Logo O POVO+
Roberta Campos apresenta show no Porto das Dunas
Vida & Arte

Roberta Campos apresenta show no Porto das Dunas

Roberta Campos apresenta o show "O Amor Liberta" no Porto das Dunas sábado, 19, e em conversa com o Vida&Arte compartilha detalhes da produção do último disco
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Roberta Campos traz ao Ceará a turnê
Foto: Divulgação Roberta Campos traz ao Ceará a turnê "O Amor Liberta", apresentando as músicas do seu último álbum

"O Amor te ensina e liberta", canta Roberta Campos em "O Vento Que Leva", canção do seu último disco "O Amor Liberta". Com esse e outros versos, a artista canta sobre amor e liberdade na turnê que leva o mesmo nome do álbum e que passa pelo Ceará no próximo sábado, 19 de novembro, em show único no Porto das Dunas Praia Hotel, no município de Aquiraz.

Voz do clássico "De Janeiro a Janeiro", Roberta não poderia deixar de trazer sucessos da sua carreira para o repertória. Além dessa faixa, ela cantará “Minha Felicidade”, “Abrigo”, “Todo Dia”, “Casinha Branca” e fará algumas releituras de composições que gosta. Mas o destaque vai para o novo disco, lançado em 2021, seis anos após o álbum anterior.

Com uma mistura de gêneros musicais, Roberta une parceiros, missão e propósito em "O Amor Liberta". “Nesse intervalo de 6 anos eu compus muita coisa e falo sobre esse período da minha vida nessas músicas. São muitas histórias, superações, ciclos que se acabaram, novos caminhos, vitórias e muito se reflete no meu autoconhecimento e numa expansão de consciência muito grande. É um álbum que parte do amor próprio que transforma nossa vida e alinha todas as pontas dela”, relata.

Encontros, saudade, felicidade, relacionamento, desejos, assuntos cotidianos e paz são alguns dos tópicos presentes nas canções, mas o destaque fica com o amor. "Eu acredito que se amar é a chave de tudo e esse nome parte dessa visão e desse entendimento. O amor reverbera em tudo. Amar as pessoas, as coisas são muito importantes! O amor dá consistência, respeito e continuidade", afirma.

A cantora é responsável pelos arranjos vocais, enquanto Paul Ralphes desenvolveu os arranjos instrumentais, além de ter produzido o disco. “Eu sempre entro em estúdio com o máximo de ideias de arranjo possíveis. Muitos desses eu gravo em meu home studio. Isso aconteceu também em ‘O Amor Liberta’ entrei em estúdio com as guias prontas, com o andamento das músicas, ideias do que queria de instrumentos para elas. Terminamos as gravações em uma semana e meia”, revela Roberta.

Apesar de ser voz de destaque da MPB, Roberta passeou por outros gêneros nesse projeto, como Folk, MPB, Bossa Nova, Jazz e Blues, mas afirma que não foi um desafio. "Foi tudo muito natural. Eu vinha ouvindo muita coisa, jazz, blues, folk, bossa nova, revisitei muita coisa de MPB e com certeza isso tudo influenciou muito na composição das canções e em todo o resultado do disco", comenta.

A cantora revela sua canção favorita do álbum: "Rosária". "É a canção que fiz para minha Vó, ela foi a pessoa mais importante na minha vida e sofri muito quando ela partiu em 2017. Eu entendi a morte, aprendi que minha Vó vive em mim e é muito presente, porque ela é o amor que sinto por ela e o amor que ela me deu e me ensinou a ser. Essa música é forte e muito especial", destaca. "Eu te sinto perto /
Quando fecho os olhos / Eu te deixo ir / Você sempre está em mim", diz uma das estrofes da faixa.

O disco conta com duas parcerias: Humberto Gessinger e Natiruts. "Com o Humberto eu tinha feito a música “Começa Tudo Outra Vez” no ano de 2016, estava aguardando o momento certo pra convidá-lo e fazermos esse registro e como ela tinha muito a ver com o disco, foi o momento certo", explica a cantora. "Em 'Miragem', surgiu a ideia de convidar a banda Natiruts logo depois que fiz a canção. Eu já conversava com Alexandre há algum tempo e já tinha vontade de convidar eles para fazerem uma gravação comigo, foi o momento certo. Sempre achei que a música tinha a vibe deles e combinou muito", acrescenta.

Apesar de já ter pisado em solo cearense em maio, quando se apresentou no DFB Festival, Roberta demonstra animação sobre voltar ao Estado. “Eu amo o Ceará! Pra mim é sempre um sentimento novo. Sabe que meu primeiro show de músicas autorais foi em Fortaleza? Em 2010, no lançamento do meu disco ‘Varrendo a Lua', meu álbum de estreia”, relembra.

“Era tudo tão novo e eu fui tão bem recebida. Foi muito bonito e marcante, que todas as vezes que vou a alguma cidade desse Estado lindo, meu coração anseia pelo momento de encontrar com o meu público. Sou tão bem acolhida!”, ressalta.

Leia também | Confira mais histórias e opiniões sobre música na coluna Discografia, com Marcos Sampaio

Show "O Amor Liberta" - Roberta Campos

Quando: sábado, 19 de novembro
Onde: Porto das Dunas Praia Hotel (R. Marlin Azul, 1061 - Porto das Dunas, Aquiraz)
Ingressos: Sympla

Podcast Vida&Arte

O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker. Confira o podcast clicando aqui

O que você achou desse conteúdo?