Um desacreditado grupo de cinco cangaceiros — formado pelo íntegro capitão Rocha, Siv e suas espertezas, a independente Bonita, Rimbi e suas trapalhadas e o arengueiro jegue Corisco — se depara com uma fenda temporal que o leva para o ano de 3333, onde vilões como robôs, alienígenas e mutantes comandam o sertão. Para salvar os povoados locais e voltar para o tempo correto, o bando deve enfrentar, então, série de desafios. É essa a premissa da série de animação "Cordélicos", voltada ao público de 6 a 11 anos e a "pais bem-humorados", que estreia exclusivamente no Canal FDR neste sábado, 9, às 15 horas, compondo as comemorações de aniversário da emissora.
"É uma série de animação com pitadas de humor bem cearense. A obra é produzida pela produtora 44 Toons, especializada em animação. Mostra uma viagem no tempo onde um grupo de cangaceiros se transforma em heróis das galáxias", resume Chico Marinho, gerente do Canal FDR e editor-chefe do Núcleo de Imagem do O POVO.
"Cordélicos" conta com 26 episódios de 11 minutos cada, onde reúne referências diversas que vão do filme clássico "Deus e o Diabo na Terra do Sol" e da obra "O Auto da Compadecida", de Ariano Suassuna, à série dos EUA "Samurai Jack". A obra ganha exibição diária na grade do Canal FDR.
A exibição exclusiva no Canal FDR da série, ainda inédita, é fruto do PRODAV 01/2013, um edital da Agência Nacional do Cinema voltado ao incentivo de projetos para TVs educativas. "Somos um canal da Fundação Demócrito Rocha e de educação e cultura. Temos como meta incentivar o audiovisual cearense e também brasileiro", destaca Chico.
A estreia da animação no Canal FDR é apenas a abertura das comemorações do aniversário de 15 anos da emissora. "O Canal está debutando neste dia 9 de junho e 'Cordélicos' abre o caminho para essas comemorações. Ainda vamos exibir os filmes 'Sinos' e 'Padre Cícero', as séries 'O Cangaço Vive' (uma parceria com a Universidade Estadual do Rio Grande do Norte) e uma produzida em vários países, cujo título é 'Prazeres da Vida'", adianta.
Ale McHaddo assina como showrunner, produtor executivo e roteirista da série, que tem direção de Michelle Gabriel e, ainda no roteiro, Luiz Felipe Mazzoni, Ricardo Grynspan, Carol Rosa, Roberta Scavone, Eduardo Melo e Mariana Bardan. No elenco de vozes, há a presença de nomes como Bruno Garcia, Tadeu Mello, Rayssa Xavier, Marcelo Mansfield e o cearense Falcão.
Cordélicos no Canal FDR
Quando: estreia neste sábado, 9, às 15 horas
Onde: Canal FDR – 48.1 Aberto;. 24 (SD) e 523 NET (HD); 138 Brisanet; 23 Multiplay; ou pelo link
O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker. Confira o podcast clicando aqui