Logo O POVO+
Espetáculo do Teatro Universitário discute o matriacardo
Vida & Arte

Espetáculo do Teatro Universitário discute o matriacardo

O espetáculo "A Matriarca" é a segunda realização do coletivo O Grão e fala sobre o falso moralismo em sociedade
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Espetáculo A Matriarca (Foto: Divulgação /@bufolica)
Foto: Divulgação /@bufolica Espetáculo A Matriarca

O coletivo de teatro O Grão fará apresentará sua nova peça nesta sexta-feira, 17, no Teatro Universitário Paschoal Carlos Magno. A montagem, chamada "A Matriarca", é baseada no texto “A Matriarca Encarcerada” de Clarisse Ilgenfritz e aborda o falso moralismo em uma situação polêmica que envolve um crime cometido por uma mãe de oito filhos.

O enredo gira em torno de uma Matriarca (Luiza Nobel), mulher que foi presa por um crime envolvendo o próprio filho; de um advogado (Ícaro Eloi); de um delegado (Anderson Marques), de guardas e de duas filhas (Claudia Moreira e Juliana Maria). As personagens tentam, ao som de violoncelo (por Davi Merari), conduzir a situação por caminhos opostos que levam à nenhum lugar.

A produção da montagem baseia-se num texto de 2018 escrito por Clarisse Ilgenfritz e foi adaptada para o teatro. “A gente teve a liberdade de brincar com este texto, podendo deslocar algumas partes para outros momentos, podendo brincar com uma troca de personagens e foi muito bom”, narrou o produtor e ator Anderson Marques.

Luiza Nobre, artista que faz a personagem principal, conta que desenvolveu a personagem vendo muitas semelhanças entre ela e a sua avó: “Não tem como a gente ouvir o nome ‘matriarca ‘e não olhar para a nossa matriarca mais próxima. Quanto mais eu converso com a minha avó, mais eu vejo a personagem nela sim”.

“A peça tem um tom bem farsesco, sabe? Os personagens não representam pessoas, mas sim instituições. O delegado representa a força militar, o advogado representa a burocracia da justiça, as filhas representam a polarização da sociedade que surgiu com a eleição de 2018 e a ascensão do fascismo no país, mas sem deixar que se torne maniqueísta”, afirmou o ator que faz o delegado.

Com direção de Murillo Ramos, "A Matriarca" vem como a segunda realização de um coletivo que surgiu a partir de alunos do Porto Iracema, em Fortaleza. O espetáculo promete discutir sobre o falso moralismo na sociedade e sobre a vida de mãe em todas as suas etapas, com reflexões sobre corpo e simbologias da vida de uma mulher.

A Matriarca

Quando: sexta-feira, 17, às 19 horas
Onde: Teatro Universitário Paschoal Carlos Magno (Avenida da Universidade 2210 – Benfica)
Quanto: R$20 (inteira) e R$10 (meia)
Esta apresentação terá disposição de acessibilidade em libras
Mais informações: @coletivo.grao

Podcast Vida&Arte

O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker. Confira o podcast clicando aqui

O que você achou desse conteúdo?