Crateús, 7 de agosto de 1962. A data marca o início da vida de Francisco de Assis Rodrigues de Almeida, o Delalmeida, filho de ourives e bordadeira e neto de rendeira. Como anunciava a genealogia, a arte faria parte de sua vida. Os sessenta anos de vida, comemorados no último mês, marcam também os 35 dedicados às artes visuais, em especial a xilogravura. A exposição “Jardim dos Anjos: Francisco de Almeida – 60 anos” tem início nesta terça-feira, 6, no Espaço Cultural Unifor, a partir das 19h. A visitação é gratuita e aberta ao público e segue até 11 de dezembro.
O artista considera a mostra um reconhecimento da produção artística e motivo de alegria, embora acredite que ainda há muito a aperfeiçoar. “Eu vejo como uma estrada longa, ainda tenho muito a caminhar e aprender, como faço todos os dias e quero continuar enquanto estiver saúde", declara.
Com história que parece a de muitos cearenses, Delalmeida conta que mudou para Fortaleza quando jovem em busca de oportunidades. “Vim para Fortaleza com 15 anos. Mas, mesmo em Crateús, tinha vontade de chegar na quinta série para ter aula de educação artística. Quando cheguei, era só para desenhar flores e eu pensava em outros detalhes. Cheguei em casa triste e falei para minha mãe: 'só desenham flores'”, relembra.
Segundo ele, migrar para Fortaleza foi uma intuição, que se sustentou mesmo contra a vontade dos pais. Na cidade grande que participou das primeiras formações artísticas.
“Eu comecei desenhando as pessoas e uma delas me avisou de um curso de pintura no Museu da Universidade Federal do Ceará com inscrições abertas e quando cheguei lá, todas as vagas já estavam preenchidas”, narra.
Cabisbaixo, voltou para casa com os desenhos nas mãos e apresentou a um dos funcionários da universidade. Admirado com o talento de Francisco, o servidor o convidou para participar de um teste, ele foi aprovado e ingressou no curso como aluno especial.
De lá para cá não parou de estudar, colecionando cursos de pintura e desenho na Universidade Federal do Ceará (UFC) e na Universidade de Fortaleza (Unifor). Foi o vencedor do 1º Prêmio na XVI Unifor Plástica no ano de 2011, tendo conquistado menção honrosa na XIV edição do mesmo evento, anos antes, em 2007. Também em 2007, participou da Bienal de Valência e da VII Bienal do Mercosul.
"Eu fico muito contente de representar o Ceará, ver pessoas lagrimando de felicidade ao ver nossas instalações. Tanto fora do Ceará como do Brasil”, diz Francisco, que coleciona experiências internacionais. O xilogravurista teve trabalhos expostos na Espanha, Argentina, Alemanha e terá obras na Inglaterra no próximo ano.
Com técnicas que agregam a cultura popular cearense e arte contemporânea, seu trabalho está em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) do Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal e Minas Gerais. No exterior, participa da exposição coletiva de 25 artistas, em Rostock, na Alemanha.
A técnica de xilogravura expandida é uma das muitas contribuições de Delalmeida. "É uma ruptura com os limites e dificuldades. Ela extrapola as medidas das placas de madeira e prensas, ela rompe com o limite das cores, extrapolando o preto e branco. E cria um caminho para a construção de monotipias de grande medida, é fruto de inquietação e ousadia, de sonhos e obstinação", define o galerista Leandro Leal.
“Jardim dos Anjos: Francisco de Almeida – 60 anos” reúne diferentes fases da produção artística de Delalmeida e conta com obras exclusivas. Para Leandro, a exposição é uma oportunidade para o público entender as obras do artista. "É antes de tudo uma oportunidade de compreender sua evolução artística e sua persistência em superar limites e descobrir novos caminhos", diz.
“Ao homenagear o Francisco de Almeida, a exposição não está apenas retribuindo ao Francisco de Almeida por toda sua dedicação, empenho, e genialidade em desenvolver suas ferramentas, técnicas, e meios, mas também presenteando o público com trabalhos maravilhosos e impactantes, que mostrando não haver limites para quem se dedica e estuda com profundidade”, finaliza.
Exposição Jardim dos Anjos: Francisco de Almeida - 60 anos
Quando: 7 de setembro a 11 de dezembro de 2022
Visitação: terça a sexta-feira, de 9h às 19 horas; sábado e domingo, de 8h às 18 horas
Onde: Espaço Cultural Unifor (Av. Washington Soares, 1321 - Edson Queiroz)
Gratuito
Mais informações: (85) 3477.3319
O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker. Confira o podcast clicando aqui