Logo O POVO+
Pesquisadora defende desconstrução da gordofobia na sociedade em livro
Vida & Arte

Pesquisadora defende desconstrução da gordofobia na sociedade em livro

Buscando desmistificar discursos, pesquisadora e autora Agnes Arruda lança obra que analisa vocábulos que integram o conjunto de palavras tidas como gordofóbicas
Edição Impressa
Tipo Notícia Por

Gordofobia, termo originado do inglês "fatphobya", significa aquele que tem alguma percepção negativa sobre pessoas gordas e/ou obesas. No Brasil, o conceito voltou a ser pauta de discussão após a digital influencer Thaís Carla ser vítima de comentários gordofóbicos, o logo estimulou um debate nas redes sociais: em que momento um comentário, ou expressão, é considerado preconceituoso?

Para responder essa pergunta, Agnes Arruda, doutora em Comunicação e pesquisadora em gordofobia, lançou recentemente a obra "O pequeno dicionário antigordofóbico", que possui em sua estrutura expressões pejorativas apontadas como gordofóbicas, bem como as diferentes formas de romper com o preconceito estrutural na sociedade. A autora aborda os impactos causados pela gordofobia e a maneira que produtos culturais abordam o assunto.

"Hoje a gente vê a expansão da discussão nesses produtos, mas ainda é muito distante do ideal. A representatividade das pessoas gordas na mídia ainda é baixa e, quando representadas, continua sendo de forma pejorativa", afirma Agnes.

A pesquisadora acrescenta, ainda que as iniciativas são sempre individualizadas, ou seja, protagonizadas pelas pessoas. No entanto, é necessário que elas sejam institucionalizadas como forma de combate ao preconceito de forma geral na sociedade.

A ideia de produzir a obra se deu há 10 anos. Ao iniciar os estudos em gordofobia e mídias, a autora percebeu que o assunto não era discutido como deveria, com a problemática não somente na abordagem do assunto, mas também na utilização de termos dentro da comunicação.

"No desenvolvimento da pesquisa, me dei conta que não se trata apenas de uma questão dos meios hegemônicos, mas em como a gente se comunica de uma maneira geral. Algumas expressões e significados são atribuídos a palavras que ajudam a reforçar o preconceito, então comecei a escrever sobre o assunto", explica.

O livro é resultado de pesquisas nas áreas de autoetnografia e análise de conteúdo, com extensa pesquisa bibliográfica e documental. A obra dispõe 20 verbetes, dois textos introdutórios, prefácio redigido pela jornalista Jamile Santana e posfácio escrito pela jornalista Ana Clara Ferrari.

Algumas expressões como "acima do peso", "bonita de rosto" e "gordice" integram a coleção de palavras que carregam consigo o preconceito e precisam ser repensadas. De acordo com a autora, o conhecimento da causa e acolhimento das pessoas violentadas pelos termos são alternativas para romper com o preconceito enraizado na sociedade. 

A sexta e última temporada da série
A sexta e última temporada da série "This Is Us" estreia hoje, 6, na plataforma de streaming Star+, da Disney

This Is Us

Criada por Dan Fogelman, a série acompanha o cotidiano da família Pearson durante várias linhas do tempo diferentes. Depois da morte de um dos seus trigêmeos durante o parto, o casal Rebecca (Mandy Moore) e Jack (Milo Ventimiglia) decidem adotar um recém nascido que acabara de ser resgatado pelos bombeiros. Durante os episódios, a série apresenta os problemas e dilemas dos Pearsons enquanto família, assim como a vida particular dos filhos depois de adultos.

Onde assistir: Prime Vídeo e Star

Temporadas: 6

Classificação indicativa:
14 anos

Dumplin
Dumplin

Dumplin

Willowdean Dickson (Danielle Macdonald), é uma jovem acima do peso e bastante confiante com o próprio corpo, apesar de não ter o respeito de sua mãe, uma ex-miss (Jennifer Aniston). Quando se apaixona pelo atleta Bo (Luke Benward) e começa a ter inseguranças. Will decide entrar num concurso de beleza como forma de protesto.

Onde assistir: Netflix

Duração: 1h50min

Classificação indicativa: 10 anos

Em
Em "Insatiable", uma garota encontra nos concursos de beleza sua chance de se vingar do bullying que sofreu

Insatiable

Uma garota encontra nos concursos de beleza, com a ajuda de um advogado, a chance de se vingar do bullying que sofreu, mas a situação sai do controle. A série sofreu acusações de "fat shaming" (humilhação por conta do peso), mas foi defendida pela equipe.

Onde assistir: Netflix

Temporadas: 2

Classificação indicativa:
14 anos

Cena do filme
Cena do filme "Preciosa - Uma História de Esperança"

Preciosa - Uma história de esperança

Claireece "Preciosa" Jones (Gabourey Sidibe) é uma adolescente de 16 anos que sofre uma série de privações durante sua juventude. Violentada pelo pai (Rodney Jackson) e abusada pela mãe (Mo'Nique), ela cresce irritada e sem qualquer tipo de amor. Além disto, Preciosa tem um filho que está sob os cuidados da avó. O filme foi vencedor do Oscar de Atriz Coadjuvante para Mo'Nique.

Onde assistir: Prime Vídeo

Duração: 1h50min

Classificação indicativa:
16 anos

"Megarromântico" apresenta Natalie (Rebel Wilson), arquiteta bastante cética em relação ao amor, que se empenha para ser reconhecida por seu trabalho

Megarromântico

Natalie (Rebel Wilson) é uma jovem arquiteta bastante cética em relação ao amor, que se empenha para ser reconhecida por seu trabalho. Um dia, ao saltar do metrô, ela é assaltada em plena estação e, ao reagir, acaba batendo com a cabeça em uma pilastra. Ao despertar em um hospital, ela descobre que, misteriosamente, foi parar dentro de um filme de comédia romântica.

Onde assistir: Netflix

Duração: 1h30min

Classificação indicativa: 12 anos

Podcast Vida&Arte

O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker. Confira o podcast clicando aqui

<div><iframe src="https://open.spotify.com/embed-podcast/show/6sQZbAArx6gWIK8Gume6nr" width="100%" height="232" frameborder="0" allowtransparency="true" allow="encrypted-media"></iframe></div>

O que você achou desse conteúdo?