Logo O POVO+
Fernanda Pessoa traz história da arte para o ensino da redação do Enem
Vida & Arte

Fernanda Pessoa traz história da arte para o ensino da redação do Enem

Professora pernambucana Fernanda Pessoa soma mais de 12 mil alunos neste ano
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Fernanda Pessoa comanda curso para redação ENEM (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação Fernanda Pessoa comanda curso para redação ENEM

Com 25 anos de experiência na área de Educação, Fernanda Pessoa é referência no ensino de português no Brasil. A professora e empresária divide o tempo entre aulas presenciais e on-line para mais de 12 mil alunos e a administração do Curso Fernanda Pessoa, com duas sedes em Pernambuco.

Em 2000, iniciou a relação com a sala de aula quando alugou um espaço atrás de um açougue para ensinar literatura, gramática e redação para 13 alunos, sendo oito bolsistas. Para conseguir concluir a graduação, decidiu vender biscoitos para pagar as mensalidades. Em 2010, Fernanda fundou um curso próprio com apenas R$5 mil.

A educadora veio de uma família humilde e conta, em entrevista ao Vida&Arte, que o primeiro sonho era ser médica na África. Entretanto, sendo uma mulher que veio do Sertão, jovem e mãe na adolescência, sofreu duros preconceitos que barraram a trajetória.

"Sempre tentei me manter na vida das pessoas por meio do conhecimento que eu poderia trocar com elas. Mas eu não queria ser igual a todo mundo. Nunca consegui ensinar da forma que as escolas queriam. Por essas razões, fui despedida de várias e percebi, depois de muito tempo, que eu queria ter um método próprio", diz ela.

No ano de 2022, Fernanda foi para a França a fim de fotografar e estudar obras de arte para ensinar seus conteúdos de forma diferente.

"Para o jovem, isso é muito atrativo e em paralelo eu inventei um método de redação. Fiz isso pois acredito em uma educação que faça com que a meninada pense", defende Fernanda, conhecida pela alta taxa de aprovação dos alunos, com três notas 1000 na redação do ENEM 2021 e mais de 20 mil classificações em faculdades do Brasil.

O que você achou desse conteúdo?