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Pesquisadores abordam cores como elementos de expressão e identidade
Vida & Arte

Pesquisadores abordam cores como elementos de expressão e identidade

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Pierpaolo Piccioli, designer da marca usada pela cearense Valentina Sampaio, é considerado um importante colorista de moda que influenciou toda a rede do setor, como fez no início do ano com o Pink Valentino enviado para a Barbiecore (Foto: Manu Scarpa/Brazilnews/Divulgação)
Foto: Manu Scarpa/Brazilnews/Divulgação Pierpaolo Piccioli, designer da marca usada pela cearense Valentina Sampaio, é considerado um importante colorista de moda que influenciou toda a rede do setor, como fez no início do ano com o Pink Valentino enviado para a Barbiecore

 

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"Pequeno livro das cores: Como aplicar a psicologia da cor à sua vida" por Karen Haller. Preço consultado: R$ 86,04. Ano de lançamento: 2022

ler Para aprofundar

"Pequeno livro das cores: Como aplicar a Psicologia da cor à sua vida" por Karen Haller. Preço consultado: R$ 86,04. Ano de lançamento: 2022

"Reflexões sobre a cor" por Marco Giannotti (Autor), Grupo de pesquisas cromáticas da Universidade de São Paulo (Compilador). Preço consultado: R$ 68,90. Ano de lançamento: 2021

"A Interação da cor" por Josef Albers (Autor), Jeferson Luiz Camargo (Tradutor). Preço consultado: R$ 58,40. 2ª edição: 2021

BREVE - As cores de Van Gogh em Fortaleza. Uma experiência imersiva, Van Gogh Live 8K (@vangoghlivebrasil8k), estreia em fevereiro de 2023 no RioMar Fortaleza. www.vangoghlive.com.br
BREVE - As cores de Van Gogh em Fortaleza. Uma experiência imersiva, Van Gogh Live 8K (@vangoghlivebrasil8k), estreia em fevereiro de 2023 no RioMar Fortaleza. www.vangoghlive.com.br

Influência Gogh

Casablanca Spring 2023 Menswear
Casablanca Spring 2023 Menswear

Intensidade & atmosfera

Viva em ambientes criados e recriados de acordo com as intenções. Assim são os cenários que cercam a vida em casa e fora, na própria pele, colorida. A energia simples é captada pela luz definida pelo ambiente. Mais claro, mais escuro ou colorido. Mais azulado, mais amarelo, amarelado. Um tom sonhador e energético, quase sépia. As cores, sua intensidade e dimensões transcendem o hábito e o sentimento. Modos de ver, individuais e diversos.

mbiente que materializa Calcita Alaranjada
Poltrona  @sergiojmatos; vasos @nicoltomazi e @osergiocabral; 
mesa de centro @lucas.recchia para @firmacasa; 
banco @humbertodamata; tapetes @bottehtapetes
mbiente que materializa Calcita Alaranjada Poltrona @sergiojmatos; vasos @nicoltomazi e @osergiocabral; mesa de centro @lucas.recchia para @firmacasa; banco @humbertodamata; tapetes @bottehtapetes

Cor do ano x espírito do tempo

Antes da chegada do novo ano, ele é anunciado por uma cor que reflete o momento atual da sociedade. Que emoções estão esperando por 2023? Várias influências comportamentais e mentais mostram como ver e viver conforme a resposta ou desejo do esquema de cores. Assim Pantone, WGSN, entre muitos escritórios de cores e tendências, abrangendo toda a indústria, não só moda, mas também design, arquitetura e design de interiores.

Para a fornecedora de matéria-prima e fonte de pesquisa Suvinil, uma cor mais forte vai dominar no próximo ano: Calcita Alaranjada, cuja tonalidade é inspirada no mineral de mesmo nome. É um laranja terroso que traz a energia da inovação enquanto agrega o conforto dos tons terrosos.

As cores, assim como outras da paleta proposta, remetem à capacidade de estimular nossa inteligência cromática a fim de criar um ambiente favorável às nossas emoções. Ao mesmo tempo, é também um espelho de acontecimentos na sociedade que ainda refletem nosso entendimento, como os últimos anos da pandemia e suas consequências. "Estamos em uma fase emocionalmente intensa e com muitas mudanças acontecendo", não há como não se referir com isso, aponta Michell Lott, consultor de cores da Suvinil, na direção criativa do Revela 2023 com a nova proposta de cores e seus efeitos.

Segundo relatório apresentado ao mercado, a cor do próximo ano é criada em resposta à necessidade de continuar a partir do momento presente, para restabelecer o equilíbrio dos sentidos, sobretudo após a turbulência dos últimos anos no cenário de pandemia. "Falamos de um tom otimista e estimulante que passa a se relacionar, também, com nossa reconexão junto a natureza: a energia aterradora da nuance terrosa, com a possibilidade de diminuirmos o nosso impacto no planeta", amplia.

O lançamento do material traz, além da calcita alaranjada, outras 25 cores para o ano que vem, divididas em cinco paletas que descrevem a sensação do momento: a Exausta; a Otimista; a Empolgada; a Conectada; a Cibernética.

Pantone Studio - Crie e explore paletas. 
De graça Oferece compras no aplicativo
Pantone Studio - Crie e explore paletas. De graça Oferece compras no aplicativo

Arco-íris portátil

#DopamineBrights

Agora está mais iluminado. Segundo a WGSN Brasil, a atualização da tendência consiste em combinações inesperadas inspiradas no conceito #colorblock ou usadas sozinhas para criar looks monocromáticos chamativos.

O conceito de dopamina está ligado à pesquisa em neurociência e tem sido amplamente adotado na indústria desde a pandemia, principalmente na moda e no design de interiores. Baseia-se no vestir com cores que transmitem poder transformador, liberam boas energias e bom humor.

Vermelho

Calor, energia, estímulo, excitação, força, coragem física.

Rosa

Fisicamente relaxante, ternura, feminilidade, quente, acolhedor, solidário e atencioso.

Amarelo

Felicidade, otimismo, autoconfiança, autoestima.

Laranja

Alegria, diversão, conforto físico como calor, comida e abrigo, sensualidade, abundância.

Marrom

Quente, conecta com a natureza, seguro, confiável, sério, acolhedor.

Azul

Azul-claro: serenidade, mentalmente calmante. Azul-escuro: foco e concentração.

Ver além

Comece escrevendo o nome da sua cor favorita. Se você tiver mais de uma cor favorita, liste-as também. Então pense em uma cor que você realmente gosta e sua tonalidade. Em seguida, encontre algo que represente o tom que você escolheu, como uma amostra de cor de um catálogo, uma foto que você viu em uma revista, um pedaço de tecido ou qualquer outra coisa. No livro "O Poder da Cor", a partir do qual você pode aprofundar o assunto das cores, ele ensina que estar na frente da sua cor favorita ajuda a criar uma conexão emocional com ela. Na terceira etapa, é hora de analisar o tom selecionado. Pode referir-se a dois dos seguintes aspectos: associação pessoal (a memória de um evento que você associa a essa cor), significado cultural ou simbólico (o significado da cor em sua cultura), significado psicológico (por exemplo, como a cor faz você se sentir e se comportar).

Mercado

As cores muitas vezes deixam seu significado intacto. Branco e prata transmitem a ideia de minimalismo, modernidade. De qualquer forma, o efeito é o mesmo. No entanto, com as informações de personalização, é possível abrir uma seleção maior, porém individual, mesmo que a escala de cores seja considerada uma fonte global. Cada tom de pele, cada ambiente é diferente para seu habitante, por isso a cor também é uma constante de adaptação, que amplia a base e revela novas propostas.
No mercado, essa oportunidade de criação se estende aos profissionais de coloração. Na moda, o próprio designer de estampas, estilista ou designer determina a tabela de cores periodicamente a cada edição. Ao mesmo tempo, consultores de imagem que atendem a determinada área atuam como coloristas que ajudam a encontrar uma paleta pessoal além do jogo de cores exigido pelo talento desse profissional.
Caçadores de tendências (coolhunters) e pessoas que decodificam cores que influenciam outras no mercado e lançam novos materiais de tempos em tempos, como a Pantone, que tem consultores, analistas.
Beleza. Cabelo, maquiagem, unhas. Os coloristas também são os grandes responsáveis.
Cada parte atende a um universo complementar, revelando desejos e soluções que às vezes são impulsionadas por fortes tendências do setor.
Arquitetura, design, tudo está conectado. Reúne um grande número de parcerias que tornam a vida visível e, portanto, palpável em sua vibração.

Tarsila por Rosana Bernardes
Tarsila por Rosana Bernardes

Arte

Adriana Varejão usa tintas Polvo (feitas a partir de tons de pele) para construir uma pintura circular semelhante a um diagrama cromático (2013)
Adriana Varejão usa tintas Polvo (feitas a partir de tons de pele) para construir uma pintura circular semelhante a um diagrama cromático (2013)

Você em Cores

O Brasil precisa conhecer o Brasil. Esse foi o principal objetivo de um estudo inédito revelado na I Conferência Brasileira de Cores em Fortaleza, "Cores em Vocês", apresentado por Luciana Ulrich, do Studio Immagine, e Beth Venzon, da Moda 365. A ideia era mapear o panorama da coloração pessoal e consultoria de cores no Brasil.

Conforme o relatório, o tema paleta de cores foi um dos termos mais pesquisados no Brasil em 2021. Como mostra a pesquisa, a cor é o recurso mais valioso na hora da compra, segundo 48,8% dos entrevistados.

"Você não está apenas cuidando de sua imagem, você também está olhando para sua vida de forma mais ampla", entende Luciana. Para a especialista reconhecida internacionalmente por seu método de coloração pessoal, utilizado pelo Studio Immagine (@studioimmagine.br) no Ceará e representado pela diretora da matriz, a consultora de imagem Catarina Cavalcante, o futuro vai pertencer às pessoas treinadas para ver o que as outras não veem. Para isso, ensina: "Valorizar, apresentar, aprofundar". Lança convite!

Círculo cromático: para que serve

É uma ferramenta essencial para quem estuda e aplica cores. Basicamente, possui 12 cores, sendo três primárias, três secundárias e seis terciárias. Graças à sua forma circular, são fáceis de ligar. Há uma divisão entre cores quentes e frias (meio a meio).

Harmonia Complementar

Cores exatamente opostas na roda de cores. Exemplos: rosa e verde, laranja e azul, roxo e amarelo.

Harmonia análoga

Cores próximas umas das outras na roda de cores. É possível pular uma cor entre elas. Exemplos: laranja e amarelo, rosa e vermelho, rosa e laranja, azul e verde.

Outra maneira de aprender sobre harmonia é começar a olhar para a arte e a natureza para entender como as cores conversam umas com as outras.

Tâmara Guzmán produz estilos para nomes como Xamã e Ticiane Pinheiro
Tâmara Guzmán produz estilos para nomes como Xamã e Ticiane Pinheiro

Ancestral

Tâmara Guzmán (@tamaraguzman) estudou Direito, mas se viu na moda. Hoje é uma referência. Ela trabalha como consultora de moda e stylist. Na primeira fase de sua carreira de duas décadas, ela ajudou as mulheres a encontrarem sua essência no "Esquadrão do Moda", programa de TV que continua no SBT. "Uma roupa pode ajudar alguém a ver a si próprio", compreende. Por isso, seu papel, diz, de doação, para potencializar e ajudar o outro a se ver.

Tâmara, que trabalhou com a apresentadora Isabella Fiorentino por 13 anos, mantendo seu estilo pessoal, acredita que a história da pessoa é o mais importante.

"É muito importante para nos movermos com estilos diferentes", mas sem perder a essência, que é a base que nos torna quem somos. "Temos que honrar nossa história", mesmo se você for hippie em um dia ou glamourosa no outro. Deve ser contada, assim como as cores que colorem o DNA. "É muito sobre conectar o ser humano em si", propõe a consultora e stylist.

Luciana Ulrich: Pioneira e referência em Coloração Pessoal
Luciana Ulrich: Pioneira e referência em Coloração Pessoal

Despertar paisagens

A aproximação de Luciana Ulrich com o mundo da pintura e do bordado mudou mais tarde para a descoberta da coloração pessoal, tema que ela deu início de forma pioneira no Brasil. "Foi um resgate da minha essência", diz. Formada em Direito, Luciana deixou uma profissão completamente diferente para se dedicar a uma nova carreira, hoje trabalhando internacionalmente com o Studio Immagine em consultoria de imagem com estudos de coloração pessoal. Seu trabalho desenvolvido neste campo, que vem aumentando desde a chegada da pandemia e que tem levado a novos inícios profissionais principalmente a partir de transições de carreira, baseia-se em encontrar sua "paisagem" ao falar de cores. Esse processo, porém, vem do autoconhecimento, não é apenas externo, de dentro para fora. "Quem você é, como você usa as cores para se comunicar". Os pontos ajudam você a entender e encontrar um novo caminho por meio das opções de cores que você usa. Roupas ("nossa segunda pele", então uma importante extensão de quem somos por dentro), cabelo, maquiagem, unhas... em sintonia com o poder das cores, nossa assinatura no mundo, compara Luciana.

Tendência da cor automotiva

De acordo com recente divulgação da Basf, empresa química focada no desenvolvimento da arquitetura e da indústria automotiva, sustentabilidade e funcionalidade trazem novas contribuições para o setor. "A América do Sul está muito bem representada neste estudo com uma cor muito elegante, influenciada por elementos naturais e metais preciosos, e que traz uma energia natural e inspiradora", comenta Marcos Fernandes, diretor de Tintas Automotivas
da Basf para a América do Sul.

Segundo o estudo, a cor-chave na América do Sul é Cosy Values, um bege acobreado com um brilho cintilante que funciona bem para um carro menor, diz a empresa de tintas.

Branco e azul apareceram em desfiles de tendências anteriores.

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