Logo O POVO+
Improviso: Cia. Barbixas de Humor apresenta show "Improvável" em Fortaleza
Vida & Arte

Improviso: Cia. Barbixas de Humor apresenta show "Improvável" em Fortaleza

Referência nacional no teatro de improviso, Cia. Barbixas apresenta espetáculo de humor "Improvável" no Theatro José de Alencar neste fim de semana
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Espetáculo
Foto: Luciano Bergamaschi/Divulgação Espetáculo "Improvável", da Cia. Barbixas de Humor, está em cartaz desde 2007 e se destaca pelo improviso teatral

Um espetáculo de humor no qual as cenas são criadas na hora do show, a partir de sugestões do público que o acompanha. No palco, humoristas se revezam para realizar improvisações teatrais por meio de comandos de um mestre de cerimônias responsável por escolher um tema sugerido pela plateia. A todo instante, o imprevisível pode acontecer: é dessa forma que o espetáculo "Improvável" é realizado há mais de uma década e meia.

O show foi criado em 2007 pelo trio de humoristas Anderson Bizzochi, Daniel Nascimento e Elidio Sanna, que, juntos, formam a Companhia Barbixas de Humor. O grupo se apresentará em quatro sessões no Theatro José de Alencar (TJA) neste fim de semana, sendo duas no sábado (às 18h30min e às 20h30min) e duas no domingo (às 17 e às 19 horas).

Os ingressos estão sendo vendidos no site Sympla Bileto, mas até o horário de fechamento desta edição, apenas a sessão de 17 horas do domingo ainda estava disponível, as demais foram esgotadas. As entradas podem ser adquiridas por valores a partir de R$ 35.

"Improvável" acontece sem preparação prévia de cenas por parte dos atores e, além de receber colaborações da plateia, reúne atores convidados a cada apresentação. Vários nomes relevantes do humor nacional já passaram pelo espetáculo, como Fábio Porchat, Marco Luque e Maurício Meireles.

Os Barbixas se tornaram referência no ramo da improvisação, conquistando, em 2016, o prêmio Risadaria na categoria "Melhor Espetáculo de Improvisação". A companhia também já foi convidada para produzir e estrelar programas televisivos como Quinta Categoria (MTV), É Tudo Improviso (Band) e Tomara Que Caia (Globo).

A procura por ingressos foi tamanha que foi necessário abrir novas sessões para o espetáculo. Nesse caso, a busca intensa reflete como a companhia de humor conseguiu alcançar diferentes locais do Brasil ao longo desses 15 anos de estrada. Com vários anos de exibição e, ainda assim, com espaço para novidades: "Improvável" consegue, a partir de sua essência, se tornar uma apresentação única a cada sessão nova.

Como afirma Elidio Sanna, um dos integrantes da Cia. Barbixas, essa é uma das "magias da improvisação". "Essas sessões serão exclusivas para quem estiver lá (no teatro). Jamais se repetirão", destaca.

Qual seria o segredo, então, para não se repetir e continuar improvisando por mais de uma década e meia? Para o humorista, os caminhos passam pela "paixão" por essa arte: "O segredo é gostar de improvisação, e nós nos apaixonamos por ela assim que começamos. Amamos improvisar, e quando você está improvisando parece que você entra em um mundo paralelo, é muito prazeroso. Nós gostamos do que fazemos e é muito bom continuar fazendo com essa vontade".

No espetáculo, há diferentes tipos de jogos. Em "Frases", por exemplo, cada jogador recebe duas frases de uma caixa com sugestões da plateia. Ao longo da improvisação, eles deverão encaixá-las na cena. Outro jogo é o "Troca", em que cada vez que for dita a palavra que nomeia a atividade, o improvisador deverá trocar sua última fala ou ação. O "Mestre de Cerimônias" responsável por conduzir o jogo poderá também dizer "mais" ou "menos", e assim os participantes deverão aumentar ou diminuir o que disseram ou fizeram.

Nesses momentos, há várias interações entre os improvisadores, que se revezam durante os jogos. Segundo Elidio, o principal objetivo é "inspirar o parceiro de cena" quando o assunto é fazer improvisação juntos. "Até hoje nós nos surpreendemos com os improvisadores que nos acompanham, mesmo com o entrosamento que construímos ao longo desses anos. Então, ainda hoje nós entramos em cena e eu penso: 'O que está acontecendo? De onde vieram essas ideias?'. Isso é muito bom porque depois de 15 anos", pontua.

Os shows da Companhia estão retornando, assim como outros eventos culturais que foram paralisados por causa da pandemia. Elidio avalia que os Barbixas conseguiram se adaptar a esse período, mas garante que "prazer como o de estar no palco não existe em lugar algum". "Estávamos sentindo esse buraco na nossa existência, então voltar para o palco é uma coisa maravilhosa", enfatiza.

Os Barbixas disponibilizam a cada semana em seu canal no YouTube novos vídeos de cenas do "Improvável".

Alguns jogos do "Improvável"

Cenas Improváveis

O público da plateia põe sugestões de cena em uma caixa antes de se iniciar o espetáculo. As melhores cenas serão lidas na hora para os atores que irão improvisar algo relacionado às cenas selecionadas.

Dicionário

Os atores iniciam uma cena e, ao escutarem o comando "dicionário" dito pelo Mestre de Cerimônias, devem dar a definição do último termo que disseram.

Realidade Paralela

Os participantes começarão uma cena e, a cada momento que o Mestre de Cerimônias quiser ver uma realidade paralela, voltará no tempo para mudar o que tiver acontecido na cena.

Posição Final

Os jogadores inventam posições baseadas em uma sugestão dita pela plateia antes do jogo começar. Durante a atividade, os atores deverão seguir improvisando até que os três atores estejam em suas posições.

Troca

Toda vez que o Mestre de Cerimônias disser a palavra "troca", o improvisador deverá trocar sua última fala ou ação. O MC também pode dizer os termos "mais" ou "menos" para aumentar ou diminuir o que os participantes disseram ou fizeram.

Pensamento

O pensamento secreto de cada jogador em cena é revelado a cada vez que o Mestre de Cerimônias tocar a campainha.

"Improvável" em Fortaleza

Quando: sábado, 27, às 18h30min e às 20h30min; domingo, 28, às 17 e às 19 horas
Onde: Theatro José de Alencar (Rua Liberato Barroso, 525,- Centro)
Quanto: a partir de R$ 35; vendas no site Sympla

Podcast Vida&Arte

O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker. Confira o podcast clicando aqui

O que você achou desse conteúdo?