Música e desenho transformam um espetáculo em viagem. Encontros e trocas levam a diálogos interculturais a medida que exploram fronteiras e diferenças. É a união entre vozes, guitarra, peles de tambor, desenhos e canções. É a proposta de "Le Voyage de Rézé".
Trata-se de um espetáculo desenvolvido pelo grupo francês Les Productions du Bazar. A produção é composta pelos músicos franceses, Rémi "Rézé" Pécout (cantor e guitarrista) e François "Soifran" Brossier (percussionista), pelo baixista de Burkina Faso, Samuel Zabsonre, e pelo desenhista-carnêtista David 'Emdé' Magli, que durante o concerto desenha ao vivo.
A ideia do projeto surgiu após o desejo dos integrantes da banda de retratarem suas aventuras em meio viagens que realizaram nos anos anteriores. "Este espetáculo trata basicamente de experiências de viagens e dos nossos encontros, cada um com sua experiência e jeito, formando esse espetáculo", explica Rézé.
A partir do repertório musical, o desenhista Emdé elaborou as imagens, já que tinha experiência em criar cadernos de viagens. É a primeira vez que Rézé participa de um espetáculo que une música e desenho. O restante do grupo já teve outras experiências com esse formato. "A gente viaja com a proposta de um concerto desenhado multissensorial, mas que traz um assunto de fundo. Esse assunto é ao redor do tema da viagem, o encontro, o encontro para descobrir a cultura do outro, tentar se pôr no lugar do outro, ver o mundo como ele vê", pontua.
Essa é a primeira vez que o grupo se apresenta em Fortaleza, mas já passaram por outras cidades brasileiras e encerrão sua turnê na capital cearense. Rézé ressalta o esforço feito pelo grupo para que mesmo sendo estrangeiros pudessem promover uma performance compreensível ao público, já que falam francês, mas revela que a maior parte dos integrantes também sabe falar em português.
O grupo realizará uma apresentação única nesta sexta-feira, 17 de junho, no Teatro Municipal São José. A entrada é gratuita, mediante comprovante vacinal e livre para crianças a partir de sete anos.
Le voyage de Rézé
Quando: sexta, 17, às 18h30
Onde: Teatro São José (Rua Rufino de Alencar, Centro)