Logo O POVO+
Canção em homenagem a Fortaleza estreia nesta quarta-feira, 12
Vida & Arte

Canção em homenagem a Fortaleza estreia nesta quarta-feira, 12

Após 17 anos do lançamento da publicação, "Fortaleza - de dunas andantes a cidade banhada de sol" ganha trilha sonora composta pelo escritor Flávio Paiva
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Flávio Paiva lança
Foto: Allan Taissuke/Divulgação Flávio Paiva lança "Fortaleza – de dunas andantes a cidade banhada de sol", interpretado pela cantora Mallu Viturino, com participação de 24 crianças do coral do Colégio Santa Cecília e regência do maestro Tiago Nogueira

O livro "Fortaleza - de dunas andantes a cidade banhada de sol" relata a história de Fortaleza contada pela própria Cidade. A narrativa, lançada originalmente em 2005, parte do olhar do jornalista e compositor Flávio Paiva, que mergulha em experiências vividas por ele desde a adolescência, quando chegou à Capital.

Depois de 17 anos de seu lançamento, a publicação ganha música-tema homônima. O lançamento do videoclipe ocorre no canal do autor no YouTube, nesta quarta-feira, 12 de outubro, data em que se celebra o Dia das Crianças. Com interpretação de Mallu Viturino e participação do coral infantil do Colégio Santa Cecília, redigido pelo maestro Tiago Nogueira, a produção audiovisual foi gravada em três pontos históricos da Cidade: o Forte de Nossa Senhora da Assunção, a Sabiaguaba e a Enseada do Mucuripe.

Flávio explica o porquê de ter escolhido as locações e acrescenta que, por meio do livro e da música, poderá relatar o contexto histórico de Fortaleza para as crianças.

"O Forte está na essência do nome da Cidade, mas também no comportamento aguerrido dos fortalezenses em tantas histórias de luta e de amor. A enseada do Mucuripe é um marco da história da cidade, sendo uma das praias onde aportou o navegador Vicente Pinzón, levando-o à viagem da descoberta da Amazônia. E o mangue faz referência aos limites da Cidade, que nasceu e se desenvolveu entre os rios Ceará e Cocó", explica Flávio, que é também cronista do Vida&Arte.

A iniciativa de escrever o livro surgiu quando Flávio foi instigado pelo professor Almir Piedade, que nos anos 2000 ocupava a função de editor de literatura infanto-juvenil da Cortez Editora. Ao ser desafiado, o autor não cogitou a possibilidade de escrever o documento, que após tantos anos, continua sendo utilizado nas escolas fortalezenses quando o assunto é a história da Cidade.

Flávio destaca que o livro é uma homenagem a Fortaleza, que o recebeu de braços abertos quando estava vindo do sertão de Inhamuns.

"Não pensei duas vezes em produzir o manuscrito porque tenho uma gratidão imensa por Fortaleza. Ela me acolheu quando, aos 17 anos, cheguei aqui para estudar e trabalhar", narra. O autor acrescenta que o lugar foi responsável pelo desenvolvimento do trabalho dele nas áreas do jornalismo, da cultura e da cidadania, além de ter sido um pilar para a construção da sua família.

As músicas infantis integram as narrativas literárias propostas pelo autor, que possui em suas obras um olhar ao universo lúdico. A composição musical "Fortaleza - de dunas andantes a cidade banhada de sol" surgiu com o intuito de complementar o que está escrito no livro, pois "o dois são produtos complementares em sinergia imaginária, ou seja, quem lê o livro pode curtir a música da história e quem escuta da música pode criar a curiosidade de ler o livro", detalha Flávio.

A participação do coral infantil foi responsável por dar o sentido de atenção a Fortaleza, que, de acordo com Flávio, "é uma Capital que fala, mas que também sabe escutar". Ele complementa que "não existe nada mais prazeroso para uma cidade que ouvir crianças cantando para ela".

Os integrantes do coral realizaram uma tour pela Cidade, e em companhia dos colaboradores do videoclipe, visitaram os três locais de filmagem, onde exploraram o mangue, brincaram na areia da praia e viram o pôr do sol nas adjacências do Forte.

Para além da contribuição do aprendizado das crianças sobre a cidade, a canção desperta o sentimento de alívio para o compositor. "Ela me alivia, pois era algo que eu tinha muita vontade de fazer, mas o momento não tinha chegado. Agora é a hora certa porque, depois de ter um EP com músicas infantis minhas interpretadas pela Mallu Viturino, senti vontade de fazer a música tema do livro", afirmou.

O autor produz obras infanto-juvenis há mais de 20 anos. Além do "Fortaleza", possui mais oito livros que acompanham trilha sonora, alguns contendo apenas uma canção, e outros com até treze composições.

 

"Fortaleza- de dunas andantes a cidade banhada de sol"

Quando: quarta-feira,
12 de outubro

Onde: canal do Flávio
Paiva no Youtube

OP+

Confira crônica "Para a infância cantar Fortaleza", assinada por Flávio Paiva, autor de "Fortaleza - de dunas andantes a cidade banhada de sol"

O que você achou desse conteúdo?