O Festival Popular de Teatro de Fortaleza (Feptef) retoma as atividades com o lançamento da 12º edição, na próxima terça-feira, 22. Neste ano, além da capital cearense, os municípios de Jaguaribe, Limoeiro do Norte e Morada Nova também recebem obras cênicas. A iniciativa é idealizada e realizada pela Cia Prisma de Artes.
O evento traz como tema "Teatro - arte do encontro", abordando o reencontro do público com os artistas numa reunião de companhias de teatro locais e nacionais em peças gratuitas voltadas para o público infantil e adulto. A programação múltipla, que segue até 26 de novembro, ocupa espaços públicos de Fortaleza, dentre praças, terminais de ônibus e ruas, como palcos das apresentações.
De acordo com a produtora do festival, Gal Saldanha, o projeto pretende levar o teatro até a população em espaços de convivência e pertencimento, estimulando a aproximação com as artes cênicas. Gal conta que, ao longo das edições, os organizadores foram observando problemas como o receio de transeuntes de entrar no Theatro José de Alencar, mesmo o equipamento estando de portas abertas no meio do Centro. Por isso, conta ela, o festival tem reforçado essa mensagem da democratização da arte.
"Estamos contentes em oferecer ao público mais uma edição Feptef, com uma programação plural e descentralizada, democratizando a cultura. Oferecer oportunidades de formação gratuitas reforçam o reconhecimento da importância do fazer teatral", disse.
Por conta da pandemia de Covid-19, o teatro também vivenciou o período de lives e, assim como as outras expressões artísticas, precisou se adaptar ao modelo remoto. Neste momento de retomada, destaca Gal, o festival torna-se ainda mais importante.
"Os nossos olhos brilham. Vamos estar ao vivo e a cores para conversar com o público. Queremos levar a nossa arte, a nossa cultura, para o coração de todas as pessoas", celebra.
Gal ainda destaca que ao longo dos anos surgiu a necessidade de trocar experiências com artistas que atuam fora do Ceará, em prol do fortalecimento da arte no Estado. "Temos, agora, grupos de outros estados. Companhias que vêm do Rio Grande do Norte, Paraíba, Mato Grosso e outros estados", evidencia.
O evento conta com a participação de 21 grupos teatrais, sendo 16 do Ceará e 5 da cena nacional - Rio Grande do Norte (RN), Paraíba (PB), Mato Grosso (MT) e dois de Santa Catarina (SC).
Quanto ao número de atores há, aproximadamente, 85 artistas integrando a 12º edição. Dentre eles, 65 são cearenses e 20 nacionais. O levantamento apontou a presença de 21 diretores, sendo 16 locais e cinco nacionais.
Sob a direção de Chico Henrique, a Trupe Motim de Teatro, do município de Quixeré, aquece a cena artística do Ceará há dez anos. Em sua terceira participação no Festival Popular de Teatro de Fortaleza, depois da estreia em 2018 e atuação no ano seguinte, o grupo reúne 5 membros, entre atores e produção.
Neste ano, após uma temporada nos mais importantes festivais de teatro do Estado, a cia retorna ao Feptef com o espetáculo "Pequeno show de horrores para sustos medonhos". "A peça solo aborda o medo e a sua desconstrução. Os medos contemporâneos e o medo de criaturas fantásticas, como o de lobisomem e vampiro", explicou o diretor.
Chico ressalta a importância de iniciativas como essa ocupando espaços alternativos na Capital, que concentram um número considerável de pessoas que estão cruzando a cidade.
"É uma alegria imensa retornar ao festival, ainda mais agora, com a retomada das atividades presenciais. As apresentações irão acontecer onde há muita gente circulando e algumas precisam dessa felicidade que o teatro transmite", concluiu.
Para o ator, diretor e fundador da cia paraibana Boca de Cena, Artur Leonardo Barbosa, que faz sua estreia nesta edição, o Feptef possibilita mais visibilidade e crescimento aos artistas brasileiros.
"Estava querendo participar há muito tempo. Somos uma companhia formada por sete pessoas, entre equipe artística e produção. Na Paraíba, atuamos como entidade representativa no desenvolvimento de diversos projetos para os bonequeiros da região", aponta Artur. Com a peça "Tem Boi no Algodão", em parceria com a atriz Amanda Viana, a cia chega ao palco cearense na última manhã do festival.
Ver essa foto no Instagram
A companhia realizou inúmeros espetáculos ao longo dos últimos 26 anos. Para Artur Leonardo, propostas como a Feptef, potencializam o processo de produção e criação dos atores, fazendo com que retornem para casa cheios de ideias.
"Nas mostras, geralmente, apresentamos e logo vamos embora. Não há tempo de diálogo e poucos conseguem prestigiar os colegas. Nos festivais, a proposta é diferente. O evento promove o encontro com o público e outros artistas", finaliza.
Programação completa
Dia 22 de novembro – terça-feira
9h - cerimônia de abertura
Local: praça do ferreira em frente ao Cine Teatro São Luiz
9h30 - O Galinheiro de Bragança - Grupo Galhofo (CE)
Local: Praça do Ferreira em frente ao Cine Teatro São Luiz
12h – Calango Chuvoso - Cia Lumare (CE)
Local: Terminal da Parangaba
14h30 - A Risita - Fuscirco (CE) - Cortejo e Abertura
Local: Comunidade Bairro Carlito Pamplona
15h - Menina Pilota de Espaçonave - Cia Experimentus (SC)
Local: Comunidade Bairro Carlito Pamplona
15h - Ainda Vivas - Grupo Nois de Teatro (CE)
Local: Praça do Ferreira, em frente ao CineTeatro São Luiz
20h – Proibido Acesso - Karma Coletivo (SC)
Local: Casa Absurda
Dia 23 de novembro – quarta-feira
8h - Fuscirco ( CE ) - Cortejo e Abertura
Local: comunidade bairro Ellery
8h30 - A Risita – Fuscirco (CE)
Local: comunidade bairro Ellery
9h30 - Mnemosine - Paula Yemanjá (CE) –
Local: comunidade bairro Ellery
* 9h - Caê - Karma Coletivo (SC)
Local: Cuca Jangurussu
9h - Encantarias - Edvaldo Batista (CE)
Local: Cuca Barra
12h - O Bode Quer - Evan Teixeira (CE)
Local: Terminal de Messejana
14h30 - A Risita - Fuscirco ( CE ) - Cortejo e Abertura
Local: Comunidade Bairro Vicente Pinzón
15h - Pé de Moringa - Coletivo Miúdo de Teatro (CE)
Local: Comunidade Bairro Vicente Pinzón
15h – o Fantástico Circo do Artista da Fome - Cangaias Coletivo Teatral (CE)
Local: Cuca Mondubim
20h - Das que ousaram desobedecer - Cia Bravia (CE)
Local: Casa Absurda
Dia 24 de novembro – quinta-feira
9h - Napoleão - Grupo Pavilhão da Magnólia (CE)
Local: Cuca Barra
12h - Pas de Temps - Cia Epidemia de Bonecos (CE)
Local: Terminal Antônio Bezerra
13h – Encontro troca de saberes entre os grupos
Local: Local: Casa Absurda
19h – Casa, Corpo, Mulher, Árvore – Silvia Moura (CE)
Local: Rua Barão do Rio Branco, 2990
20h - Ensaio sobre a verdade ou aos bois - Teatro Faces (MT)
Local: Casa Absurda
Dia 25 de novembro – sexta-feira
12h - Pequeno show de horrores para sustos medonhos - Trupe Motim (CE)
Local: Terminal Papicu
14h30 - A Risita - Fuscirco ( CE ) - cortejo e abertura
Local: Comunidade Bom Jardim
15h - Pedro Malasartes e o Couro Misterioso - Teatro Faces (MT)
Local: Comunidade Bom Jardim
20h - a Farsa - A Máscara de Teatro (RN)
Local: Casa Absurda
Dia 26 de novembro – sábado
09h - Risita - Fuscirco ( CE ) - Cortejo e Abertura
Local: Comunidade Dias Macêdo
9h30 - Tem Boi no Algodão - Cia Boca de Cena (PB)
Local: Bairro Dias Macêdo( ou CEU)
12h – O circo do Chaplin - CIA Teatrinho de palhaços e brincadeiras (CE)
Local: Terminal Siqueira
15h - Ensopado de histórias - A máscara de teatro (RN)
Local: Comunidade Dias Macêdo
16h - Ao Verso - Coletivo os Desconhecidos (CE)
Local: Praça Dias Macêdo
17h - Maquinista - Grupo Pavilhão da Magnólia (CE)
Local: Praça Dias Macêdo
18h – Show o cheiro do queijo (CE)
Local: Praça Dias Macêdo
12º Festival Popular de Teatro de Fortaleza
Quando: até dia 26 de novembro
Onde: em variados locais pelo Estado
Programação gratuita
Mais informações: @fpopulardeteatro no Instagram
O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker. Confira o podcast clicando aqui