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Viva magenta
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Viva magenta

|TENDÊNCIA | A nova cor da Pantone reflete força e energia, afastando-se do momento de pandemia para viver o presente, em contato com a natureza e as experiências do metaverso
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A nova cor Pantone reflete aspirações pós-pandemia (Foto: Pexels)
Foto: Pexels A nova cor Pantone reflete aspirações pós-pandemia

À medida que o mundo se desenrola, ele é explorado e assistido como um grande filme, onde cada ação e reação é analisada e depois decifrada. Essas informações são compartilhadas com a sociedade e os criadores que pertencem e produzem na indústria, com base em comportamentos identificados pelas principais agências de tendências, como a Pantone, conhecida mundialmente como o oráculo das cores. Toda essa jornada é apresentada a cada ano com uma nova cor que traz ideias já existentes, mas principalmente futuras, para uma produção voltada para o mercado de acordo com a direção da nova cor e seu efeito.

A cor de 2023 é capturada pelo Viva Magenta, que é a próxima cor dominante com base nas leituras comportamentais atuais da Pantone. Nesta nova linguagem visual, os olhos são energizados por otimismo, força e alegria, explica Leatrice Eiseman, diretora-executiva do Pantone Color Institute, responsável pela criação e promoção da cor. "O Viva Magenta vem da família dos tintos e é criado a partir do vermelho cochonilha, um dos corantes mais valiosos do mundo, que pertence à família dos corantes naturais e é um dos mais fortes e brilhantes do mundo", diz a especialista.

O desenvolvimento de uma nova cor como o Viva Magenta está diretamente relacionado ao design, como moda, beleza e design de interiores. Todas essas áreas fazem parte de um estilo de vida que agora conduz referindo-se ao novo tom e ao que ele expressa, segundo Leatrice, é hora de reviver, é hora de reviver, de prestar atenção ao que é primordial. "Nesta era repleta de tecnologia, procuramos nos inspirar na natureza e naquilo que é real", ela apresenta.

A nova cor chega em um momento diferente do que era em 2020-2022 devido à pandemia de Covid-19. "Invocando as forças da natureza, Pantone 18-1750 Viva Magenta galvaniza nosso espírito, construindo e fortalecendo o nosso interior", explica a representante da Pantone. O convite a esse despertar vem tanto da própria cor quanto do nome que lhe é dado.

O significado da palavra "Viva" na nomenclatura da nova cor reflete o momento presente, como os novos pensamentos que cercam cada novo começo, como a chegada de um novo ano, e também as influências que o antecederam. Viva Magenta é "enraizado no que é primordial", estabelece.

Na moda, como em outras áreas do comportamento, as cores são percebidas como diferentes percepções. A proximidade das cores e das roupas é reforçada por quem a escolhe como segunda pele, uma relação mais íntima com a roupa e a cor. Para Catarina Cavalcante, consultora de imagem do Studio Immagine - Fortaleza, Viva Magenta é pura inspiração.

Conforme a especialista em consultoria de imagem, o vermelho com tons rosados definido pela Pantone para 2023 enfatiza poder, audácia, ousadia e outros significados na expressão de uma paleta pessoal. "É mais característico de um tom frio e é fácil trazê-lo para o dia a dia", ensina. "A cor deve ter um contexto para traduzir nossos sentimentos. O segredo é usar a cor com propósito onde quer que você esteja ou vá!"

 

Combinar
Combinar

Sintonia

A cor do Viva Magenta da Pantone desencadeia uma série de outras que combinam entre si. Por exemplo, tons de roxo (violeta, amora, ameixa, uva, berinjela, vinho). Assim como os azuis, laranjas e rosas mais suaves que a cor de 2023 sugere. Pegue a referência.

Mude a cabeceira da cama
Mude a cabeceira da cama

Ambientes com o Viva Magenta

Ao contrário de anos anteriores em que a Pantone apostou em tons mais frios, neste ano ela apresenta o magenta, extremamente vibrante. "É um novo vermelho vívido, que se revela em pura alegria, encorajando a experimentação e a auto expressão, sem restrições. É audacioso, cheio de humor e inclusivo para todos", define a empresa em seu comunicado oficial.

De acordo com a arquiteta Cristiane Schiavoni: "O magenta é uma cor muito intensa e feminina, que traz muita personalidade aos espaços e pode ser usada sem medo", acredita a profissional. Já para a arquiteta Isabella Nalon, trata-se de uma nuance que transmite vivacidade, sensualidade e, em alguns momentos, está associada à prosperidade e elegância. "Gosto muito dessa cor, que nos permite diferentes combinações e muita criatividade", acredita.

Segundo Isabella, o Viva Magenta pode estar, por exemplo, num ambiente de transição, como um lavabo ou hall. Já em um espaço de longa permanência, caso de um quarto, podemos adotá-la em detalhes, como peseiras e almofadas, deixando outras nuances sóbrias como a base da decoração. "Se a ideia é eleger um móvel de destaque, como um sofá, podemos revesti-lo de magenta e deixar o restante do ambiente numa paleta neutra, resultando num lindo contraste", explica.

"Vinda de uma mistura de cores quentes e frias, o magenta é sinônimo de vitalidade e resulta numa tonalidade que aquece, traz acolhimento e modernidade para o espaço", explica a designer de interiores Giseli Koraicho, do escritório Infinity Spaces.

CARIUMA X PANTONE
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Lifestyle

Tons semelhantes
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Com po si ção

A natureza ensina com sua ampla gama de cores que a habilidade de harmonizar vibra com o mesmo propósito.

Real x tecnológico
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Magentaverse

Outra forma de se relacionar com a nova cor vai além da experiência tátil, apresentada pelo metaverso, já associada ao magenta em seus espaços tecnologicamente avançados. Essa, aliás, é uma das mensagens da nova cor Pantone: destacar nossa presença em outras mídias, pensar no futuro. "Embora possa ser visto diretamente nas cores da natureza, a cor é tão saturada e intensa que parece artificial. É um tom que aparece com frequência em universos digitais, inclusive nos videogames. Por isso, a Pantone aposta na cor como conexão híbrida entre o real e o tecnológico.", explica o autor e consultor André Carvalhal aos seus leitores.

EM MIAMI. Para lançar a nova cor do ano, a Pantone criou uma grande experiência imersiva durante a Art Basel Miami, quase 1000 m² e dois andares, todos dedicados ao Viva Magenta. "Às vezes, quando pensamos em cor, pensamos em padrão. Para nós, é sobre textura, som, gradientes e as emoções que podem evocar", disse Sandro Kereselidze, do Artechouse Studio, responsável pelo projeto, ao site da Fast Company.

Dani Gondim com uma das criações de Kallil Neponucemo
Dani Gondim com uma das criações de Kallil Neponucemo

Cor & design

O lançamento da nova cor Viva magenta é um apelo aos designers e estilistas para repensarem o impacto desta escolha no seu trabalho e como o querem. O estilista cearense Kallil Nepunucemo está atento a cada nova contribuição que a grande agência de tendências - a Pantone - decide para o universo criativo. "Como um bom alquimista, já desenvolvi vários tons de magenta em minhas experiências com tinturas, que estão sempre presentes em minhas coleções". Para o estilista, a cor de 2023 agrega personalidade forte, alegria e otimismo. "E como diz o lançamento. Viva magenta!"

Illuminating
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Retrospectiva

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