Um dos mais aguardados equipamentos culturais do Governo do Estado, a Pinacoteca do Ceará tem nova previsão de entrega: dezembro de 2022. A data foi informada ao Vida&Arte pela Secretaria Estadual de Cultura após demanda à pasta. A Secult adiantou ainda que a programação de abertura deverá comemorar os centenários dos artistas cearenses Aldemir Martins e Antônio Bandeira, além de contar com exposição coletiva com nomes do Estado.
A Pinacoteca do Ceará é um equipamento que integra o Complexo Cultural Estação das Artes, espaço na Praça da Estação que foi inaugurado no fim de março deste ano. Em entrevista ao Vida&Arte na época da abertura do complexo, o secretário da Cultura Fabiano Piúba havia afirmado que a previsão inicial de entrega da Pinacoteca era "entre junho, julho e agosto". A data foi ajustada, segundo informa a Secult, por "questões técnicas e de logística".
Entre elas, a nota enviada ao Vida&Arte cita "prazos necessários para importação dos equipamentos de climatização e de refrigeração, para o recebimento dos equipamentos de áudio, vídeo e cênica, assim como para respeitar o tempo do defeso político, quando são impostas limitações para contratação por chamada pública dos trabalhadores, imprescindíveis para formação e montagem do equipamento".
O prédio da Pinacoteca teve as "obras civis estruturais" já concluídas e os trabalhos restantes são referentes a "arremates e acabamentos dos pisos, esquadrias e forro, além da instalação dos equipamentos de infraestrutura tais como a conclusão do sistema de climatização, iluminação, sonorização, acessibilidade e segurança (proteção e combate a incêndio e pânico) e tratamento acústico do auditório".
O texto segue explicando que, em paralelo a isso, foi dada sequência à "produção das grandes mostras programadas para a abertura da Pinacoteca", com passos como "a higienização de obras do acervo do Governo do Estado do Ceará, trabalhando com a equipe de expografia, curadoria, entre outras".
As programações previstas para o momento inicial incluem "uma exposição em comemoração aos centenários dos artistas Aldemir Martins e Antônio Bandeira, juntamente com uma grande coletiva de outros artistas cearenses, integrantes do acervo e convidados".
A Secult também adianta que o "primeiro momento de funcionamento já contará com ações de formação, como visitas mediadas, visitas programadas, oficinas, seminários e ateliê de pesquisa". (João Gabriel Tréz)