Em parceria com o Consulado Honorário da Itália, A Casa de Cultura Italiana da Universidade Federal do Ceará (UFC) exibe parte da programação do Festival de Cinema Italiano. Entre os destaques estão filmes inéditos, como o drama "Nostalgia", que representará a Itália em 2023 no Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. A abertura será na segunda, 7, às 17 horas, no Auditório José Albano, com o filme "Siccità".
As sessões serão realizadas gratuitamente, tanto no auditório quanto na Sala Interarte, ao lado da Casa de Cultura Alemã. O evento é aberto ao público. A cada dia, será possível conferir três produções, com exceção da sexta-feira, 11, que será reservada para a sessão de encerramento com o longa-metragem "Nostalgia". Todos os filmes têm legendas em português.
Em Fortaleza, a primeira obra a ser exibida no festival será o drama inédito "A Sombra do Dia (L'ombra Del Giorno)", de 2022, às 9 horas. O filme se passa em 1938 e mostra a história de Luciano, dono de um restaurante com vista para a praça principal da cidade e veterano da 1ª Guerra Mundial.
O personagem é simpatizante do Partido Fascista, que está no poder. Um dia, ele conhece Anna (Benedetta Porcaroli), uma jovem em busca de qualquer tipo de trabalho. Ele a contrata como garçonete. O filme apresenta uma história de amor com a Itália fascista e as leis raciais como panos de fundo.
Dentro da Mostra Retrospectiva do festival, um dos longas é a comédia "A Bela Moleira (La Bella Mugnaia)", de 1955. Em uma Nápoles sob jugo espanhol, no final do século 17, os cidadãos são obrigados a pagar imposto até sobre a chuva, mesmo que ela não caia.
A exceção é o moleiro Luca (Marcello Mastroianni), casado com Carmela (Sophia Loren), a mulher mais bonita da região, e que só por isso desfruta favores especiais junto ao poderoso governador Teofilo (Vittorio De Sica). Este, por sua vez, não vê a hora de levar a mulher do moleiro para a cama.
O grande destaque desta edição fica para o filme "Nostalgia", de Mario Martone, que representará a Itália no Oscar 2023. Na obra, Felice (Pierfrancesco Favino) volta ao lugar onde nasceu, o bairro Sanitá, em Nápoles, após 40 anos. Ele redescobre os lugares, os códigos do bairro e um passado que o devora.
O Festival de Cinema Italiano é uma iniciativa promovida pela Câmara de Comércio Italiana de São Paulo em colaboração com a embaixada da Itália e a rede consular italiana no Brasil. A programação segue em Fortaleza até 11 de novembro.
Festival de Cinema Italiano
Quando: abertura segunda-feira, 7, às 17 horas; festival segue até sexta-feira, 11
Onde: Auditório José Albano e Sala Interarte, dentro do Centro de Humanidades I da UFC (Av. da Universidade, 2683)
Gratuito
Informações sobre os filmes da edição disponíveis no site festivalcinemaitaliano.com
Programação completa
segunda-feira, 7
9 horas: "A Sombra do Dia"
14 horas: "Pão, Amor e Fantasia"
17 horas: Coquetel de abertura filme "Siccità"
terça-feira, 8
9 horas: "Toilet"
14 horas: "Violência e Paixão"
18 horas: "Água e Anis"
quarta-feira, 9
9 horas: "O Carrossel"
14 horas: "O Conformista" (Sala Interarte)
18 horas: Os Irmãos de Filippo* (Sala Interarte)
quinta-feira, 10
9 horas: "Comedians"
14 horas: "A Bela Moleira"
18 horas: "Hill Of Vision - A Incrível História de Mario Capecchi"
sexta-feira, 11
17 horas: Sessão de Encerramento - "Nostalgia"
Siccità (2022)
O filme de abertura do festival é "Siccità" ("Seca", em português). Dirigido por Paolo Virzì, o longa-metragem se passa em Roma. Na capital italiana, não chove há três anos, e a falta d'água distorce regras e hábitos. Vários personagens, entre jovens e velhos, marginalizados e bem-sucedidos, vítimas e aproveitadores, têm suas vidas ligadas em um desenho zombeteiro e trágico, enquanto cada um procura sua própria redenção.
Quando: segunda-feira, 7, às 17 horas
Acqua e Anice (2022)
O último filme do segundo dia de festival é "Acqua e Anice" ("Água e Anis"), um road movie que narra a história de Olímpia, uma lenda dos bailes que, aos 70 anos, decide colocar a van de sua banda de volta à estrada. Agora, porém, não é para sair em turnê, mas para embarcar em uma jornada com as pessoas que a amavam e os lugares que a tornaram uma estrela. Ela estará acompanhada da jovem Maria (Silvia D'Amico), tímida, desajeitada e recém-contratada como sua motorista.
Quando: terça-feira, 8, às 18 horas
Il Conformista (1970)
Na quarta-feira, 9, será exibido na Sala Interarte o filme "Il Conformista" ("O Conformista"). A obra é baseada no romance de Alberto Moravia. Na Segunda Guerra Mundial, um espião da polícia política fascista foi a Paris em sua lua de mel, mas ela será apenas um disfarce para matar seu ex-professor, agora dissidente político antifascista.
Quando: quarta-feira, 9, às 14 horas
Onde: Sala Interarte