Em cartaz há mais de uma década, a peça "Aldeotas", vencedora dos prêmios Shell e Qualidade Brasil, ganha uma releitura cinematográfica com direção e roteiro assinados pelo ator e produtor Gero Camilo. A pré-estreia acontece nesta quarta-feira, 9, no Cineteatro São Luiz, seguida por um debate com Gero, a cineasta e diretora Wara, o produtor Daniel Greco e Rachel Gadelha, diretora presidenta do Instituto Dragão do Mar. A mediação é de Duarte Dias, curador e programador do Cineteatro São Luiz.
"Venha assistir 'Aldeotas', porque é um filme sobre afeto e afeto é o que nós mais precisamos nesses tempos. Nos últimos anos, foi construída nesse País uma cultura de ódio e essa cultura precisa ser vencida, porque nós somos do amor e da paz. Então, 'Aldeotas' resgata a amizade, a história de dois amigos, e nós amamos os nossos amigos", afirma Gero Camilo em entrevista ao Vida&Arte.
O longa, que estreia na quinta-feira, 10, no Cinema do Dragão, e a partir do dia 17 de novembro em outras cidades do Brasil, traz uma narrativa sobre dois amigos, o poeta Levi, interpretado por Gero, e Elias, interpretado por Marat Descartes. Eles se conhecem desde a infância, mas acabam se separando aos 17 anos, quando resolvem ir embora da pequena cidade conservadora onde moram para viver uma vida mais livre em um grande centro urbano.
Levi, poeta, cansado de sofrer abusos, cumpre o plano de fugir para uma cidade grande e mais liberal. Enquanto Elias, oprimido pela violência do seu pai, desiste de partir. Aos 50 anos, Levi volta para reencontrar o amigo, quando as memórias dos dois são revividas antes do último adeus.
"Eu entrei na Escola de Arte Dramática da USP em 1993 e foi onde eu conheci o Marat. Ele entrou junto comigo na escola e depois não nos largamos mais. Fizemos peças juntos, criamos um coletivo de cinema, a Fuleragem Filmes, e hoje eu sou padrinho da filha dele. Temos muita amizade, que é a mesma coisa que acontece com Levi e Elias. O Marat é um dos maiores atores desse País, então, pra mim, é um grande privilégio tê-lo como parceiro", comenta Gero sobre sua amizade com o colega de cena.
Com uma linguagem poética, a produção investiga os caminhos da memória, da amizade, do desejo, das forças repressoras e do anseio de liberdade por meio da longa parceria de Levi e Elias. "A partir do nosso reencontro em cena, naturalmente, veio tudo à tona, toda história e relação dos personagens. Só foi necessário dosar a energia e a interpretação para caber no formato do cinema", detalha Marat Descartes.
Diferentes linguagens da arte
Gero Camilo destaque que a peça e o filme, mesmo com linguagens distintas, aprofundam de maneira semelhante a história. Ainda acrescenta que o roteiro não passou por grandes alterações. "Eu não me sinto menos realizado, nem no teatro, nem no cinema. Eu me sinto bem realizado nos dois caminhos que a obra trilha", reforça ele.
Questionado sobre as formas distintas de trazer a cearensidade em produções do Ceará, o ator traça comparações entre o humor e a poética. "Eu trabalho muito com a poesia e nem tanto com o humor. O humor vem na minha obra para acrescentar, mas não como prioridade", reflete. Gero aproveita para destacar sua admiração pelo filme "Cine Holliúdy", de Halder Gomes, comentando que "se acaba de rir" e aplaude de pé.
Para não gerar receio para os fãs da peça, o ator e diretor afirma que o filme se aproxima bastante da apresentação, já que foi uma produção pensada de forma híbrida, pronta para seguir diferentes adaptações. "A comunhão do cinema, o encontro artístico entre direção, fotografia e arte levam o filme para paisagens muito próprias, não usando o naturalismo como opção narrativa", diz ele.
Gero, que também atuou em obras como "Bicho de Sete cabeças", "Cidade de Deus", "Carandiru" e a série "Som & Fúria", finaliza desabafando sobre seu personagem em "Aldeotas". "O Levi é um personagem que tenho uma grande admiração e identificação, mesmo não sendo autobiográfico. Ele é uma criança, que na adolescência se apaixona por literatura e vai embora da cidade para viver o sonho de ser artista, a mesma coisa que eu. É uma delicadeza misturada com um jeito rebelde que o guia na vida e o faz conquistar seus sonhos. Eu me identifico muito", finaliza ele.
Pré-estreia "Aldeotas"
Quando: quarta-feira, 9, às 19 horas
Onde: Cineteatro São Luiz (R. Major Facundo, 500 - Centro)
Ingressos: entrada R$ 10 (inteira)
Horário de funcionamento da bilheteria: terça a sexta, de 9h30 min às 18 horas/ sábados de 9h30min às 17 horas
Vendas online: site Sympla
Classificação indicativa: 14 anos
O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker. Confira o podcast clicando aqui