Logo O POVO+
Com herói nordestino, livro "Capitão Oxente" é lançado no RioMar
Vida & Arte

Com herói nordestino, livro "Capitão Oxente" é lançado no RioMar

|Livro| Com construções rimadas, termos regionais e ilustrações em xilogravura, obra será lançada no dia 24 de junho
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Capa do livro
Foto: Divulgação Capa do livro "Capitão Oxente- O Herói da Nossa Gente"

O período junino, marcado pelo regionalismo e pela nordestinidade, também abre espaço para lançamentos literários. E é nesse clima que os autores Frederico Brito e Thais Evangelista realizarão o lançamento do livro "Capitão Oxente - O Herói da Nossa Gente", no dia 24 de junho, às 18 horas, na Praça de Eventos do Shopping RioMar Fortaleza. O evento contará com apresentação musical e declamação de poemas voltados ao público infanto-juvenil, com o intuito de exaltar a cultura nordestina na cidade.

A obra conta a saga de um menino nascido pobre que, inconformado com as agruras do seu povo em meio à seca, acaba se tornando, por acaso do destino, o herói de sua gente. Os autores do livro comentam que toda a história surgiu enquanto liam histórias para seu filho dormir. "Nessas noites de contação de história é que surgem a maioria das nossas inspirações. É conversando, proseando com as crianças. Um dia pensamos que seria legal ter um super-herói bem nordestino… que falasse a nossa língua e tivesse a nossa cara", aponta Thais.

Com construções rimadas, termos tipicamente regionais e ilustrações em xilogravura, que lembram a literatura de cordel, a obra procura resgatar as raízes do Nordeste sendo um verdadeiro manifesto de amor e respeito ao povo nordestino. "Capitão Oxente retrata o nosso povo e a nossa terra, com seu jeito peculiar de ser e de falar. Apresenta as agruras do povo sertanejo, mas também a sua força, resistência e fé. Ele traz representatividade para o nordestino, traz o sentimento de pertencimento, tradição, força, heroísmo, amor às origens e à cultura popular", completa Frederico.

A obra é uma narrativa que permeia os gêneros do drama e do humor com o intuito de incentivar os leitores a refletirem sobre quem são ou quem gostariam de ser. Os autores comentam que pretendem ainda gerar reflexão sobre a consciência política no contexto social brasileiro. "Já recebemos relatos de leitores comparando a trajetória do Capitão Oxente com a medalhista olímpica Rayssa Leal, que, ao retornar para sua cidade, se recusou a fotografar com políticos que queriam se aproveitar da ocasião para aparecer na mídia. Despertar essa consciência política nas crianças e jovens também é muito importante", acrescenta a autora.

Publicado pela Editora CeNE, que celebra dez anos de existência no Ceará, o livro tem prefácio do escritor Eraldo Miranda e conta com um glossário de expressões nordestinas. Os interessados em adquirir a publicação tanto podem fazer durante o evento de lançamento, quanto pelos sites da editora CeNE e na Shopee (R$ 39,90).

Frederico Brito e Thais Evangelista são casados e pais de três meninos. Ela nasceu em Tianguá e na infância inventava livros para presentear sua mãe. Ele nasceu em Fortaleza e faz poesias e músicas desde a adolescência. Começaram a escrever livros infantis para contar as próprias histórias aos filhos na hora de dormir e acreditam na literatura como fonte de inspiração, informação e transformação do mundo. Para eles, o "Capitão Oxente- O Herói da Nossa Gente" pode ser definido na palavra "arretado" e promete trazer a cultura nordestina impregnada nos personagens, no linguajar, nas atitudes, na ambientação e nas ilustrações. (Ana Louise Gadelha)

Podcast Vida&Arte

O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker. Confira o podcast clicando aqui

Lançamento

Livro "Capitão Oxente, o Herói de Nossa Gente"

Quando: sexta, 24, às 18 horas

Onde: Praça de Eventos - Shopping RioMar Fortaleza (rua Des. Lauro Nogueira, 1500)

Vendas do livro online: editoracene.com.br e @editoracene, e pela Shopee

Valor: R$ 39,90

O que você achou desse conteúdo?