Localizada no coração de Fortaleza, a Cidade da Criança — também conhecida como Parque da Liberdade — faz parte do cartão postal de Fortaleza e é reconhecida há mais de 30 anos como patrimônio histórico e cultural da Capital. O local começou a ser construído ainda no século XIV, sendo inaugurado oficialmente em 1902. Já teve diversos nomes, que foram atribuídos por diversas razões, como em referência à abolição da escravidão no Ceará, com o "Parque da Liberdade"; e em homenagem ao centenário da Independência do Brasil, com "Parque da Independência".
De junho de 2020 a dezembro de 2021, a Cidade passou por uma reforma e agora conta com 27 mil m² de área totalmente urbanizada e restaurada, com novo piso acessível e drenante, iluminação em LED, mobiliários urbanos, bicicletário, paisagismo e áreas de praça, garantindo atividades ao ar livre e com vasto sombreamento natural. O espaço também conta com um circuito de sete ilhas pedagógicas. Cada uma delas possui brinquedos e espaços lúdicos que aguçam a criatividade e as habilidades motoras das crianças.
A Cidade da Criança, apesar de ter um nome que remete à faixa etária infantil, convida e recebe a todos os que se interessam pela cultura cearense e que possuem um tempo ao longo da semana para ir até lá conhecer uma das três atrações que são desenvolvidas no Parque: o Museu do Bode Ioiô, a Casa do Turista e o projeto Ciclofaixa de Lazer.
Museu do Bode Ioiô
O Museu do Bode Ioiô é um projeto sociocultural com a temática do personagem popular. Idealizado pelo educador, turismólogo e pesquisador cearense Gerson Linhares, o equipamento foi instalado em parceria com a Secretaria Municipal do Turismo de Fortaleza (Setfor), na Cidade da Criança, e divide o espaço de uma das casinhas do local com a Casa do Turista.
O acervo do museu conta com peças de artes, artesanatos, fotografias, literatura popular, cordéis e publicações com a temática do Bode do Nordeste e, em especial, o Bode Ioiô. Um destaque do projeto é o mascote Bode Ioiô de Fortaleza, um boneco utilizado para contar histórias para as crianças de forma lúdica.
Conforme Gerson Linhares, o equipamento tem recebido visitas constantes de famílias e grupos de turistas. A esse sucesso inicial ele atribui, dentre outras coisas, a localização privilegiada do Museu. "Agora nós estamos partindo para receber escolas, porque estamos criando uma programação especial de educação patrimonial com contação de história e teatrinho infantil para os grupos pré-agendados", explica o historiador.
Horário de funcionamento: terça a sexta, das 8h às 17 horas; e de sábado a domingo, das 8h às 12 horas
Agendamento prévio: 85 98835.9915 (WhatsApp)
Casa do Turista
As Casas do Turista são locais onde o visitante recebe informações úteis sobre Fortaleza, como opções de passeios, indicação de restaurantes, localização de caixas eletrônicos e casas de câmbio, e locais de compras, por exemplo. Também contam com material informativo sobre a Cidade, como folhetos e mapas, entre outros. No espaço, o turista dispõe também de atendimento bilíngue e pode utilizar o serviço de internet e assistir a vídeos sobre a capital cearense.
A Casa do Turista que fica localizada na Cidade da Criança divide espaço com o Museu do Bode Ioiô. Atualmente, há outras cinco Casas do Turista na cidade: no aeroporto, no calçadão da avenida Beira-Mar, no Mercado Central, na 10ª Região Militar e no Estoril.
Onde: Parque da Liberdade/Cidade da Criança (Rua Pedro I, s/n - Centro)
Funcionamento: Segunda a sexta, das 9h às 17h e aos sábados, das 8h às 12h
Ciclofaixa de Lazer
Agentes e educadores da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) realizam diversas atividades que incentivam o respeito às normas de circulação viária em pontos de apoio da Ciclofaixa de Lazer, tradicional evento ciclístico realizado pela Prefeitura de Fortaleza aos domingos há oito anos.
Na Cidade da Criança, no Centro, uma base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) é disponibilizada semanalmente para dar suporte aos usuários de bicicletas. Outras ações são levadas quinzenalmente ao local (em rodízio com outros pontos de apoio do evento ciclístico) e voltadas para toda a família.
Dentre as atividades realizadas, tem jogo de tabuleiro do trânsito e minicircuito de bike infantil. No dia dessas atividades, a AMC também distribui plaquinhas que incentivam o respeito aos ciclistas.
Onde: Parque da Liberdade/Cidade da Criança (Rua Pedro I, s/n - Centro)
Quando: aos domingos, das 6h às 12h
Cidade da Criança
Onde: Rua Pedro I, s/n - Centro
Aberto diariamente
Gratuito
Instagram: @secultfor
O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker. Confira o podcast clicando aqui