu uma "libertação" quando ficou solteira e descobriu os prazeres da própria companhia. "Eu acho que o amor mais importante é o amor próprio, ele te protege e te liberta de muita tragédia, de muito abuso", diz a cantora.
A autoestima é um ponto fundamental da autodescoberta da cantora, que defende que é possível preencher a vida e tornar a decisão de se relacionar mais criteriosa. "Depois disso só entra na sua vida quem realmente vale a pena. O amor romântico pode ser muito prejudicial, mais ainda para as mulheres. A gente precisa nos dar o amor que tanto procuramos", aconselha Aydar.
Todos os aprendizados são motivos para esperança e não desilusão. A cantora vê amor em suas diversas faces e se declara apaixonada pelo entorno. Neste 12 de junho na Terra do Sol quer passar a mensagem de que o amor precisa ser celebrado. "O amor salva, o amor transforma", enfatiza.
Entre os motivos de alegria, estão estar viva e poder cantar e dançar. Os meses fora dos palcos devido à pandemia de Covid-19 foram desafiantes para Mariana, que se considera "bicho de palco". "A música na pandemia como sempre me salvou, eu compus muito, arranjei outras maneiras de me relacionar com as pessoas através da musica, mas eu sou bicho de palco, não tem jeito, então por enquanto só quero aproveitar essa retomada e cantar muito", projeta.
A relação com o Ceará é de lua de mel. Em 2009, sua canção "Prainha" representou o estado na novela Malhação (Rede Globo). A cantora, que esteve pela última vez ano passado para apresentação no Cineteatro São Luiz, ressalta as passagens como inesquecíveis. Para o 12 de junho, não esconde a felicidade de voltar à capital cearense.
"Fortaleza virou uma cidade do meu coração! Antes eu não fazia muitos shows aí, mas quando comecei, não quero parar nunca mais. Me sinto num abraço amoroso, que povo massa, lindo, acolhedor", frisa.
O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker. Confira o podcast clicando aqui
Outros amores com Mariana
1 - Preciso do teu sorriso
Para os apaixonados que sofrem com distância ou indecisão, a canção "Preciso do teu sorriso" fala do desejo de amar e ser correspondido e é um verdadeiro convite à vida a dois.
2 - Te Faço um Cafuné
Tem como recusar cafuné e café? Para entrar no ritmo do show, conheça a releitura da música "Te Faço um Cafuné", composição original de Zé Carlos (Zezum) e eternizada por Dominguinhos.
3 - Veia Nordestina
"Carrego emprestada a força do sertão". A música dá nome ao álbum mais recente da cantora é para quem tem amor pelo Nordeste e quer um hit contemporâneo na playlist de canções que falam da região.
Show da Mariana Aydar
Quando: nesta quinta-feira, 9, às 19h30, abertura com o cantor e compositor cearense Juruviara
Onde: Praça de Alimentação, Piso L3 (R. Des. Lauro Nogueira, 1500 - Papicu)
Acesso gratuito