Ana Menezes chegou aos 24 anos sem ter conquistado nada que considera importante. Ela está vivendo em um Brasil pós-pandemia, trabalhando em um emprego que consome toda a energia dela e sonhando em ser uma escritora de obras literárias em um País que desvaloriza seus artistas. Apesar de ser de uma família de classe média alta, ela não sente que tem estabilidade para tomar decisões arriscadas. Afinal, está vivendo em uma crise econômica, política e social e, por isso, ter um trabalho com carteira assinada já é mais do que muitos sequer conseguem sonhar. A história de Ana Menezes, que é contada no livro "As vantagens de ser você", escrito por Ray Tavares e publicado pela Galera, é a mesma que muitos jovens de idade similar enfrentam.
Frustrada após passar por uma série de problemas no emprego, Ana se demite. Apesar de sentir uma certa liberdade no início, continua sem perspectivas para a carreira porque as editoras recusam o original que escreveu. A protagonista acredita que todos ao redor estão melhores que ela. A irmã, por exemplo, já alcançou o sonho da casa própria. Nas redes sociais, o mundo é sempre perfeito. Desesperada, compra um livro de autoajuda de um "coach da felicidade" para encontrar uma saída. Por causa disso, faz uma escolha precipitada: com o dinheiro que lhe sobra, adquire três entradas para passar um fim de semana em imersão com o "coach". Além do próprio ingresso, há para os dois — e únicos — melhores amigos, Camila e Luís.
No caminho, ela cruza com Bárbara, paixão de infância que se tornou líder de uma equipe de marketing em uma startup e "virou alguém". Entretanto, o antigo amor da protagonista está viajando acompanhada do namorado, um youtuber famoso. As duas ainda nutrem sentimentos românticos uma pela outra, porém precisam lidar com a situação enquanto estão na viagem. Com esses cinco personagens, a obra de Ray Tavares inicia uma jornada que é, ao mesmo tempo, cômica e trágica. O grupo passa por várias adversidades e revela as desesperanças de uma juventude brasileira em crise.
"A gente acha que a vida das pessoas nas redes sociais é aquilo que elas mostram. A gente não vê o lado negativo, as batalhas delas. A gente só vê as vitórias, as conquistas. Quando estamos do nosso lado, vendo só nossas derrotas, não conseguimos colocar as coisas em perspectiva. Sinto que quis passar muito isso com a Ana: cada um trilha sua jornada e não tem como nos compararmos com outras pessoas. Podemos nos comparar somente com nós mesmos", afirma a escritora em entrevista ao Vida&Arte.
A narradora, na verdade, é inspirada na própria trajetória de Ray Tavares. Assim como sua personagem, a autora pediu demissão de um trabalho com carteira assinada para enveredar pela carreira literária. Mesmo com idades diferentes, os medos foram semelhantes. "Brinco que é a 'crise dos 20 e poucos anos'. Meus leitores estão passando por isso. E a pandemia bagunçou essa situação muito mais em relação ao futuro e à carreira. Todo mundo está bagunçado", diz.
No livro, a autora ainda ressalta o contraste entre Ana e a irmã mais velha, que teve a oportunidade de fazer intercâmbio, formou-se em uma faculdade pública e comprou uma casa própria com o marido. "Além de ser um Brasil pós-pandemia, estamos em um Brasil pós-governo PT. Estamos no meio do governo Bolsonaro. Nos governos passados, a gente tinha essa sensação de que havia um futuro, uma esperança. Tínhamos a esperança de nos formar em uma faculdade, de ter um trabalho… Com o novo governo, essa esperança vai diminuindo nas pessoas. Existe essa ideia de 'eu tinha tantos sonhos quando entrei na faculdade, mas agora estou aqui formada e não consigo um trabalho', ou 'meu emprego paga mal', ou 'é algo que eu não gosto'. Por isso, os personagens se conectam", reflete.
Apesar de "As vantagens de ser você" abordar as frustrações da juventude, o livro apresenta os problemas a partir de uma visão humorística. Os personagens, que são irônicos e engraçados, se colocam em situações cômicas. "Quando você termina de ler, talvez você pense que está todo mundo meio infeliz. Mas esse livro dá um senso de positividade, de que a gente não precisa estar o tempo todo para baixo. A pessoa pode estar vivendo um momento negativo, mas pode ver as coisas com outra perspectiva. É isso que sempre tento fazer nos meus livros", explica.
Tenha acesso a reportagens especiais. Assine O POVO+ clicando aqui
Novos projetos
Além da publicação de "As vantagens de ser você", Ray Tavares tem outros planos relacionados aos seus livros. A obra "12 signos de Valentina", por exemplo, será adaptada para uma série. Na história, Isadora é uma estudante de jornalismo que foi traída pelo namorado. Sob a desculpa de fazer um trabalho da faculdade, torna-se obcecada com astrologia. "Não posso contar muita coisa ainda, mas posso adiantar que está tudo escrito. Estou envolvida no processo, então tudo passa pela minha aprovação. Também escrevi o roteiro. Serão 12 episódios, um para cada signo", detalha. Os atores, porém, ainda não foram selecionados.
Ela, que também trabalha como roteirista, teve a oportunidade de retornar ao texto e mudar algumas partes. "O escritor tem esse 'faniquito' de pensar: 'se eu pudesse reescrever essa história hoje, faria completamente diferente'. Então escrever o roteiro foi muito gostoso, porque pude mudar aquilo que gostaria de ter mudado. São coisas que acho que engrandecem a história. Mas é difícil, porque sei que tem o lado do carinho das pessoas, e elas não querem que mude nada", pondera.
De acordo com Ray Tavares, o audiovisual está passando por um momento de bons investimentos em conteúdos nacionais. "Por mais que exista o ataque à cultura do governo Bolsonaro, acredito que o audiovisual tem se solidificado cada vez mais com a chegada dos streamings no Brasil. Temos um potencial gigantesco", avalia.
"As vantagens de ser você", de Ray Tavares
Galera
350 páginas
Preço médio: R$54,90 (e-book: R$9,90)
Podcast Vida&Arte
O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker. Escute o podcast clicando aqui.