"Como Reescrevo O Mundo?". Esse é o questionamento que impulsiona a segunda edição da Mostra CriAr Letras&Livros, realizada no município de Varjota, a 297 km de Fortaleza. O evento utiliza o âmbito artístico como mote para criar novas possibilidades e estimular mais feitos expoentes da localidade. "Uma das tantas funções sociais da arte está no reescrever mundos: repensar o que está posto e assim mudá-lo", aponta o escritor e curador da Mostra, Mailson Furtado.
Em 2022, a organização busca trazer uma programação pautada em diversidade. As ações envolvem mesas-debate, concurso estudantil, lançamentos, feira de livros, saraus e outros. Os nomes confirmados são Dércio Braúna, Antonio Miranda, Dauana Vale, Renato Pessoa, Rodrigo Marques, Manoel Cavalcante, Iara Maria Carvalho, Luiz Ademar, João Rodrigues, Mateus Lira, Bruno Trajano, Mailson Furtado, Yane Cordeiro, Luciano Bonfim, Rebeca Viana, Mendes Jr, Carlos Pimenta, Zé Wellington, Carlos Dornelles e Anderson Santos (Ed. Bookerang), Jéssica Macedo e Cleiton Furtado.
A curadoria foi pensada tendo como centro provocações sobre a cena literária desenvolvida nos interiores do Nordeste, em suas mais amplas frentes. Os convidados percorrem temáticas como literatura geek, literatura feminina, reescritura da literatura popular e experiências literárias para além da escrita. Assim como a maioria das cidades, Varjota e a região Vale do Acaraú ainda estão em processo de retomada da movimentação depois da pandemia. "Parece que tudo está começando da base de novo", aponta Mailson.
Por isso, o curador aponta que é necessário idealizar e possibilitar eventos desta natureza. "Trazer esse debate de forma mais consciente para um evento literário, numa cidade do interior, pela escassez de momentos como este ao longo de todo o ano, cremos ainda mais necessário. Apresentando e afirmando a importância da arte como construtora da sociedade, não apenas para esses dias, mas para os que virão", complementa o escritor.
A Mostra Criar Letras&Livros é um projeto da Casa CriAr, espaço de formação cultural independente de Varjota administrado pela CIA Criando Arte. A iniciativa age como "um local para pluralização de ações artísticas", que por vezes não são "supridas" pelos locais existentes no município. Nos seis anos de atuação, a Casa já recebeu iniciativas de diversas áreas artísticas, como teatro, dança, cinema, fotografia, design, artes plásticas, literatura e música.
"Dentre as ações, destaca-se as do campo da literatura, livro e leitura, visto ser também a sede da Biblioteca Comunitária Francisca Nogueira de Andrade, inaugurada em março de 2018, a única da cidade de Varjota. Ao longo desse período, foi palco de diversos eventos, como oficinas, debates temáticos, saraus, contação de histórias e lançamentos de livros", reforça Mailson. Ele ainda complementa que, assim como a Mostra, a Casa "articula-se dentro da cena de ações de cidade, feita também pelo poder público local e por outras instituições independentes, e temos a alegria de conversar com estes, amplificando as ações".
Nesta segunda edição, o projeto se amplia promovendo a troca entre autores do Ceará e de estados vizinhos, alguns já presentes desde o primeiro instante. O novo evento também promove ações de fomento e formação à literatura e escrita dentro das escolas da rede pública de ensino. "Como oficinas e um concurso de poemas entre os alunos, em parceria às secretarias de Educação e Cultura de Varjota", explica o autor.
O escritor também ressalta que a iniciativa surge novamente em um momento de análise do cenário dos últimos anos, afetado por "questões sociais sanitárias, como também por questões políticas". Segundo o curador, a Mostra vem "provocar a necessidade de mais eventos literários no Estado e no interior, descentralizando e ampliando debates tão necessários para a construção de um País".
Mostra CriAr Letras & Livros
Quando: 3 a 5 de novembro
Onde: Casa de Arte CriAr
Gratuito
Podcast Vida&Arte
O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker. Confira o podcast clicando aqui