Logo O POVO+
Vitor Fadul fala dos desafios e expectativas na música
Vida & Arte

Vitor Fadul fala dos desafios e expectativas na música

Cheio de determinação e sonhos altos, Vitor Fadul fala sobre sua carreira na música e os preconceitos sofridos pelo diagnóstico tardio de autismo
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Vitor Fadul fala de carreira artística e lançamentos musicais (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação Vitor Fadul fala de carreira artística e lançamentos musicais

Cantor brasileiro de 25 anos, nascido em Itanhaém, na Baixada Santista, Vitor Fadul se apresenta como uma grande promessa do mercado da música pop. Não se restringindo a esse cenário, o artista também trabalha como ator e já chegou a apresentar shows de mágica, inclusive em programas como o de Eliana e Silvio Santos. Tendo recentemente lançado o single "Além das Palavras", Vitor passeia por diferentes vertentes musicais e estéticas com ousadia e brasilidade.

Aos 5 anos de idade, o artista cantou pela primeira vez, junto de seu pai, na igreja. Apesar de ter crescido sem muitos recursos intelectuais e financeiros, o que prejudicou seu acesso à cultura, Vitor sonhava alto em seus pensamentos. Certo dia, o artista pegou um saco de lixo, cortou para colocar os braços, usou um pano grande, uma gravata do meu pai (que amarrou na cintura), um chapéu jogado e fez o seu próprio "Zorro". Mesmo com poucas fotos da infância, ele ressalta que sua criatividade sempre pulsou forte, assim como conta seus familiares.

"Com 5 anos, eu era influenciado pelo rock que meu pai colocava, no último volume. Lembro de ficar muito nervoso, mas meu pai era mais criança do que eu e mesmo gritando para tirar a música alta, o volume era mais alto do que qualquer crise que eu poderia ter. Nem os vizinhos conseguiam fazê-lo parar. Então, com o tempo, pela repetição, aquelas músicas se tornaram referências que desabrocharam só na adolescência. O que eu amava mesmo era o Rouge. Eu sonhava com as cantoras, vibrava, e sabia dançar 'Ragatanga' muito bem!", diz Vitor em entrevista exclusiva para o Vida&Arte.

Fadul é um artista autista que descobriu o diagnóstico tardiamente, fazendo com que se questionasse e sofresse diversos preconceitos, por muitos anos, que não conseguia entender. Ele conta em entrevista que já recebeu mais de 500 "nãos" em testes de publicidade. "As agências me mandavam, eu fazia tudo correto e não passava! As equipes que acreditavam em mim e que me enviavam aos testes não entendiam o que havia de errado. Eu também nunca entendi", conta ele.

Com o passar dos anos, Vitor desenvolveu habilidades para lidar com as barreiras que surgiam. Uma visão positiva sobre tudo e todos foi a solução para grande parte de seus problemas, sendo também a pauta mais presente em suas produções musicais. "O bom de ser um problema é que sei que vai se resolver um dia. Não sei se concordará comigo, mas é muito difícil ser rejeitado, porém é algo que sei que vou superar. Tudo é positivo na minha visão, porque todo o sofrimento nos faz crescer; se decidirmos que tudo na vida é uma lição, um exercício de evolução", diz ele.

O artista ressalta que o Transtorno de Espectro Autista o faz sentir dificuldades em diferentes campos e que é necessário muito esforço, mesmo para atividades simples. Para ele, sua força de vontade sempre irá superar os desafios. "Se as dificuldades fossem definir o que posso fazer, eu não teria feito quase nada na vida. Respirar fundo e entender como sou, e com o que tenho, dar o meu melhor", comenta ele.

 

Carreira artística

Aos 15 anos, Vitor começou a trabalhar em sua carreira musical e foi em 2021 que lançou seu primeiro single, intitulado "Freshness". O cantor conta que foi um momento único em sua vida, pois foi por não desistir que conseguiu se lançar no mercado. Atualmente, o artista tem músicas produzidas pelo mesmo compositor de Sandy & Junior, e videoclipe gravado em Lisboa da faixa "Yin & Yang".

"Estava ouvindo constantemente a música e imaginando o roteiro. Quando cheguei no Castelo de São Jorge, fui me fascinando com o lugar. A sensação de equilíbrio surgiu e eu disse em alto e bom som para o meu marido: 'É aqui que gravarei o clipe de Yin & Yang'. Aquela neblina no abismo nas pontas do castelo, as árvores: aquele contraste era exatamente o que eu precisava", conta ele sobre a produção do videoclipe lançado em março deste ano.

Em maio, Vitor lançou a faixa "Vai Sem Medo" e conta que cada trabalho vem pra revelar um pouquinho mais de si. Questionado sobre seu sonho, ele responde: "Realizar! E pelo realizar, conferir a felicidade das pessoas. Quero ver o impacto do meu trabalho na vida das pessoas".

Sendo um artista que também passeou pela televisão brasileira, Vitor conta que iniciou no teatro aos 9 anos. Aos 19 anos se tornou ator profissional, com o comprovante de DRT. "O teatro me ajudou a ser o artista que eu sempre quis ser. Sou ator e sempre serei ator. Mas nesse momento me dedico 100% exclusivamente a ser cantor".

"O pop é o estilo que me permite existir e me expressar. Sou um ser humano complexo, como todos somos em nossas singularidades e uma dessas complexidades é que amo música em geral", finaliza ele.

Podcast Vida&Arte

O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker. Confira o podcast clicando aqui

O que você achou desse conteúdo?