Logo O POVO+
Lagum retorna a Fortaleza com nova turnê
Vida & Arte

Lagum retorna a Fortaleza com nova turnê

A banda Lagum se apresenta neste sábado, 20, no festival Zepelim. O grupo promete trilha sonora que perpassa todos os álbuns da carreira
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Banda Lagum se apresenta no Festival Zepelim neste sábado, 20 (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação Banda Lagum se apresenta no Festival Zepelim neste sábado, 20

Criada em 2014, em Belo Horizonte (MG), a banda Lagum, composta por Pedro Calais (vocal), que juntou os músicos e amigos de infância: Otávio Cardoso (guitarra); Jorge (guitarra), Chico Jardim (baixista) e Tio Wilson (baterista, falecido em 2020), se prepara para trazer seu pop alternativo ao Festival Zepelim, neste sábado em Fortaleza. Com números de alto alcance e performance, o grupo é conhecido por trazer inovação e frescor ao cenário musical brasileiro.

"A gente foi uma vez em Fortaleza, em 2018, e, desde então a gente não voltou, mas sempre ficou um desejo gigantesco de retornar. O Zepelim é muito legal, com muitas atrações que a gente é fã, então, vai ser muito legal!", comenta Pedro em entrevista ao Vida&Arte. Com oito anos de carreira, o grupo possui três álbuns lançados: "Seja o que Eu Quiser", de 2016, "Coisas da Geração", de 2019 e o seu mais recente, "Memórias (De Onde Eu Nunca Fui)", de 2021. Além disso, o Lagum ganhou premiações no Fiat Argo Experience (2019) e Grupo do Ano em dois anos consecutivos no Prêmio Multishow de Música Brasileira.

"Com certeza, a maior mudança que aconteceu ao longo desses oito anos de carreira foi sentir uma maior liberdade e menos pressão. Eu acho que isso veio com a experiência e a maturidade em trabalhar no estúdio, respeitar as ideias dos outros e, principalmente, entender o que a música pede. Além disso, o fato da gente ter feito músicas de sucesso, como 'Deixa' e 'Oi', tira um pouco a pressão inicial de emplacar hits. Isso dá para a gente uma tranquilidade muito grande de respeitar a essência da música e a ter um olhar muito mais artístico para a nossa carreira", diz Jorge.

O vocalista Pedro afirma que, mesmo com turnê focada no último disco, o público pode esperar da apresentação em Fortaleza uma mistura dos três álbuns e dos singles que lançaram ao longo da carreira. "Obviamente, a turnê é focada no 'MEMÓRIAS (De Onde Eu Nunca Fui)', só que a gente não consegue deixar músicas que marcaram nossa carreira de lado. Então, o público pode esperar muito sucesso e uma energia incrível!", completa ele.

Neste ano, a banda está na estrada com uma nova turnê, que teve datas confirmadas no Brasil e na Europa. Ao longo do ano, o grupo participou do Lollapalooza 2022, do Festival João Rock e do Turá. O quarteto também confirmou que haverá novas edições do seu próprio festival de música, intitulado "A Ilha". A primeira edição do evento aconteceu no dia 25 de junho na Esplanada do Mineirão, em Belo Horizonte, reunindo 15 atrações e mais de 6 mil pessoas.

"A experiência de fazer uma turnê é muito legal, tanto pelo prazer de tocar, que a gente sempre teve, quanto pelos lugares que a gente pode conhecer. Se tem uma coisa que a gente aprendeu com a pandemia, é que viver é bom demais e a gente quer aproveitar ao máximos os lugares que a turnê passa. Conhecer a cultura, as comida, as pessoas.... está sendo muito prazeroso", comenta Pedro. Na entrevista, Pedro Calais e Jorge aproveitaram para gerar um suspense ao falar sobre projetos previstos ainda para 2022. "A gente está sempre preparando alguma coisa. Já entramos em processo de composição, pré-produção, estamos gravando algumas demos, mas ainda não temos previsão de quando vamos mostrar isso para o público. Já fica a dica aí que estamos preparando coisas novas!", revela Pedro.

"Eu definiria Lagum como o projeto mais importante e especial da vida de cada um de nós, integrantes. É um lugar que a gente pode expressar nossas ideias e poder viver disso é a realização de um sonho. Sobretudo, em um país em que viver de arte é tão complicado. Então, fazer isso com amigos, poder conhecer lugares diferentes e gravar em estúdio é um sonho. Mesmo sendo preciso abrir mão de momentos com a família, de todo o cansaço, é muito recompensador", conclui Jorge.

O Festival Zepelim ocorre neste sábado, 20, no Marina Park Hotel, com abertura dos portões às 16 horas. Os ingressos estão à venda no site da Bilheteria Virtual (cartão de crédito em até 3x ou via pix); e nas lojas: BABA (Rua Monsenhor Bruno, 819), Elabore (Aldeota e Shopping RioMar). Além da banda Lagum, outras 14 atrações estarão no evento, dentre elas: Alceu Valença, Luísa Sonza, Marina Sena, Baco Exu do Blues, Selvagens à Procura da Lei, Igor Montenegro, Gilsons, e Mallu Magalhães.

Memórias (De Onde Eu Nunca Fui)

Nos últimos anos a banda teve vários lançamentos, incluindo uma nova versão da música "Deixa", que contou com feat de Ana Gabriela, e se tornou uma das músicas mais ouvidas do Brasil. Em 2020, divulgaram dois singles: "Hoje eu quero me Perder" e "Será" feat. IZA, enquanto em 2021, lançaram "Musa do Inverno", "Eu e minhas paranoias" e "Eita Menina" feat. com Mart'nália e L7NNON, além do seu terceiro álbum de estúdio.

O intitulado "Memórias (De Onde Eu Nunca Fui)", conta com seis faixas inéditas e diferentes parcerias com nomes importantes do ramo, incluindo um feat com o Emicida no single "Descobridor". O conceito do álbum busca trazer a importância de viver cada momento como se fosse o último, além de ser uma grande homenagem ao Tio Wilson.

"O disco foi a libertação de uma energia que estava presa e aí a gente pôde lançar, tanto esse álbum que demorou para sair quanto ir para a turnê e viver essas memórias que a gente ainda não tinha tido. Pudemos colar em cidades novas e ter trocas maravilhosas com Emicida, Lennon, Mart'nália, Marina Sena e a cantora portuguesa Bárbara Tinoco.... e essas escolhas se deram porque a gente admira o trabalho de todas essas pessoas", diz Jorge

 

Festival Zepelim

 

Quando: 20 de agosto, às 16 horas
Onde: Marina Park Hotel (Av. Pres. Castelo Branco, 400 - Moura Brasil)
Quanto: R$ 360 (inteira), R$ 180 (meia). Valores referentes ao terceiro lote; sujeitos a alterações

Ingressos: site Bilheteria Virtual. E lojas BABA (Rua Monsenhor Bruno, 819), Elabore (Aldeota e Shopping RioMar)

Mais info: No Instagram 

Podcast Vida&Arte

O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker. Confira o podcast clicando aqui

O que você achou desse conteúdo?