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Miami busca expansão de roteiros para turistas; veja opções
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Miami busca expansão de roteiros para turistas; veja opções

Em novo panorama, cidade de Miami expande opções para turistas. Companhias aéreas brasileiras focam em expandir os voos com destino à metrópole
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Little Havana, em Miami (Foto: (Pietra Napole/Purple Cow/divulgação))
Foto: (Pietra Napole/Purple Cow/divulgação) Little Havana, em Miami

A temperatura de Miami permanece por volta dos 30 ºC no mês de agosto, um clima de verão que atrai turistas com ânsia pelo cenário praiano e pela gama de oportunidades da metrópole também reconhecida pelo glamour. A procura é constante em 2022, com demanda crescente após o período inicial da pandemia de covid-19. Segundo levantamento feito pela empresa estadunidense Semrush Holdings, responsável por pesquisas e classificações online, a cidade da Flórida é o destino mais procurado pelos brasileiros, com 95 milhões de buscas virtuais por mês entre março de 2021 e março de 2022.

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Com o objetivo de expandir o fluxo de visitantes na região, a associação de turismo Greater Miami Convention & Visitors Bureau promove ações e roteiros para mostrar que a cidade tem mais para oferecer do que as praias e compras. Há, portanto, um investimento maior em áreas como a cultura e gastronomia, com foco em restaurantes e museus. A proposta parece ser uma alternativa para manter o interesse de turistas em contexto similar ao dos brasileiros, que podem evitar a viagem em razão do aumento das passagens e da cotação do dólar. Assim, Miami busca se manter nas rotas turísticas sob uma nova perspectiva.

A projeção impulsiona as companhias aéreas do Brasil, que pretendem descentralizar e aumentar o número de voos do trajeto. "A sacada é buscar aeroportos centrais. A gente embarca de Brasília, que em termos de Brasil é um hub natural, e traz conectividades. Ao invés de Galeão e Guarulhos, por exemplo, nós temos conexões em aeroportos como o Santos Dumont (no Rio de Janeiro) e Congonhas (em São Paulo)", explica Luiz Teixeira, gerente de Vendas para Mercados Internacionais da GOL em entrevista ao O POVO. Ele também sinaliza o planejamento da empresa em relação à capital cearense e pontua a possibilidade de rotas diretas para o destino internacional até o fim do semestre. "A ocupação está forte, mas a gente precisa de mais, razão pela qual estamos apostando em Fortaleza". O POVO desembarcou em Miami na primeira semana de agosto. Entre a fusão contínua de imagens e linguagens - desde a notória tradição latina até os empreendimentos focados em tecnologias -, o centro urbano prova a pluralidade enquanto desenvolve novas rotas.

ARTECHOUSE

Declarado como o primeiro museu interativo de Miami dedicado à interseção de arte, ciência e tecnologia, o ARTECHOUSE Museum é pioneiro no campo experimental. O ambiente ganha vida com vivências imersivas em realidade aumentada, a exemplo da exposição "Renewal 2121", que segue até 30 de setembro. As obras são desenvolvidas em um suposto futuro no qual a natureza retoma força em meio às metrópoles, com inspiração na cultura japonesa e execução feita por artistas como Dan Kitchener e Yuya Takeda. Durante a visita, o público pode interagir com instalações audiovisuais e participar de jogos interativos. O ponto alto, entretanto, fica para o final. Em um cenário composto por taikos - tambores típicos do Japão - coloridos, os visitantes conseguem comandar as luzes a partir das próprias batidas nos instrumentos. Ingressos estão disponíveis a partir de US$ 17.

 

Ocean Drive

Transitar pela avenida Ocean Drive, em South Beach, significa se deparar com prédios que traduzem a história e parte do apelo cultural de Miami. O caminho é adornado por estruturas do movimento Art Déco, que chegou na cidade por volta de 1925 e esteve no ápice durante a Grande Depressão. As construções inseridas no estilo arquitetônico costumam ter menos de quatro andares e são caracterizadas pelos elementos de geometria, como cubos e esferas, e os tons pastéis. Estas locações foram cenários para diversos filmes e séries, como o Clevelander South Beach Hotel, que foi utilizado nas cenas do filme "8MM" (1999), estrelado por Nicolas Cage. Já o The Carlyle saiu nas cenas de "The Birdcage" (1996). A parte interna do hotel foi modificada para as filmagens de "A Hole In The Head" (1959), com Frank Sinatra.

Outra locação famosa é a mansão Versace, onde o estilista Gianni Versace foi assassinado em 1997. O espaço funciona como hotel de luxo e é a terceira casa mais fotografada dos EUA. O local também foi utilizado na série "The Assassination of Gianni Versace", da Netflix. Grande número destas edificações segue há décadas sem interferências, em razão de políticas de preservação incentivadas por instituições como a Associação para a Preservação do Desing de Miami (MDPL), responsável pelo museu Art Déco.

 

Little Havana

Antes mesmo de pisar na Calle Ocho, a rua mais famosa do bairro de Little Havana, já é perceptível que é em um dos pontos mais efervescentes da cidade. É visível pelos murais coloridos de arte, pelas diferentes músicas que tocam em cada esquina e pelo aroma dos distintos restaurantes situados na região, considerada o coração de Cuba em Miami. O bairro foi ocupado por imigrantes cubanos por volta da década de 1940 e mantém as principais tradições, como o Domino Park, localizado no Parque Máximo Gomez. O estabelecimento resgata os costumes dos jogos profissionais de dominó - o jogo nacional de Cuba -. Porém, existem regras. Os jogadores devem ter acima de 55 anos e não podem fumar, beber, falar palavrões ou apostar no local.

Logo ao lado, está o Tower Theater, inaugurado em 1926 e um dos primeiros equipamentos culturais dos Estados Unidos. O local funciona com apresentação de espetáculos e filmes, exibindo enredos que se misturam aos personagens reais do bairro. Uma das figuras conhecidas pelos residentes é um senhor aposentado, que vende diariamente amendoins por US$ 1 nas ruas. Outra personalidade é Guillermina Hernandez, conhecida como a "avó de Little Havana" e proprietária do mercado Los Piñaleros. O estabelecimento é simples, decorado com imagens de santos que se mesclam com matérias de jornais e placas de carros. Perto do balcão onde Guillermina trabalha diariamente, está o comunicado: "Somos uma família grande, temos que nos cuidar e nos apoiar".

Descendo a rua, é possível encontrar as famosas casas de charutos. Ao chegar na Casa Habano, por exemplo, os convidados conhecem um pouco mais sobre as origens dos produtos enquanto eles são feitos em tempo real. Os charutos podem ser comprados na loja, contudo, demoram três semanas até estarem aptos para consumo. A Calle Ocho ainda conta com a calçada da fama, que leva nomes de artistas latinos como Luis Miguel, Celia Cruz, Gloria Estefan e Thalia. Outro destaque são as figuras de galos espalhadas pelas ruas, sempre grandes e coloridas, que simbolizam a representação do orgulho cubano.

 

Wynwood Walls

Wynwood é um dos bairros de Miami com mais personalidade e é parada obrigatória para quem gosta de arte. No início dos anos 2000, a região estava abandonada pelo poder público e foi revitalizada pelo empresário Tony Goldman com obras de street art. Grafites de artistas renomados, como os brasileiros Eduardo Kobra e Os Gêmeos, estampam os estabelecimentos e as ruas.

O espaço vem sendo ocupado por bares, lojas e cafés, que costumam abrir diariamente às 16h. Um dos grandes atrativos é o Wynwood Walls Museum, que reúne duas exposições em ambientes fechados e apresenta obras na área externa. Para visitar, o turista deve desembolsar US$12. No segundo sábado de todo mês acontece a Wynwood Art Walk, feira com exposições de produtos e música ao vivo.

 

Brickwell City Centre e Dolphin Mall

Em funcionamento desde 2017, o Brickwell City Centre está situado no centro financeiro da cidade e é um complexo que reúne lojas e restaurantes de luxo, como a marca Chanel. O projeto bilionário é dividido em dois edifícios que, além do shopping, também possuem torres residenciais e hoteleiras. A estrutura foi constituída com proposta moderna e traz tecnologias sustentáveis. O Brickwell está fixado em uma das localizações que mais cresce nos Estados Unidos, com uma população que triplicou nos últimos vinte anos. O movimento segue sendo impulsionado pela chegada de hotéis e pela consolidação de polos comerciais.

Já em um ponto a cerca de 20 minutos do centro e de Miami Beach, está localizado o Dolphin Mall. O destino é certo para quem deseja encontrar boas ofertas, visto que, apesar de ser um shopping, tem preços de outlets (lojas com produtos de estoque). O espaço integra lojas de fábricas e empreendimentos menores, como quiosques.

Quem deseja incluir o centro comercial na programação da viagem deve, entretanto, dispor de tempo. O Dolphin integra mais de 240 lojas internacionais, com ênfase nas de departamento, como a Ross e Marshall's. Catálogo também conta com opções de mais custo, como a Calvin Klein e Converse.

 

Onde comer

Time Out Market Miami

O modelo de empreendimento propõe disponibilizar o melhor da culinária local em um só lugar. O espaço segue a proposta criada com a sede em Portugal, no ano de 2014, e apresenta um bar e mais de dez restaurantes. O cliente pode escolher entre pratos locais ou internacionais, de cozinha árabe ou chinesa, por exemplo. O espaço também oferece algumas opções de sobremesa, como cookies e sorvete. Média de preços varia entre US$ 8 e US$ 45.

Onde: 1601 Drexel Avenue, Miami Beach, Florida

Quando: De segunda a quinta, das 11 às 22h; sexta e sábado, das 11 à 00h

Mais informações: No Instagram

Fratelli La Bufala

A franquia Fratelli La Bufala é reconhecida como a primeira pizzaria napolitana de Miami, com início desde 2005. Desde então, o local se mantém com donos da mesma família, imigrantes oriundos da Itália. O público pode acompanhar a produção das típicas pizzas italianas e também pode optar por outras massas tradicionais, como nhoque e linguine de frutos do mar. Destaque para a porção generosa de lasanha bolonhesa (US$ 20), com ricota, ragú de carne e queijo.

Onde: 437 Washington Ave, Miami Beach, Florida

Quando: de segunda a quinta, das 12 às 23h30min; e de sexta a domingo, das 12 à 0h

Mais informações: www.flbmiami.com ou no Instagram 

Nikki Beach Club

O Nikki Beach Club oferta programação na orla de Miami Beach, com céu aberto e atividades que se estendem até o período da noite. Pode ser o local ideal para happy hour e se transformar no ponto para balada. O cardápio vai desde aperitivos - como burratas e pokes de salmão - até os drinks Mojito e Moscow Mule.

Onde: 1 Ocean Drive, Miami Beach, Flórida

Quando: segunda-feira a quinta, das 10h às 18h; sexta-feira, das 10h às 23h, sábado das 12h às 23h e domingos das 11h até 5 da manhã.

Mais informações: miami-beach.nikkibeach.com/ ou no Instagram 

El Pub Restaurant

Situado na Calle Ocho, no bairro Little Havana, a cafeteria traduz a tradição cubana. A movimentação começa logo pela manhã, quando os clientes tomam o habitual café da manhã de Cuba: uma empanada (de carne; frango; queijo e presunto; espinafre e queijo; goiaba e queijo) e um café espresso típico do país. A bebida é vendida no estabelecimento em porções menores por US$ 1.

Onde: Little Havana 1548 SW 8th Street, Miami, Florida

Quando: segunda a domingo, das 7 às 12h

Mais informações: www.elpubrestaurant.com ou no Instagram

Old's Havana Bar & Cocina

Com decoração vintage e ambientação aconchegante, o espaço é autointitulado como "A Casa do Daiquiri", drink cubano com rum, suco de limão e açúcar. O local aposta no cardápio de drinks, com destaque para o Mojito. Os preços variam entre US$ 10 e US$ 30.

Onde: Little Havana 1442 SW 8th Street, Miami, Florida

Mais informações: wwww.oldshavana.com ou no Instagram

Party Cake Bakery e Churromania

Ainda em Little Havana são inúmeras as opções de doces e sobremesas. A confeitaria Party Cake Bakery tem os "pastelitos de guava" (R$ 1,20), massa folheada recheada com goiabada; enquanto o Churro Mania fez reputação com um dos churros mais famosos de Miami. Os preços dos doces empolvilhados no açúcar e canela variam entre US$ 3 e US$ 12.

Onde: Party Cake Bakery: Litthe Havana 1356 SW 8hth Street, Miami, Florida / Churromania: Little Havana 1417 SW 8th Street, Miami, Florida

La Cañita

O restaurante La Cañita está localizado no Bayside Marketplace, shopping ao ar livre situado no centro de Miami. O estabelecimento tem como foco a comida caribenha e cubana, com música ao vivo todos os dias da semana. Os pratos individuais são bem servidos e servem, tranquilamente, duas pessoas. Destaque para a "Watermelon Caprese", salada de melancia com tomates, manjericão, vinagre balsâmico e muçarela, e o "Picadillo de Carne", com carne, refogado de legumes e feijões pretos.

 
 
 
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Onde: 401 Biscanyne Boulevard, Miami, Florida
Quando:De segunda a quinta, das 11 às 22h; sexta e sábado, das 11 às 18h
Mais informações: lacanitamiami.com e no Instagram

Rotelli

Entre as opções gastronômicas do Dolphin Mall, o Rotelli ganha evidência com menu autenticamente italiano. O cardápio varia entre entradas - com variedade de saladas frescas -; pratos principais, com receitas exclusivas de massa; e sobremesas, como os gelatos italianos. Preços variam entre R$ 9 e R$ 22.

Onde: 11401 NW 12th Street, Miami, Florida
Quando: segunda a quinta; das 11 às 23h; sexta e sábado, das 11 às 00h; e domingo, das 11 às 23h
Mais informações: www.rotellidolphinmall.com

Roteiro culinário indicado pela Associação Greater Miami.

Destino final

Até o momento, voos diretos para Miami são realizados pelas companhias aéreas GOL, Latam e Azul. As rotas são feitas semanalmente e partem em conexões dos aeroportos situados nas cidades de Fortaleza, Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo. Os preços de passagens, com ida e volta, variam entre R$ 3.500 e R$ 5.000 para o último semestre de 2022. (Repórter viajou a convite da companhia aérea GOL).

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