Há 20 anos, o cearense Jardeson Cavalcante decidiu dar seus primeiros passos profissionais no ramo do humor. Como ideia de tornar sua marca memorável no cenário da comédia, optou por dar voz a um nome que o acompanhou durante a escola, ressignificando-o e abraçando a seu favor. Do corpo “muito magro” em que era associado “à titela de frango”, veio a inspiração para o seu “batismo” como comediante.
Duas décadas depois, Titela realiza apresentação única no Teatro RioMar Fortaleza levando ao público o espetáculo “20 anos de Fulerage”, com participações especiais dos humoristas Ciro Santos, Bruno Paz e Oliveirinha. O show será realizado nesta sexta-feira, 12, a partir das 21 horas. Os ingressos estão à venda por valores a partir de R$ 30 e podem ser adquiridos na bilheteria física do teatro e no site Uhuu,
Carregando o lado “fuleiro” da alma do humor cearense, o espetáculo fala sobre o cotidiano do “cearense raiz” e reúne memórias que vêm desde o início da carreira de Titela. Uma trajetória, afinal, marcada por destaques na televisão, como o festival de piadas do programa Show do Tom (Cavalcante) na Record TV. Esse seria o pontapé para as experiências seguintes do comediante.
O sucesso crescente o levou para diferentes formatos, como o teatro e o cinema. Atualmente, ele também expande seu humor para as redes sociais, com vídeos no Instagram, YouTube e TikTok e mais de um milhão de visualizações.
Titela levará “um compilado” de tudo o que fez no teatro, no rádio e na TV - “batendo tudo no liquidificador e jogando no palco”. “Eu vou entrar de personagem, vou entrar de cara limpa. Vai ser uma resenha muito grande”, adianta. Antes da “fuleragem” do humorista dominar o ambiente, outros comediantes entrarão em cena, sendo eles Ciro Santos, Bruno Paz e Oliveirinha.
“O Ciro Santos vai fazer uma abertura mais glamurosa e teatral. Depois, vou entrar de personagem para explicar o que vai acontecer e, em seguida, chamarei Bruno Paz e o Oliveirinha para fazerem um show. É depois disso, então, que eu entro para fazer minha apresentação”, revela.
A comédia passa pela vida do cearense intrinsecamente à sua atividade, mas há muito mais o que contar que “apenas” 20 anos de carreira. Titela compartilhará com o público, por exemplo, suas experiências na televisão, na rádio e nos palcos, alcançando o período em que foi repórter de rua, apresentou programa de televisão e até de um show que foi “interrompido à bala”. “Vou contar tudo, vai ser uma resenha atrás da outra”, promete.
Por falar em experiência com televisão, é impossível não falar de sua participação no quadro “Mochila do Riso”, no programa Faustão na Band. Ele foi finalista da edição e conseguiu aumentar ainda mais sua projeção no cenário humorístico nacional. Além disso, em julho esteve no sofá de Danilo Gentili durante o programa “The Noite”, no qual falou sobre sua carreira e trajetória.
O lado artístico de Titela também passa pelo cinema, afinal, chegou a participar dos filmes “Baião de Dois” e “Shaolin do Sertão” e, em outubro, estará à vista no filme “Bem-Vinda À Quixeramobim”. O elenco conta com nomes como Edmilson Filho, Max Petterson, Falcão e Silveiro Pereira, com direção de Halder Gomes e sendo distribuído pela Globo Filmes.
“Eu realizei dois grandes sonhos nesse filme: primeiro, ser dirigido pelo Halder Gomes e atuar ao lado de gente como o Edmilson Filho, o Falcão e a Monique Alfradique. Segundo, ter o prazer e a honra de contracenar com João Guilherme, meu filho mais novo. Isso não tem preço. É algo que não consigo mensurar o que foi contracenar com ele, que já tem essa pegada mais cômica e veio pra fuleragem”, afirma.
Os legados do humor não se restringem de Titela para seu filho mais novo. Na visão do comediante, ao avaliar o cenário de humoristas no Ceará nos últimos anos, o Estado continua e seguirá sendo propício para aqueles que desejarem ingressar nessa área, tanto pelos grandes nomes que surgiram quanto pela característica intrínseca ao seu povo.
“O Ceará é conhecido como a ‘Terra do Humor’ e vai ser conhecido assim por muito tempo, porque é um Estado de graça e de alegria, aonde você vai tem gente fazendo humor e piada. O garçom é engraçado, o flanelinha é engraçado, todo mundo é engraçado por natureza. Vai ser muito difícil o Ceará perder esse título, sem contar os nomes da comédia que já saíram daqui, como Tom Cavalcante, Chico Anysio, Renato Aragão e Falcão”, destaca.
20 anos de Fulerage
Quando: sexta-feira, 12, às 21 horas
Onde: Teatro RioMar Fortaleza (Rua Des. Lauro Nogueira, 1500 - Papicu)
Quanto: a partir de R$30; ingressos na bilheteria do Teatro ou no site Uhuu
O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker. Confira o podcast clicando aqui