Cantor, compositor e instrumentista, o baiano Gilberto Gil celebra 80 anos neste domingo, 26. Com um legado importante para a cultura brasileira e referência mundial na música, Gil é sucesso também nas plataformas digitais como o Spotify e Youtube. Somente nestas duas redes, o artista soma mais de 1.4 milhões de seguidores.
As composições são escutadas, mensalmente, por 2.632.947 milhões de ouvintes de diversas partes do mundo apenas no Spotify. Em análise exclusiva da Central de Jornalismo de Dados do O POVO (DATADOC), feita com dados do Youtube, Spotify e letras.mus.br, procuramos mostrar um pouco desse sucesso a partir das canções de Gil nessas plataformas.
Multifacetado, é um artista que passeia por diversos ritmos, do forró ao reggae. Em comum, independentemente do estilo, ele canta o “amor”. Pelo menos foi este o termo mais cantado por Gilberto Gil entre as músicas coletadas nesta análise, a partir do site letras.mus.br. O termo está presente em 220 letras das 635 analisadas e é repetido 411 vezes. Em seguida, destacaram-se os termos “dia” (247), “mundo” (224), “coração” (195) e “vida” (188).
Um pouco desse amor e de tantos outros termos presentes nas composições e parcerias que Gil fez ao longo da carreira estão presentes nas 10 músicas mais tocadas dele ou com participação do artista no Spotify. Quem é fã, com certeza já escutou as seguintes faixas: "Esperando na janela", "Camarão Que Dorme a Onda Leva", "Andar com fé", "Toda Menina Baiana", "Aos Pés da Cruz", "Palco", "É tudo pra ontem", "Aquele Abraço", "A paz - Ao vivo" e "Desde Que O Samba É Samba".
Ao todo, na plataforma, estão 84 álbuns de Gilberto Gil, lançados entre 1962 e 2021. Eles estão disponíveis para 181 países, como Singapura, Peru, Paraguai, Costa Rica, Israel e Nova Zelândia, além do Brasil. A popularidade de Gil é 61 — esse valor, que é calculado a partir da popularidade de todas as faixas do artista, varia de 0 e 100. Quanto mais próximo de 100, mais popular.
Os artistas relacionados a Gil, por ordem decrescente de seguidores no Spotify, são: Caetano Veloso, Jorge Ben Jor, Milton Nascimento, Gal Costa, Ney Matogrosso, Cartola, Gonzaguinha, Novos Baianos, Luiz Melodia, Secos & Molhados, Elza Soares, Paulinho Da Viola, João Bosco, Chico César, Tom Zé, Moraes Moreira, Wilson Simonal, Dorival Caymmi, Nara Leão e Jards Macalé. Ao inserir Gilberto Gil (995.562 seguidores) nessa lista, ele fica em segundo lugar, atrás de Caetano Veloso (1.857.779 seguidores).
Ao todo, a plataforma conta com 1.252 músicas de Gilberto Gil. Destas, 987 são títulos “únicos” e as outras 265 são títulos repetidos.
Mas quais são as características das canções do Gil? Qual a mais animada ou mais dançante, por exemplo? O Spotify dispõe de alguns desses pontos, como “acústica”, “dançabilidade”, “energia”, etc., criadas pela própria plataforma.
Dessas características, nas 10 músicas mais tocadas no Spotify, destacam-se a dançabilidade e a valência, mostrando canções mais “dançantes” e positivas. A instrumentalidade, por outro lado, tende a 0. Quanto mais próximo de 0, menos presente o indicador tende a estar. Quanto mais próximo de 1, maior a probabilidade de a faixa conter aquela característica.
Acústica: “Uma medida de confiança de 0,0 a 1,0 se a faixa é acústica. 1.0 representa alta confiança a faixa é acústica.”
Dançabilidade: “Descreve o quão adequada é uma faixa para dançar com base em uma combinação de elementos musicais, incluindo tempo, estabilidade do ritmo, força de batida e regularidade geral. Um valor de 0.0 é menos dançante e 1.0 é mais dançante”.
Energia: “Representa uma medida perceptiva de intensidade e atividade. Normalmente, trilhas energéticas parecem rápidas e barulhentas. O death metal, por exemplo, tem alta energia.”
Instrumentalidade: “Prevê se uma faixa não contém vocais. Quanto mais perto o valor da instrumentalidade estiver de 1.0, maior a probabilidade de a faixa não conter conteúdo vocal. Valores acima de 0,5 destinam-se a representar faixas instrumentais, mas a confiança é maior à medida que o valor se aproxima de 1.0.”
Vivência: “Detecta a presença de uma audiência na gravação. Valores mais elevados representam uma probabilidade aumentada de que a faixa tenha sido executada ao vivo. Um valor acima de 0,8 fornece forte probabilidade de que seja ao vivo.”
Valência: “Faixas com alta valência soam mais positivas (por exemplo, felizes, alegres, eufóricas), enquanto faixas com baixa valência soam mais negativas (por exemplo, tristes, deprimidas, com raiva).”
Fonte: Web API Reference | Spotify for Developers
Assim como nas dez faixas mais populares do Gil no Spotify, as mesmas características se repetem nas demais 987 músicas presentes na plataforma. Principalmente em relação a energia e acústica, há uma distribuição mais uniforme das canções em relação a outras características como instrumentalidade, que se destaca pela concentração em valores próximos a 0 e pela presença mais clara de valores destoantes (é o caso da faixa ‘Ponta de Areia (vinheta)’, de 45 segundos).
Mais da metade das músicas, por outro lado, tendem a ser mais “dançantes” e “positivas”, segundo os indicadores “dançabilidade” e “valência”.
No YouTube, o canal de Gilberto Gil soma 95.559.307 visualizações e 413.000 inscritos.
O vídeo com maior número de visualizações do canal é "Gilberto Gil - Respeita Januário, Xote das meninas, Eu só quero um xodó - Fé na Festa Ao Vivo (2010)", publicado em fevereiro de 2011. Ele conta com 6.061.680 visualizações, 63.557 curtidas e 1.686 comentários.
Já o vídeo com mais likes é "GILBERTO GIL E AMIGOS - ANDAR COM FÉ | GIL 78 ANOS", de 2020. Ele tem 78.524 curtidas, 1.154.600 visualizações e 4.093 comentários. Esse mesmo conteúdo, que conta com a participação de familiares e amigos de Gilberto Gil — entre personalidades como Alcione, Caetano Veloso, Djavan, Emicida, Fernanda Montenegro e Chico Buarque — foi a publicação mais comentada do canal do artista.
Abaixo, duas visualizações mostram o Top 10 com filtro para visualizar vídeos mais curtidos, comentados ou assistidos.
No gráfico a seguir, é possível observar o total de likes, visualizações e comentários por ano em todos os vídeos do canal.
Para essa análise, buscou-se dados nas APIs do Spotify e do YouTube e por meio da raspagem das letras de músicas do site letras.mus.br. As informações foram coletadas em 21/06/2022.
Do site letras.mus.br, foram reunidas as letras das músicas de Gilberto Gil. Com esses textos, foram aplicadas técnicas de processamento de linguagem natural, como tokenização, para encontrar os termos mais recorrentes nas canções.
Da API do Spotify, foram coletados dados referentes a: quantidade de seguidores do artista na plataforma; quantidade de álbuns disponíveis; quantidade de músicas em cada álbum; top 10 músicas mais ouvidas; artistas relacionados; países em que os álbuns estão disponíveis; e características das faixas (indicadores como dançabilidade, energia, valência, etc., definidas pelo Spotify). Algumas informações, como ouvintes mensais, estão disponíveis na página do artista na plataforma.
Por fim, da API do YouTube, foram coletadas as estatísticas do canal (visualizações, número de inscritos e números de vídeos); quantidades de playlists; vídeos de cada playlist e estatísticas por vídeo (quantidade de comentários, likes e visualizações).
Tenha acesso a reportagens especiais. Assine O POVO+ clicando aqui
O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker. Escute o podcast clicando aqui.
Leia amanhã
Vida&Arte publica especial "Gilberto Gil - 80 anos" neste domingo, 24, no caderno impresso
Análise completa
Confira a versão completa da análise exclusiva da Central de Jornalismo de Dados do O POVO (DATADOC) em opovo.com.br/vidaearte