Logo O POVO+
Projeto "Fortitudine" apresenta encontros pelo Centro de Fortaleza
Vida & Arte

Projeto "Fortitudine" apresenta encontros pelo Centro de Fortaleza

Alessandra Marques lança "Fortitudine", um passeio-encontro no Centro de Fortaleza, em texto, som e fotos. Material será disponibilizado nas redes sociais nesta quarta-feira, 27
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Projeto
Foto: Jorge Silvestre/Divulgação Projeto "Fortitudine", um passeio no Centro de Fortaleza, na região onde a vila da cidade nasceu

"Eu estava convicta de que sairia flanando pela alma encantadora das ruas do Centro, pois, sábado é dia de sol, mesmo quando não há sol, dia de desenrolar perrengues e passear ao mesmo tempo". A cena premedita o encontro entre Bárbara e Jana, personagens que se conhecem durante uma visita guiada na Praça dos Leões, em Fortaleza. Juntas, as duas mulheres redescobrem percursos já habituais entre tantos fortalezenses. Praça do Ferreira, Passeio Público, Catedral Metropolitana. Estes são alguns dos locais que ambas percorrem no projeto "Fortitudine - Um Passeio-Encontro no Centro de Fortaleza", que será lançado nesta quarta-feira, 27, às 19 horas.

A iniciativa desenvolve uma narrativa dividida em quatro episódios e composta por textos, imagens e áudios. Nesta configuração, o Centro da capital cearense surge como temática e fonte de inspiração. A jornalista e produtora cultural Alessandra Marques, de 45 anos, relembra que sempre teve uma relação afetiva com esta área da Cidade. "Foi o que me veio à cabeça quando eu tive que fazer o trabalho final de especialização em Escrita Criativa na FB Uni, orientada pela Socorro Acioli. Nas andanças pelo Centro, eu gravava no celular a minha voz, com tudo o que eu via, sentia, intuía, desejava, lembrava e inventava. Com parte da transcrição (dos áudios), eu fui criando a história", conta.

abrir

Os episódios serão lançados diariamente até sábado, 30, nas redes sociais vinculadas a "Fortitudine". Eles também serão disponibilizados na plataforma de streaming Spotify e em um site, com links que serão divulgados em breve no Instagram e Twitter. "Os elementos que busquei trazer têm mais tempo de contemplação. Eu incorporo na narrativa muito do que eu vejo, do que eu lembro e do que eu sinto. Essa mistura de sensações, de cheiros, de impressões, de dúvidas. É também um lugar mais místico, eu jamais pensei que iria escrever uma coisa dessas, mas acabou chegando nesse lugar", prossegue.

Alessandra, com experiência em comunicação e produção cultural, define "Fortitudine" como seu "primeiro trabalho" enquanto artista. A nova vivência profissional possibilitou a criação de distintos olhares de um espaço afetuoso, mas também proporcionou a "cura" de processos internos. "Já tive muitas depressões e entendo que a depressão é uma falta de pertencimento. Minha energia mudou completamente a partir de março, quando eu comecei a trabalhar no projeto com outras pessoas, e perceber que eu tinha a capacidade de construir algo e compartilhar com o público", reflete a idealizadora. Para embarcar na jornada, ela contou com o auxílio de profissionais. As imagens que ilustram os textos foram feitas a partir da visão do fotógrafo Jorge Silvestre, por exemplo.

A narração ficou por conta das atrizes Andréia Pires e Rosana Braga Reis, vozes que materializaram uma história que "celebra o feminino" na Capital. "Fortaleza é uma cidade feminina, a gente vê muitas mulheres na cidade. Elas estão em todos os lugares e eu quis olhar para elas", complementa Alessandra. O projeto também contou com a participação de Vivi Rocha Jones no desenho sonoro, trilha sonora e mixagem; Thaís de Campos na trilha sonora; Samuel Tomé no desenvolvimento do site, assim como as participações de Dillyane Ribeiro e Simone Barreto na versão em áudio. "Eu queria um projeto coletivo para inspirar pessoas que escrevem à, talvez, pensar em projetos que tenham essa amplitude. Isso me resgatou da solidão que é escrever e me reconectou com algo que eu gosto muito, que é conversar com as pessoas, trocar. Saí transformada desse processo", adiciona a produtora cultural.

"Fortitudine" teve o apoio do edital Arte Viva, da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult-CE), com recursos provenientes da Lei Aldir Blanc. As redes sociais da iniciativa estão sendo movimentadas antes do lançamento do primeiro episódio e continuarão disponíveis para visualização após o dia 30. "Eu sempre pratiquei algo que considero muito importante: a obra só existe quando chega no público'', arremata Alessandra.

Fortitudine - um passeio-encontro no Centro de Fortaleza

Quando: de 27 a 30 de julho, às 19 horas

Onde: No Instagram e no Twitter 

Conteúdo ficará disponível nas redes sociais, no Spotify e no site

 

Confira um trecho do primeiro episódio

Podcast Vida&Arte

O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker.

O que você achou desse conteúdo?